"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

sábado, 12 de maio de 2007

Ujjain, pequena e grandiosa cidade sagrada








"Somente aquele que foi sábio e calmo possuirá a verdadeira força. "
I Ching









No centro da India, a tradição de Ujjain eh muito antiga e nas escrituras eh tambem chamada de Avanti-pura. Aqui o tantra tambem eh muito forte. E foi o primeiro lugar que vi de onde vem as coreografias de yoga que o pessoal do Swasthya Yoga apresenta e o qual originalmente trouxe para o Brasil.







Que demais! Existe um grupo de mais de 300 anos chamado Malkhambh que fazem apresentacoes ha muitas e muitas geracoes. Cada coisa impressionante! Muito parecido com o que a gente ve no Circo de Soleil, acho que tambem se inspiraram por essas bandas... hihihi...














Abaixo somente o aquecimento ;)





















Cada posicao mais dificil que a outra, asanas que eu nem imaginava. Muito belas as apresentacoes com musica e lindas perfomances. Recentemente de uns 50 anos para ca, essas apresentacoes viraram competicoes, mas acontecem somente em Ujjain. Mais surreal ainda, porque agora eles tambem se apresentam no ar, sim com uma corda como se fosse o tecido no circo e tambem com uma peca de madeira no chao e outra suspensa.










Assim, fazem os asanas nesses 3 tipos, alem das apresentacoes de solo! A internet esta muito lenta por onde tenho passado e nao consegui baixar as fotos. Mas logo que der eu coloco para se ter uma ideia melhor. Porem, sao fotos so dos treinos.






Bem, Ujjain é um dos quatro lugares onde acontece Kumbha-mela. Os outros lugares são: Triveni, onde o Rio Yamuna encontra o Rio Ganges, em Allahabad; Haridwar , também às margens do Rio Ganges, no norte; e Nashik, nas nascentes do Rio Godavari, no estado de Maharastra.


Qual é a importância desses lugares de Kumbha-mela? Nesses quatro lugares caíram gotas do néctar da imortalidade que Mohini-murti transportava depois de aparecer do batimento do oceano de leite, no passatempo de Kurma - avatara de Krishna.


São portanto, lugares muito sagrados e, em datas especificas, mais ou menos de doze em doze anos, o néctar fica ativo e banhar-se nesses rios sagrados nessa ocasião é dito que dá liberação. Por isso, milhões de pessoas são atraídas para esses lugares de peregrinação na época do Kumbha-mela.


O templo da ISKCON eh grandioso e super bonito, as deidades Shri Shri Radha-Krishna sao lindas. E as pinturas no teto retratam a danca de Krishna e as gopis. Este é o lugar do ashrama de Sandipani Muni, o gurukula onde Krishna e Balarama foram estudar. Abaixo, Balarama irmao de Krishna, ao centro Krishna e sua irma Subadra.





Muito pomposo os templos da ISKCON...








Acima um suntuoso restaurante e hospedagem.

Abaixo o famoso Lingam.... Eh muito belo quando eles enfeitam com as oferendas de guirlandas de flores.













Ja o Templo de Mahakaleshwar, onde esta o Jyotir Lingam eh especial. Descobri que esses simbolos sao auto-manifestos, isto eh, pela adoracao de certos outros semi-deuses, Shiva atendeu a seus pedidos e assim aparece o Jyotir Lingam... Nao foram construidos por maos humanas, sao divinos!








Mahakala significa o grande tempo, ou seja, a eternidade... Uma forma de Shiva/Kali que ensina sobre o nao-tempo, onde so existe o AQUI e AGORA, sem passado ou futuro so nos resta o presente! Que dadiva aprender a receber este tempo real!










Eh muito comum as pessoas virem ao templo e onde nao tem um sacerdote, elas mesmas fazem os pujas (oferendas), derramam o leite e/ou agua sobre o lingam e recitam mantras.












Muito bacana ver toda a devocao e amor pelas deidades. Eh um cuidado para la de especial e as regulacoes que eles seguem estao todas descritas nas escrituras sagradas (shastras).










Passei pelo Ghat, locais especias de banho nos rios sagrados. Todas as fotos aqui foram resgistradas pelo Swami Purushatraya que veio do Brasil-Paraty, quase o encontrei em Vrindavana...










A despedida foi forte, a familia querida super atenciosa estara sempre no meu coracao. Plantei umas sementes com as meninas adolescentes. Sementes que meu amigo Abacate me deu no Brasil para que eu semeasse aqui, representa a arvore da amizade! Plantamos Copaiba e Ipe-Amarelo...










Que possamos sempre compartilhar o sagrado fruto da amizade e as flores do amor! E fico muito feliz por semear coisas tao auspiciosas por aqui... Muitas amizades e bem-querer... Eternamente agradecida!






Mira que eh amiga de Shakuntala Ma me trouxe comidinha para levar na viagem... Docura! Mira significa a grande devota de Krishna... Ela tem um brilho todo especial, desde a primeira vez que vi esta senhora, reconheci nela a luz dos santos...






Beijos e mais beijos na saudade e no bem-querer






Ka - que significa felicidade em sanscrito...





;)






OM TAT SAT OM



















Nenhum comentário: