"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Viver de amor em devocao pela vida!

"Sê tão simples como possas; te surpreenderá ao ver quão feliz
e sem complicações se tornará a sua vida. "
Paramahansa Yogananda


Vivendo o presente e guiada pelos mestres de dentro de fora, dos livros e da vida e seguindo na forca do conhecimento sagrado e ancestral da Grande Mae India. Bencaos e mais bencaos, uma riqueza infinita que reluz em divinos raios dourados desde o o centro da alma.
Quero lhes falar sobre um movimento incrivel aqui na India chama-se Bhakti Yoga, o yoga da devocao.
Bhakti eh uma forca social. Eh expressar shakti, o verdadeiro poder interior, a energia divina!

Todos os ensinamentos aqui descritos foram passados por Shri Krishna a seu discipulo Arjuna. Este eh o famaso Bhagavad Gita, que significa SUBLIME CANCAO DIVINA ditada diretamente pelo SUPREMO. Eh muito mais do que a Biblia para os hindus. Saiba mais em http://www.mataji.org/gita.htm

Sempre que os seres humanos estao se desviando do dharma (lei universal), o Supremo desce na terra para reinstalar a harmonia... Conhecemos os exemplos de grandes almas como Buddha, Jesus Cristo e outros que trouxeram tantos ensinamentos praticos.


...


;)


...


Nossa inteligencia nos foi dada com um unico proposito: aprender a render-se a Deus! O ato de entregar tudo o que se comer, pensar ou agir; tudo, entregue absolutamente tudo para o Supremo. Eh um ato de liberdade deixar-se ser guiado, fazer porque se tem que agir, mas sem apegos aos resultados e cultivando o contentamento (santosha). Eh um principio chamado Ishwara Pranidhana... eh o portal que nos torna um canal divino, um instrumento a servico de um proposito maior.


Isto se chama Bhakti ou Buddhi Yoga, ou seja, estar em uniao constantemente com o divino utilizando nossa inteligencia adequadamente. A vida eh um mar de possibilidades e nao temos controle sobre nada, porque insistir em querer remar contra a mare? Navegar eh preciso, mas aprender a seguir as condicoes apropriadas que a sabia natureza nos da e inteligentimente reconhecer e agir em prol de quem esta por traz de tudo eh essa magistral Presenca DIVINA. E assim fazer pelo bem de todos os seres.


Segundo os estudos que venho fazendo por aqui, descreverei os passos que Krishna dita para alcancar a perfeicao em nossas vidas.


Cultivar a inteligencia eh estar ciente e presente com pensamentos positivos e elevar nossa consciencia eh o primeiro passo. Aberto este portal, nossa inteligencia eh para ir alem!


O matrimonio eh tao valorizado na India e passo a entender porque. Da inteligencia vem a percepcao da importancia do matrimonio ou do seguir uma vida regulada sobre estes propositos de quebrar a cadeia do que faz qualquer animal existir como o comer, dormir e procriar.


As 4 principais perguntas que me fazem:

- Qual eh seu nome?

- De que pais sou?

- Voce eh casada?

- Estas viajando sozinha?


Estas 2 ultimas quebram muito os padroes impostos por aqui... Ha toda uma tradicao em cada detalhe que se ve nas mulheres e homens. Como se vestem e os adornos que usam, os cabelos presos, o usar bigode, etc.


Porem tudo fundamentado para manter a harmonia, o respeito, os bons valores e virtudes.


O casamento eh a uniao e ensina o equilibrio entre os 2 polos opostos e complementares. Essa eh a luz do Universo! Tudo na criacao somente existe pela uniao do positivo-sol-masculino e do negativo-lua-feminino.


Um raio que se une a outro e forma mais outros, isto eh a familia e representa a sociedade, o TODO, sendo uma oportunidade de mutuamente se auxiliar para atingir esses propositos mais elevados. Forte mesmo, porque aqui se voce faz a familia feliz, voce esta feliz. Eh muito louco porque normalmente se volta mais para o EU do que o TODO.


A casa essa morada que eh tambem o corpo e onde vivemos, deve transformar-se num templo sagrado. Alias, aprender a tornar tudo como sagrado. Toda a casa eh um lugar sagrado. Lembre-se que casa eh tudo aquilo que se habita, isto eh, que abriga a alma (atman).


E o lugar onde vivemos eh compartilhado como TODO MUNDO, isto eh sociedade (sangha). Esta existe para que possamos conviver e crescer juntos numa mesma ciencia espiritual. Por isso a comunidade, comum unidade ou comum a todos.


Para gerir essa nacao existe o poder, representando a autoridade como licenca da alma. Eh o ato de fazer o trabalho sem interesses comerciais, fazer simplesmente pelo bem de todos e por todos.


Encarar o que fazemos como mero megocio ou comercio visando somente o desfrute e ganhos acabara gerando um colapso. Use o poder adequadamente e evite uma quebra, choque ou desastre em sua vida. Se voce esta de acordo com a harmonia universal tudo flui perfeitamente.


Por isso a honestidade tem que ser total e integra, porque eh atraves dela que eh possivel aprender e educar. Ser honesto faz parte da cultura ou educacao. Seguido pela polidez de ser.


Ser politico eh ser prudente, para evoluir eh necessario a purificacao de nossas atitudes, o respeito de um ao outro e do que se faz de notavel para sociedade.


Descobrir nossa identidade auxilia a fazer o devido trabalho pela sociedade. Este eh o verdadeiro karma, fazer com nossas acoes sejam inspiracoes para todos. Devemos nos esforcar em fazer algo de modo a mudar o ciclo vicioso. Isto eh Dharma, o nosso dever, a identificacao com o TODO.


Pensemos melhor em nossas vidas. Todos estamos viajando. A vida eh a viagem, portanto somos viajantes. Qual o objetivo da vida? Qual o assunto ou tema de nossa viagem? isto eh, para que e para onde estamos viajando? Faca uma reflexao de si mesmo!


A resposta de Krishna ou Bhagavan (SUPREMO) eh que estamos aqui para sermos bem-sucedidos. Este exito eh ter consciencia. Viver eh viajar para ser bem-sucedido e alcancar a consciencia superior.


Viu como focar sua inteligencia? Para onde apontar sua bussola? Pense bem a respeito e releia toda a mensagem desde o inicio. Reflita e com seu livre-arbitrio, use seu poder de escolha e perceba onde voce pode melhorar sua vida, aperfeicoando suas acoes com consciencia focada no servico divino.


Sacou? Voce tem sim o controle sobre sua vida desde que perceba que ha algo alem e te instrui se voce se permitir, este eh o SUPREMO que aguarda para te conduzir ao ceu aqui na terra ;) Isto eh tao bonito! Olhar para toda a criacao, para tudo que existe e assim humildente se devotar em amor a este PRINCIPIO UNO, para este SER Incomensuravel e deixar sua existencia ser nutrida abundantemente... Isso eh sim possivel! Abra seu coracao e liberte sua mente dos velhos padroes, voce eh um instrumento magnanimo deste FORCA UNA.


Ai entra a educacao. A base da educacao eh dar condicoes para o cuidar de todos os minerais, vegetais, animais e humanos, a natureza eh tudo no planeta e este necessita de cuidado especial e consciente.


Acredite, estamos aqui para sermos bem-sucedidos e sermos felizes nessa jornada da alma, ou seja, nessa viagem-vida. Essa eh a grande instrucao de Krishna, a consciencia superior esta dentro de nos e quando aquietamos um pouco passamos a ouvir melhor tais ensinamentos. Estamos aqui para relembrar e reaprender o caminho de volta a verdadeira morada, um estada de harmonia e PERFEICAO.


Dentro da cultura vedica, Brahma eh o poder que cria, Vishnu o poder que mantem e Shiva, o poder que destroi. Tudo no Universo sobre a influencia destas 3 energias ou qualidades. Krishna eh o proprio Vishnu, Shiva e Brahma, porque na essencia so existe a UNIDADE.


Estas 3 energias se manifestam-se e se dividem para dar origem a toda a diversidade que existe no Universo. Sao qualidades do UM que gram o TODO.


Por isso nao importa de quem se eh devoto, no fundo o que vejo na cultura indiana eh que tudo volta sempre para o UM, chamado de Krishna, Vishnu ou Narayana ou Bhagawam. Os diversos nomes de seus avatares (encarnacoes divinas) do qual Buddha eh um deles sao somente expressoes que vem em diferentes momentos com um proposito estrategico, um ensino fundamental a ser enviado para o legado da humanidade.


No fundo eh tudo UM! Todas as religioes na essencia estao ai pela mesma forca do religar e conectar com Deus!


Continuando...


A cultura tem como foco educar. Assim como a abelha voa de flor em flor, provendo seu servico ao Universo. Servir eh proporcionar esplendor e magnificiencia para a cultura e educacao. Servir eh conectar ao magnifico, ao grandioso e generoso poder divino que beneficia a todos. Repito PROPORCIONAR todo o esplendor. Muito belo e poetico ;)


Por isso voltemos a pensar em nossas acoes!


Que tipo de acao? Para que agir? Como agir? Enquanto fazemos acoes produzimos atividade (karma). Esse eh o ponto central do Bhagavad Gita. Sendo assim eh preciso mantermos cuidadosamente a atencao, isto eh, meditacao (ME-DITA-A-ACAO) com a mente elevada e a inteligencia focada no divino eh mais facil. Esta eh a consciencia a ser adquirida e que nos torna aptos para agir corretamente.


Assim, Krishna frisa: toda a acao eh como uma oferenda (Karma = PUJA, acao = oferenda).


Toda a nossa vida eh uma forma de trabalho, o que quer que facamos eh vida material nao importa o que se faca. Parar o sofrimento eh para de agir somente para satisfazer os desejos ou obter satisfacao e dinheiro ou quaisquwr resultados... Toda a acao deve ser voltada para ensinar as melhores coisas que podemos fazer.


Nesse momento estou no trem da vida, literalmente, viajando e acordando num a reflexao do que foi e do que tenho feito e penso como fazer direito e melhor daqui para frente, em todos os aspectos.


Apenas fazer sem pensar nas intencoes por traz do ato, qualquer ocupacao que se refere ao plano material deve ser uma forma de acao atraves do servir (SEVA), isto eh, fazer porque eh bom para a sociedade. Lembra de Buddha: "para o bem de todos os seres".


Chega-se assim a uma palavra que eu adoro, AUSPICIOSO, porque isso eh sabedoria! Desenvolver o conhecimento nutre a sabedoria superior, isso eh ser auspicioso. Isso eh ativar a maestria, isso eh despertar nosso potencial latente.


A religiao como ato de religar, a religiosidade como o fato de manter-se unido, isso eh preservar o dharma, a harmonia.


Encontra-se aqui a resposta para a familia, desde pequenos os indianos estao unidos com suas familia, tudo o que acontece aqui eh para relebrar o individuo sobre o dhrama e o karma, isto eh, a lei universal que eh a acao consciente em Deus e no servir com amor e devocao!


Tudo eh interdependente, nossas escolhas positivas, nossos pensamentos e tudo que fazemos de positivos gera mais e mais abundancia e prosperidade para todos (MAHA LAKSHMI).


Isso eh tantra. Tantra eh a teia ou instrumento que mantem todos unidos. A economia eh um forma de tantra, eh um mecanismo para mover todas as coisas, orienta o resultado, isto eh, as transformacoes necessarias para evoluir (parinamarak).


A vida eh o caminho da consciencia. Estamos dentro de uma carruagem (corpo), a mente-intelecto eh o condutor, as redeas sao a mente-acoes e cavalos saos os sentidos. A estrada representa os desejos e eh um labirinto que pode conduzir a se perder nesse emaranhado de vontades sem fim.


O verdadeiro conhecimento esta fora dos sentidos, vem atraves do samadhi ou do silencio; de um sentimento interior ou de um conhecimento intuitivo. Isso eh entendimento.


Olhar para dentro eh despertar para o modo como se ve as coisas, um conhecimento nao somente de coisas espirituais, mas tambem em relacao aos principios que sao utilizadaos no dia-a-dia.


Bhava Yoga, o equilibrio emocional, fisico e mental eh determinado por principios morais. No yoga sao descritos como YAMAS e NIYAMAS, falarei mais a respeito... Estes auxiliam tanto no desenvolvimento interior como para que se expresse no exterior, paz e harmonia consigo mesmo e com todos os seres e com o meio ambiente.


Simplesmente YOGA, estar unido. Assim, tudo eh YOGA!


SOMOS UM! O universo eh um espelho, assim como nos refletimos uns aos outros e nao ha distancia para este estado de unidade no AMOR que vem da alma...


Beijos de bem-querer

Katyayani Devi Das











Nenhum comentário: