"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

terça-feira, 1 de maio de 2007

Religacao e peregrinacao, visita aos lugares santos

"Ardente pratica, uma vida de pureza, observando as 4 Nobre Verdades, experenciando o silencio. Esta eh a mais elevada bencao"
Goenka - Vipassana
O budismo veio do hinduismo, as 4 nobres verdades, a meditacao, os preceitos dos yamas e niyamas (regulacoes de auto0obervacao e bem-estar comum), estao dentro do hinduismo. Para mim, um e outro se fuindem e sao UM. O que difere eh so a pratica... A forma eh diferente, mas a meta eh a mesma.
A religiao hindu nao eh politeista como muitos acreditam… Essa diverdidade sao so os diversos aspectos de um mesmo e unico Deus. Se passarmos ao ingles podemos tambem entender melhor a bese da trindade que se manifesta nao so no hinduismo como em todas as doutrinas.

G = geracao, o poder Universal criador, chamado de BRAHMA;
O = operador, o poder que mantem o Universo em equilibrio, conhecico como Vishnu;
D = destruidos, o poder que tudo destroi para renovar, o famoso SHIVA.

Esses 3 aspectos sao as 3 qualidades (sattwa, rajas e tamas), sao as 3 grandes energias pela qual a MahaShakti, ou o poder da Grande Mae Universal se expande pelo cosmo. Assim, temos o Pai, o Espirito Santo e Filho e com a Mae a familia esta completa, por isso a familia eh tao cultuada pela harmonia e respeito aos antepassados, pelo culto e importancia do matrimonio.

Todas as praticas, toda a adoracao, toda a alimentacao, absolutamente tudo eh baseado nas escrituras sagradas, mais precisamente os Vedas. A India sofreu inumeras invasoes, mas este conhecimento eh tao preciso e verdadeiro que nao se perdeu pelos tempos… Estamos aqui falando de mais de 8000 anos de historia… INCRIVEL!

Ao mesmo tempo que ha uma incrivel liberdade de seguir os cultos ou o que seja. Na questao socio-religiosa ha regras e regulacoes estritas, bem disciplinadas, com prescricoes de deveres austeros e certos rituais que visam manter o controle e o ser como um todo voltados para o objetivo maior, Deus.

Tudo tem como proposito, relembrar o individuo de sua natureza divina. Os aratis (adoracoes as divindades e gurus) consistem em “cancoes” de oracao, preces especificas que sao feitas 2 vezes por dia ou mais, as vezes por horas e horas…

Praticularmente, o sandhya sao mais importantes, isto eh, o nascer e o por-do-sol. Sao oferecidos os 5 elementos sob a forma de incensos, flores, agua, fogo, alimentos. Estes elemntos estao em toda parte no universo, representam os 5 chakras inferiores e estes rituais sao formas de purificar o corpo, as nossas emocoes e a mente, ofertando ao Divino, convida-se o mesmo a habitar dentro da gente.

Na minha opniao, essas adoracoes sao umas das coisas que tem de mais precioso na India, eh uma devocao e dedicacao que nao se ve em outro lugar nem mesmo no Cristianismo. Por isso, participar e com interesse compreender o porque de tudo isso, ver a riqueza de toda essa cultura hindu que eh tao abrangente.

Ainda existem os agni-hotra-yajna, sao cerimonias no qual se acende o fogo sagrado em rituais de oferendas de mantras, cereais, sementes, ghee (manteiga clarificada) em sacrificio a purificar mais e mais. Alguns sacerdotes (brahmanas) o fazem diariamente no 2 horariios de sandhya.

Cada mantra tem um determinado fim, participei de um ritual do fogo na lua nova, chamada Lua de Shiva, porque eh a lua escura. Neste dia no Ashram em Bhopal, vocalizamos 108 vezes o meu mantra preferido ;) Maha Mrityum Jaya (aquele que venceu a morte), mantra de cura e super poderoso para a saude em geral, eh oferecido para Shiva, aquele que detem os poderes ilimitados dos yogis e destroi o falso ego, arrancando todas as nossas imperfeicoes e fraquezas, auxiliando a abrir a nossa 3a visao.

Foi forte! Ficamos horas no calor do fogo, limpei todo o meu aparelho respiratorio nesse dia… Durante os dias seguintes a energia continuou, foi quando perceber minhas limitacoes e o que eu mesma estava fasendo como auto-sabotagem, foi depois disso que reencontrei o Mestre.

OM NAMAH SHIVAYA, honro a Shiva e o saudo, que este nos auxilie a destrir tudo que impede o nosso caminho evolutivo, ego e imperfeicoes, fraquezas e instabilidades. Sinto o fogo a queimar as limitacoes e ignorancias do mundo.

Ah! O mais bacana, aprendi o mudra (gestos feitos com as maos) correto e forma certa de jogar as oferendas no fogo. Alias, esse mesmo mudra eh utilizado para comer do jeito tradicional indiano, sempre sentados no chao. SIMPLICIDADE!

Todas as impresses surgem como mensagem de nao perder o foco, o proposito da vida e de descobrir realemnte o porque de aqui estar!

A peregrinacao eh uma oportunidade de receber muitos presentes, nesses ensinamentos que estao no olhar para dentro, no receber de fora, no contato com a vida do povo. Eh uma vibracao surreal, uma atmosfera transcendental, sempre repleto de muita gente.

JAYA, JAYA!!! Salve, salve…

Beijos ilimitados alem do tempo-espaco…

Nenhum comentário: