"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

sábado, 5 de maio de 2007

As esmolas e a caridade...

“Ato de caridade é ajudar outros a sair da escuridão e entrar na claridade.
Lembre-se que todos são seus e ninguém é seu.
Deixe que haja limpeza em seus pensamentos. Veja a necessidade e dê cooperação.
Fique desperto e desperte outros. Com sua estabilidade interna, expulse os obstáculos.
Seja um bom exemplo, coloque inspiração em sua vida e torne-se um instrumento para todos. Não use sua cabeça demais, use o poder do amor.
Com amor verdadeiro Deus trabalhará através de você.”
Dadi Janki


Logo no meu segundo dia de India, estava eu no trem conversando com uma medica e entra uma linda crianca, porem toda suja e maltrapilha, comeca a pedir uns trocados a todos que estavam sentados no trem... Nossa conversa silenciou enquanto eu via esta cena que eh tao comum tambem no Brasil, com uma diferenca, nao eh muito comum dar esmolas...

Quando fui abrir minha bolsa para dar umas moedinhas, a medica olhou para mim e firmemente me disse colocando sua mao sobre a minha:

- Nao faca isso pelo meu pais! Nao incentive a pobreza!

Nossa, isso me tocou profundamente...


E depois em Vrindavana, quando visitavamos os templos, uma senhora pegou minha mao e a pintou com uns carimbos. Eu ia dando 10 rupias e ela pediu mais, eu nao achei justo, afinal eles sempre pedem mais, eh incrivel! E ela nao quis aceitar o que eu estava dando, segui e deixei ela la falando em hindi.

Na volta ela segurou minha roupa e pedia o que ela queria, nao o que eu queria dar... O Baba que estava junto me auxilou a sair dessa. Mas me disse:

- Nao se importe com isso. Eh assim mesmo, quanto mais voce da, mais eles pedem, por isso eh bom nao dar esmolas para nao os incentivar, porque as pessoas se acomodam e nao mudam a situacao em que se encontram! Por isso nao fique com do ou pena no seu coracao, porque se eles quiserem podem mudar essa situacao se assim o quiserem, mas nao o fazem, porque se tornou um vicio!


Fiquei mais tocada ainda. Forte, nao eh?! Esmola acomoda o povo...


Tem pessoas que passam por eles num faz de conta, como se eles nem estivessem ali. Fazem de conta que nao existe... Ja com as pessoas de fora, os turistas, eles chegam que nem abelha no mel e se voce da para um que aparece, daqui a pouco se eh rodeado por um monte.

Muitas vezes, chega um ou dois, te sauda com o termo NAMASTE (o Divino que habita em mim sauda e reconhece o Divino que esta em ti) e quando vc responde eles logo pedem uma rupia, um doce, uma caneta... E percebi que parece mesmo um vicio, porque eles querem algo, nao importa o que voce der!


Mas, realmente, eu so fui entender melhor o que eles quiseram dizer, lendo o Bhagavad Gita. Tem uma parte que fala da importancia da caridade, mas que existe formas de dar caridade, doar para quem nao tem respeito ou esta influenciado por ma conduta ou acao, eh agir no modo da ignorancia.

Assim, o que se pode dar eh atencao, um sorriso, um gesto de carinho ou uma palavra de amor.

Generosidade eh dizer seu ao invés de meu. É doar riqueza e bons sentimentos ao invés de tomar. É compartilhar conhecimento e experiência ao invés de acumular. É soltar àquilo a que sou apegado. É abrir mente e coração para idéias e pessoas diferentes de mim. Generosidade é praticar o amor incondicional.

NAMASTE!

Nenhum comentário: