"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

terça-feira, 1 de maio de 2007

Saddhus, os santos da India...

"Há duas doutrinas:
a da existência e da não existência de Deus.
Por que não aceita a primeira? "
Sri Ramakrishna


Tanto os saddhus quanto os Mestres sao consideradas pessoas santas na India, porque possuem um conhecimento filosofico mais profundo das sagradas escrituras (shastras) e assim tem um conhecimento tambem pratico mais verdadeiro acerca da vida spiritual.

Eles realizam o poder de Deus, isto eh, sao a manifestacao desta Energia Unica.

Os Mestres se dedicam mais ao todo, enquanto que os saddhus sao yogis e visam uma vida mais eremita, instrospectiva e individual. Saddhus sao renunciantes, isto eh, fizeram voto sannyasa e vivem como peregrinos ou eremitas ou ascetas.

Alguns vivem reclusos em cavernas, em lugares inospitos e bem afastados e so descem para o festival Kumbha Mela, auspicioso pelos banhos sagrados em lugares onde os deuses derramaram 4 gotas de nectar divino, a saber: Ujjain, Allamhabad, Nashik e Haridwar.

Outros circulam peregrinando por locais sagrados. Se bem que por vezes andem juntos, nao se misturam muito, ficam na deles. Somente quando querem eles nos chamam e compartilham comida, conhecimento e energia boa!!! Eu, particularmente, respeito e percebo se da para chegar ou nao, alguns nem ingles falam. As vezes, so a presence deles no silencioo ja traz uma bagagem incrivel! ;)

Ambos, Mestres e Saddhus tem o poder interior desperto, trazendo a tona a maestria de auto-controle e dominio sobre a energia primordial (shakti). Um poder inato a todos nos, mas que nem todos se dedicam a descobrir esta sabia potencia que nos eh de direito servida pelo Supremo para o bem de todos os seres.

Nem, todos se capacitam a utilizar adequadamente esta energia e nem todos se dedicam a usufruir corretamenete desta dadiva, porque exige muito de confianca, entrega e fe, bem como de virtudes e qualidades divinas que eh parte do caminho da purificacao.

Como me disse um indiano, eh possivel reconhecer o verdadeiro saddhu e nao confundi-lo com um medingo ou pedinte, porque aparentemente sao bem parecidos com suas roupas alaranjadas, longos cabelos e barbas, as vezes com uma sandalia ou chinelo, as vezes descalsos, uns com um bastao de Madeira (danda), outros com algo parecido com uma flecha de metal e uma argola, mais os shivaistas usam este ultimo.

Entao, como os saddhus sao conhecedores de mantras, de oracoes de livros sagrados, os slokas, sao eximios praticantes de yoga e meditacao, desapegados de tudo, carregam uma bolsa com o minimo necessario, eles tem tudo, nao precisam de nada e quando necessitam algo, lhes eh provido pelo Universo. Eh dificil compreender como isso eh possivel? Eu acredito…

Alguns desenvolveram poderes paranaturais chamados siddhis. Eles renunciam a tudo que eh material para se dedicar ao espiritual, almejam MOKSHA (liberacao). Creio que alguns ja ate alcancaram e vivem como exemplo para auxiliar os outros a despertar! Eles nao precisam pedir esmolas, muitas vezes nem aceitam nada que alguem os ofereca, apenas doam, parecendo auto-suficientes. Com sua maestria e poder infinito em conexao com a energia abundanmte do universo que tuido os prove.

Ja os mendigos sao pedintes por natureza, sao maltrapilhos e sujos, nas vestes e no corpo, diferente dos saddhus, que tambem chamados de Baba e estao sempre impecaveis. Por isso, eh preciso ficar atento, ter cuidado com os mendigos que tem um conhecimento maior que quem vem de fora e por isso eh facil de enganar.

Todos os Babas que conheci passam uma energia boa e profunda no simples olhar que penetra a alma, da para sentir um poder extra e algo muito ilimitado neles.

Ja os pobres mendicantes, alguns leprosos, muitos deficientes e tambem pessoas com vitiligo… Cada qual nessa terra sagrada tem seu papel, cada qual com o seu porque na historia, nos auxiliam a desenvol ver a compaixao e aceitacao. Quando eles pedem, se sentir a verdade no coracao, vale a pena doar 1 ou 5 rupias, mais como reconhecimento pelo seu empenho a tambem renunciar a tudo, mesmo sabendo que muitas vezes eh uma attitude mais comodista e nao com as corretas intencoes ou praticas de vida. Porem, isso eh algo que esta no mundo… Brasil e India tem muita coisa em comum!

Quem somos nos para julgar o proximo? Assim, nao nos sentimas obrigados a nada, a caridade tem que ser feita com o coracao pleno de verdade, senao eh melhor nem fazer… Recomendacoes do Bhagavad Gita, quanto a caridade e os modos da natureza material que pode ser influenciada pela ignorancia, pela paixao ou bondade…

Tudo no universo sobre a influencia destas 3 qualidades (gunas) – sattva, a bondade visa o equilibrio e a pureza; rajas, a paixao visa o movimento e tamas, a ignorancia eh algo que so conduz para a inercia e escuridao. Nisso, estao incluidas nao so nossas acoes, mas como os habitos, alimentos e tudo mais…

Qual eh a meta? Eh transcender estes modos e nao ser mais influenciados por eles…

Vamos seguindo, crescendo e evoluindo…

OM, OM ,OM

Nenhum comentário: