"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

América do Sul e Europa



Já nasci viajante, logo cedo voando da África ao Brasil. Depois na adolescência, diversas viagens de carro com meus pais e irmãos pelo Brasil-Argentina-Uruguai-Paraguai. Tudo de bom sentir o ar fresco da estrada e o gosto de um a vida livre, nômade e peregrina. Ainda há muito a decifar nestes universos dentro-fora, que bom que tudo é tão infinito :)

* * *


Argentina é um misto de europa com um ar mais "primitivo" do sul que não é tão refinado. Será "el caliente sangre latino"? Com seu clássico e encantador tango, a graciosidade do povo argentino, belo e todo galante, os argentinos são muito Dom Juan, conquistadores :)


Derivado do latim “argentum”, que significa “prata”. Os primeiros exploradores e comerciantes espanhóis e portugueses usaram a região do “Rio de la Plata” (Rio da Prata) para transportar prata e outros tesouros provenientes do Peru. As terras em torno da foz do Rio da Prata acabaram ficando conhecidas como Argentina, “terra da prata”.


* * *

Paraguai pra nós aqui no Brasil, é o país do tráfico, das muambas e falsificações. Tudo se dá um jeitinho esperto, porque passou a fronteira, já era. E na época que visitei o lance eram as sacoleiras que iam lá, compravam coisas a preço de "banana" e traziam pra revender por aqui.

 
Deriva do rio do mesmo nome, mas o exato significado da palavra permanece desconhecido. Um dos mais comuns significados atribuídos é que signifique “água dos Payagua”, "i" como água ou rio em Guarani e "Payagua" sendo uma tribo nativas. Um outro significado é que derive das palavras nativas “paragua” e “i” que significam “rio coroado”.

* * *

Uruguai é um país bem pequeno, bem desenvolvido, bonito e simples. Tem também um ar europeu em certos lugares na magia de praias como Punta del Leste, sofisticado com humildade.


Deriva do rio Uruguai (o nome oficial do país é “República Oriental do Uruguai”, com “oriental” representando a posição do território em relação ao rio). A palavra “uruguai” deve derivar das palavras guaranis “urugua”, que significa “caranguejos”, e "i", que significa "rio" ou "água". Outra possível explicação divide a palavra “uruguai” em três palavras do guarani: “uru”, um tipo de pássaro que vive próximo ao rio, “gua”, “que procede de” e “i”, “água”.
* * *


Pela comunidade européia naveguei em 1999. E numa linda e deliciosa viagem de carro, percorri Portugal, Espanha, França, Bélgica e Holanda.

Portugal é sempre um confortante, acolhedor e maravilhoso reencontro com a família. Tem suas belezas e descobertas por terras tão curtas, pois pra quem do Brasil é fácil cruzar norte a sul em poucas horas e achar tudo muito perto por estas bandas ;)



* * *

Espanha, mais um reencontro com algumas raízes, em que também há um ar de graça do calor latino, em um país com mais abertura e menos conservador que Portugal. Eu simplesmente amei a natureza e a cracterítica de cada região, com tantos campos de uva e azeitona. Hum... E a língua espanhola que me tanto encanta! Uau! Terra da peregrinação até Santiango de Compostela... E passear pelo colorido de Barcelona, também é um fascínio de tanta arte.



* * *

França é uma graça, terra de muitos castelos, porém os franceses estragam um pouco a vibe com seu ar empinado e preconceito contra o falar inglês, creio que por quererem ser a potência do mundo e desprezam outros. Porém tudo isso se desfazia quando falava que morava no Brasil. Mas existiram algumas vezes que falava em inglês e a pessoa me respondia em francês, por sorte dava pra entender algo pela semelhança com o português.




* * *

Bélgica é um país super lindo, uma energia pacífica e suave, com um povo muito gentil e prestativo. São pessoas muito queridas, também mais livres e tranquilas. Adorei!!!


* * *

Holanda também é fofa. O rio que cruza a capital Amsterdã, bicicletas pr todos os lados e cheio de pubs que vendem de tudo quanto é "droga" livremente, o que me espantou é poder transitar sem violência, visto que há uma lei bem rígida se passar da linha. Os campos de tulipas são encantadores e os moinhos também. O povo é muito cada um na sua e cheio de vestimentas, cabelos e jeitos exóticos ;)






* * *

Ainda que hajam monumentos na América do Sul, a maior riqueza é o que está na beleza a céu aberto. A riqueza da história dos povo, nesta mistura entre os nativos e os que vieram de longe, essa face dos índigenas-africanos-europeus que dá um toque todo especial.

Já a Europa é o lugar dos museus, monumentos e histórias antigas. Andar por lá é como caminhar com um ancião ao lado, tudo mais escuro e bem "velhinho".

* * *

Que os bons ventos ainda me levem a explorar mais por outros ares ;) Se assim for pra ser!!!