"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

terça-feira, 1 de maio de 2007

O lixo, a reciclagem e a ecologia...

Assim como se pode observar nos indios do Brasil que nao tem na cultura original, o uso de plastico, metal e papel da forma como eh a sociedade moderna. Na India, de igual maneira, ha esse costume de usar as coisas da natureza e jogar no chao, porque afinal ela toma de volta, pois eh reabsorvido.

Vejo aqui a falta de conscientizacao de que os utensilios da modernidade nao tem o mesmo fim e nem sao biodegradaveis. Por isso tanta sujeira que se ve nas cidades.

Paralelo a isso tem a reciclagem atraves de sacolas de jornal ou papel, copos de barro, pratos de folha seca ou papel ou jornal, tudo isso eh facilmente descartado e tudo bem. Os utensilios de cozinha nas casas, restaurantes e ashrams sao de metal, isto eh, duradouros.

Os rios sagrados nao tao abundantes nesta epoca de seca na primvera, porem logo se tornarao cheios no verao quando chega a epoca de chuva (3 a 4 meses continuos) que carregarao tudo isso para o oceano. por outro lado tem as novas cores ressurgirao apos isso!

Mas esses mesmos rios que purificam, recebem o sabao das roupas e dos banhos. E eh natural os ver fazer tudo isso do lado do lixo, parece ate que ele nem existe para os indianos. Isso eh nada perante a agua que bebem, em alguns locais a agua no copo eh suja mesmo!

Eu cheguei em pensar no que eu poderia fazer para contribuir com este pais tao querido que me recebe tao bem, mas agora aquietei um pouco, porque num pais tao populoso quem sou eu para querer mudar algo.

Alias, toda a mobilizacao que precisamos fazer no mundo por essa mudanca nao eh tao simples, comeca desde nossa casa, pouco a pouco, ate abranger o bairro, a cidade e o pais onde vivem. Por isso acredito que mesmo sendo dificil nao eh impossivel, porem tudo tem seu tempo e eh mesmo processo lento. Por onde passo vou colhendo informacoes e vendo onde estao os exemplos, para que na hora certa possamos unir nossas forcas e instrumentos necessarios para atuar de maneira efetiva.

Assim, entrego e deixo que as coisas fluam, lancados os desejos de contribuicoes por um mundo melhor, mais limpo e preservado...

Antes tenho muitas licoes a aprender, muito sobre o mundo interior e como cuidar adequadamente dele.

A ecologia, decididamemente, comeca de dentro para fora! O cuidado do meu ambiente refletira no cuidado com o meio ambiente!

-----------------------------------------------------------------

Tem um outro santo Sikh que resumiu o trabalho exterior em:
- preservar os recursos naturais;
- servir os pobres e necessitados como forma de servir a Deus;
- plantar mais arvores salva o planeta e eh ser uam nacao prospera;
- vestir roupas feitas na regiao;
- viver na simplicidade com o pensamento elevado;
- usar menos diesel e petroleo;
- exercitar-se pela saude do corpo, reflete na mente e nas atitudes.

Bhagat Puram Singh Ji

Nenhum comentário: