"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

terça-feira, 1 de maio de 2007

Incrivel e Inacreditavel India, curiosidades...

“Seja simples e sincero”
Sri Sathya Sai Baba

O barbeiro que se ve em qualquer cantinho da cidade, na rua, debaixo de uma arvore. ;D O outro que poe uma pequena balanca na calcada e por 2 rupias voce ve o seu peso. ;)
A simplicidade eh tudo o que eles tem de mais belo e imenso, eh muito sincero. Vejo que sao incapazes de mexer em suas coisas, ate tem ladrao, mas eh um indice muito baixo e a violencia entao, nem se fala, o povo eh muito pacifico. Eh muito paz!

Mesmo na superlotacao de trens, onibus ou demais conducoes, todo mundo apertado que nem sardinha na latinha… Que importa? Que importam todas as adversididades? Que importa ser rico ou pobre? Literalmente, resumo na expressao: “Eu quero eh mais!”

Isso tudo eh passageiro, para que se preocupar, para que se deixar abalar com essas coisas “pequenas”? E o lixo e a poluicao, seguido de um cultivo de reciclagem tao diverso e tao sutil…

No aparente caos que se ve aqui, tudo flui numa harmonia perfeita! Eles suportam tudo que se apresenta de forma tao inocente, tao pura, eh uma auto-superacao em todos os aspectos.
Tudo parece sujo, largado e sem luxo, mas eh justamente essa simplicidade que fascina. Como viver dessa forma tao tranquilamente. Esta tudo certo, sempre...
Eh a verdadeira pratica da renuncia com o cultivo das virtudes como a compaixao, a tolerancia, a humildade, a paz… Tudo isso eh gerado pela renuncia que nada mais do que a aceitacao. A renuncia comeca com o desejo de se libertar do sofrimento e sem se apegar ao sofrimento ou ao medo ou ao que quer que for… Fica mais facil de passar por todo esse mar de dualidades entre prazeres e aflicoes… E por fim perceber que o espirito esta alem disso!

Outra coisa, nos ashrams (centros de estudo), tudo eh voltado para o desenvolvimento espiritual e para como se tornar mais e mais satvico ou puro, a alimentacao eh sem cebola e alho, nao se toma txai, porque tem cafeina. Estes sao venenos para uma mente estavel, venenos para o controle das emocoes, venenos para manter o corpo sao. Estes venenos mantem o ser voltados para o desfrute dos sentidos, para os apegos, para a escuridao (tamas). Assim, quem quer dar uma impulsao maior adota certas restricoes.

Por ter experenciado nos ashrams tanto em Vrindavana como em Bhopal, percebi que minha mente ficou bem mais quieta facilitando a meditacao e minhas emocoes ficaram mais equilibradas, nem senti a tal da TPM que nos afeta tanto, que por vezes gera uma carencia e sensibilidade maior ou ate irritabilidade.
Muitos de todos os ensinamentos sao aqueles que nos ja sabemos. Sao obvios, mas justamente ai mora o ponto de atencao, por ser tao simples a gente complica e se desvia, perdendo o caminho.
Ah, e com relacao ao Tantra, hum... Que energia sinistra! Eles sao misteriosos, tem uma energia forte e super fascinantes... Da para perceber um poder alem do comum... Sinto como se fossem capazes de me hipnotizar a qualquer momento, tive o contato com alguns mestres da linha esquerda que usam certos elementos para os rituais como alcool, entorpecentes, carne e ate o sexo como forma de liberacao espiritual e despreendimento da materia... Nao me senti muito tentada a ver o que rola nos bastidores e um dos mestres ate disse que eu nao estava preparada ainda. Hum! Ai, ai... Assim como tudo, sao as naturezas de cada filosofia, essa era a influencia rajas e tamas...
Por outro lado, tive contato com o Tantra alem dos rituais, chamado de mao direita, este visa a uniao com o divino, sem uso de nada extra, eh apenas voce. Com praticas mais "puras" e elevadas, pode ate ser feito em coletivo, mas tudo nao passa de meditacao. Eh a meditacao de estar totalmente presente no AQUI e AGORA. Isso podemos fazer a cada instante... Meditar no sol que com seus raios nos acaricia, na agua que nos massageia, no toque sutil da brisa fresca...
Tantra eh integracao, eh se deleitar com a presenca divina, eh permitir uma fusao com todos os seus sentidos! Eh ser UM no toque, na fala, no degustar de um alimento, no caminhar. Simplesmente ser! Simplesmente sentir! Simplesmente amar e se deleitar nesse amor cosmico...
"A finalidade de todos os tantras eh ensinar os caminhos pelos quais podemos libertar a luz divina que esta misteriosamente presente e brilhando em cada um de nos, muito embora esteja envolvida numa insidiosa teia elaborada pela psique" Tucci
OM NAMAH SHAKTI
OM NAMAH KUNDALINI
OM TAT SAT OM
Ja em Omkareshwar senti a presenca de Kurmiruna (minha querida amiga Paloma do Peru), termo que significa gente do arco-iris. Isso eh India!!! Um arco-iris...
Omkareshwar eh santificado pela fe com os rios Narmanda e Kaveri, local de passagem dos Pandavas, de Sita e Rama, seres iluminados que fazem parte dos 2 grandes epicos da India, respetivamente MahaBharata e Ramayana.
Muito charme nessa pequena cidade, um resumo de Varanasi outro ponto forte de passagem, alias imperdivel, logo passo por la. Dizem que a energia eh mais forte porque eh o rio Ganges que passa por la... O maior e mais importante da India!
Pude ver muitas partes da cultura como o ritual de iniciacao dos meninos que logo pequenos tem os cabelos raspados dentro de um templo e sao banhados em algum rio sagrado, recebendo assim as bencaos e protecoes divinas. Tambem ocorre essa raspagem do cabelo nos adultos quando se recebe a iniciacao espiritual do Mestre.
Os banhos no rio, onde se lava tambem a roupa, onde se fazem as oferendas (pujas) com flores, incenso e fogo.
A primavera eh um caso a parte com suas flores e cores, nas guirlandas feitas para as divindades, mesmo com a secura traz uma terna beleza.

As adoracoes ah beira do rio sao maravilhosas de se admirar, a attitude reverente, a confianca inabalavel, a entrega pura e verdadeira, o banho que lava a alma e purifica karmas e vidas passados. A FE, uma contemplacao grandiose do que eh Divino! Os cultos despertam, em mim, uma profunda gratidao… Vejo a beleza e a grandeza de tudo aqui…

E vejo que me eh tao familiar… Logo cedo no Brasil, aos 16/17 anos tive contato com o movimento Hare Krishna e com o Yoga por volta dos 12, assim compreendo porque me eh mais facil estudar o Bhagavad Gita do que a Biblia.

A questao sem limites e essa liberdade de se expresser e adorar de uma maneira tao majestosa, quando vestem as divindades, por exemplo. A simplicidade e aceitacao se traduzem no dia-a-dia, nas cores, nos sorrisos e nos olhares dessa gente bonita, mesmo que pareca feia por fora, eh uma beleza de energia pura.
Essa devocao que controi um templo todo de vidro por dentro ou como o Golden Temple, la em Amritsar, no culto ao divino, enquanto tem gente que mora da forma mais precaria.

Variedade eh a especiaria da vida!
Assim recebo tudo isso na atencao e na vontade de conhecer mais quem eh de fora, no servir ao proximo…
OM SHANTI OM

Nenhum comentário: