"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Os animais e a nao-violencia (AHIMSA)

"Nao mate os animais, mas sim, mate o animal que existe em voce"

Ate o mosquito zunindo na orelha, nao permitindo seu sono agradavel, ate mesmo ele ou a asquerosa barata merece sua compaixao. Todos os animais e todos os seres tem o seu direito a vida!
Visitei alguns asilos para mulheres, elas ficam horas e horas recitando mantras, ja cumpriram sua missao familiar e agora irradiam as mais lindas preces diariamente pelo bem de todos os seres. Quando cheguei na porta do salao onde elas estavam logo me chamaram para cantar com elas... Sao fofas! Foi demais receber alguns sorrisos desdentados e tao amorosos, tao puros e sinceros, pelo simples prazer de compartilha o canto dos santos nomes divinais...
Compaixao eh uma qualidade do amor!
Ha tambem diversas instituicoes so para cuidar dos animais, visitei algumas e eh tao bonito ver esse cuidado tao especial com os bichinhos. Tem cavalos, bois, vacas e bezerros, gansos e patos, coelhos, passaros e muitos outros. ALguns tem deficiencias, outros estao bem velhinhos, mas todos tem comida e abrigo! E essas instituicoes sao mantidas por pessoas que doam grana...
Para os hindus todo o animal eh um veiculo para alcancar os planetas celestiais. Por exemplo, o condutor de Ganesha (aspecto da sabedoria e o que libera o caminho dos obstaculos) eh o rato; o de Vishnu (preservador do Universo) eh Garuda, uma aguia gigante; o de Brahma (o criador) e Saraswati (a deusa da arte, da musica e poesia) eh um cisne - Hamsa, que representa a pureza; o de Shiva (o destruidor e Mahayogi) eh Nandi, um belo e branco touro forte; o de Durga (guerreira imbativel e destruidora do falso ego) eh um bonito tigre ou leao...
Mas tem tambem o crocodilo, a tartaruga e tantos outros animais cada qual corresponde a uma divindade diferente... Alias, cada rio tambem eh representado por uma divindade... Tudo eh sagrado e tudo tem sua preciosa simbologia e eh retratado sob um aspecto muito lindo, repleto de joias, flores e inumeros detalhes, cada qual com um designio especifico, um ensinamento.

Por isso essa liberdade quanto aos animais e o respeito bem religioso a tudo. Eh possivel ver vaca, bezerro, boi, bufalo, rato, macaco, esquilos e tantos animais em todo o canto... Hehehe... ;)

Agora, quanto a vaca tem um aspecto mais forte ainda. Segundo os Vedas, as escrituras no qual se fundamenta todo o hinduismo, nos temos 7 maes, uma delas eh a mae que nos gerou, outra delas eh a vaca... Sim, porque pense bem quanta coisa a vaca nos prove: leite, queijo, manteiga e os rejeitos organicos da vaca sao super aproveitados aqui.

Do coco da vaca se pode fazer uma casa ou ainda servir como carvao ou ainda extrair gas, entre inumeras outras funcoes. Do xixi da vaca, a medicina ayurvedica extrai componentes especiais no tratamento de colesterol, diabetes e obesidade, assim como se faz shampoo e sabonete... Eu mesmo estou usando um shampoo e eh muito legal!

Meu amigo Jitesh de Nashik me explicou muita coisa com relacao a importancia de nao matar as vacas. Eh extender a nao matanca para os outros animais entra no aspecto filosofico da nao-violencia, que eh muito especial, o povo indiano eh pacifico, foi assim sem guerras que eles conseguiram sua independencia, pelo exemplo da Grande Alma - Gandhi.

Eu realmente nao vi uma briga sequer... Nenhuma discussao! Muita paz… Eh a pratica da flexibilidade ser como ar, uma nobre virtude.
"O ar nunca colide com nada. Seja qual for o obstáculo, o ar sempre passará ao redor. Isto nos ensina a evitar confrontos com as pessoas. Mesmo quando temos diferentes opiniões, se optamos por acomodá-las em nossa mente, nunca entraremos em conflito. Sempre é melhor passar por cima dos obstáculos do que bater nossa cabeça contra eles. Essa atitude permite economizar tempo, energia e paz na mente" - Brahma Kumaris

OM SHANTI SHANTI SHANTI SHANTIHI


Que haja paz, paz, paz Absoluta!

Possam todos os seres serem contagiados pelos exemplos da India...

Nenhum comentário: