"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Lothal, um porto de mais de 4000 anos

...

Antes de assentar em Ahmedabad fui visitar o sitio arqueologico de Lothal. Hoje o rio abundante da epoca nao esta mais la, nao se sabe ao certo o que aconteceu com a civilizacao de Mohenjo-Daro e Harappa que era tao avancada tecnologicamente e viveu nessa regiao ha mais de 4000 mil anos atras.

O que restou hoje sao meras ruinas de um povo que representou muito na producao de diversos materiais preciosos, tambem terracota, conchas, entre outros, um povo com uma inteligencia magnanima e que fazia a distribuicao por todo o Oriente Medio e India. Inventou um jogos super criativos dos quais vi somente uns poucos no museu.

Enfim, pelas inumeras invasoes que a India sofreu pode ter acontecido tanta coisa, uns dizem que foi o proprio rio que inundou a regiao e depois mudou de rota. Especulacoes inumeras a parte, visitei o museu e naveguei pela historia milenar.

Fiz amizade com uns rapazes, que me convidaram a passear com eles, visitamos um templo e em seguida um santuario ecologico que eh cheio de diferentes passaros, mas com esse calor nao vi os famosos flamingos e nem muitos passaros, a seca esta forte e so pude me sentar embaixo da arvore e admirar o local contemplando o silencio e a imensidao do SER.

As pessoas gostam de fazer amizade e ficam felizes quando alguem de fora da atencao, pois nao eh muito comum. Sabe, os indianos realmente chegam tanto na gente que quem nao esta aberto se assusta. Mas se a gente fica de boa e abre o coracao para interagir eh muito legal.

Tambem eles ficam felizes quando os estrangeiros se interessam pela cultura deles e ficam fascinados em perceber o que sei da India, do yoga e da cultura. Adoram quando eu falo o pouquinho que sei de hindi e querem me ensinar mais e mais. Poucos se envolvem em visitar os templos e ser cativados pela devocao que o hinduismo traz. Dizem que os gringos vem aqui, olham, fazem suas analises, as vezes os tratam com certo "desdem" e vao embora, muitas vezes mal falam com os indianos, mesmo os que sao mais "civilizados" e falam ingles, tendo estudo superior e tal... Enfim, cada qual, cada um.

Acho que por isso essa fluidez, de sempre me convidarem para suas casas, querem saber mais sobre de onde vim, qual o meu proposito aqui e etc... Adoram interagir!

Os rapazes me contaram tambem como hoje funciona a convivencia com os muculmanos que tanto quiseram dizimar esta cultura tao preciosa. Mais fanaticos e que nao transmitem muita confianca, parecem ratos a espreita prontos para avancar e tirar um naco do queijo. Assim, hoje ha uma pacifica harmonia, mas com um certo distanciamento entre eles. Normalmente os muculmanos vivem no mesmo bairro formando seus guetos, eles mesmo sao seletos, se isolam nao se misturando com os indianos ou demais culturas.

A gente tem tanto a aprender uns com os outros!

Gentileza, hospitalidade, prestatividade... India de muitas faces, de muitas cores e muitos amores no coracao destas pessoas que trazem a pureza aberta e escarancarada da alma!

Jaya, Jaya! Salve, salve...

Beijos e mais beijos
Ka

Nenhum comentário: