"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

domingo, 11 de novembro de 2007

Varanasi, templo de surreal existencia mortal

"O estado de mente vazia

não é a ausência de estupidez,

e sim a mais alerta e suprema inteligência,

imperturbável por pensamentos exteriores. "
Ramesh Balsekar






Tanta vida e tanta morte... Quanto mais proxima da morte me encontro, mais proxima da vida! A India eh esse pais vasto, muito vasto! Uma vida eh pouco para conhece-la e nem mesmo os indianos sabem de toda sua filosofia nessa vasta diversidade sem igual.

India eh cheia de descobertas e misterios, cheia de misticismo e outras realidades, cheia de sujeira e cheia de beleza, cheia de cores e cheia de gente, cheia de sabores e cheia de temperos picantes, cheia de vida e cheia de morte... Muito cheia de tudo de bom no mesmo paralelo com tudo de ruim. Na verdade, me convenco e descubro claramente que nao existe hnem bom nem mau, nem o bem e nem o mal. Nao que eu mascare uma realidade ou viva criando uma realidade que nao existe, simplesmente eu aceito a realidade dos fatos do jeito que sao e percebo que ha sim a possibilidade de estar num mundo belo, harmonioso, prospero e feliz dentro de mim e ofertar aos demais um pouco desse amor transbordante.

O sagrado rio Ganges limpido, puro e cristalino em sua origem, se torna um super rio poluido pelo caminho ate desembocar no oceano, porem eh sempre cultuado, amado e considerado sagrado e puro onde todos tomam banho, lavam suas roupas e nadam. Se analisarmos a esencia, eh sempre o mesmo rio, a agua em essencia eh pura e sacia a sede!

Contraditorio pensar num rio puro e poluido? A India eh a contradicao mais coerente com a qual me deparei. E ja que para a vida a unica certeza eh a morte. Vamos vive-la intensamente mesmo com toda a dor, viver a fundo uma vida com muita cor, com muito sabor e com muito amor. Viver a certeza da morte, na incerteza da vida.

Quando sera efetivada a morte nessa vida? A unica certeza eh a incerteza!

Cheguei num clima que me lembrou o Natal, por causa do festival das luzes chamado Diwali. Esse festival comemora o retorno do exilio do Rei Rama e sua esposa Sita. Por isso sao tambem feitos muitos pujas e celebracoes para Lakshmi e Ganesha, que representam abundancia, riqueza e prosperidade.

Cheguei de noite, peguei uma bicicleta-rickshaw que junto a uma multidao delas com mais as motos e as pessoas e os carros causam o rebulico do populoso e harmonico caos. Como todos se entendem desse jeito? Sei la! Sei que mesmo assim, segue-se e dentro do aparente desequilibrio, tudo se equilibra perfeitamente dentro da imperfeicao.

As bicicletinhas-rickshaw sao um tipo de taxi, um cara pedala e nos leva aonde quisermos. Tem uma buzina que faz uns barulhinhos que lembram as renas dos contos de “Papai Noel”. Que divertido e encantador!

Porem, depois que desci para ir procurar uma pousada (guest house), um outro mundo se revelou quando entrei na essencia, porque so se tem acesso a parte antiga de moto ou a pe.

Varanasi, a cidade de Shiva onde as luzes e o comercio dao vida a cidade nova, onde a escuridao se move pelas estreitas ruas da cidade velha. Os opostos mais nitidos e surreias, nesse dentro-fora da luz-escuridao onde tudo se revela claramente naquilo que se esconde… Sao tentativas em vao querer tracar um padrao, um plano ou o que quer que seja dentro do nosso pensamento pragmatico ou linear!

Nada de mente logica! Nada de nada e tudo de tudo… pareco estar ficando louca? Nao, nao… ou melhor sim, eh a loucura do mundo que eh real que tudo aceita, inclusive a loucura!

Varanasi eh a pura fantasia da energia dinheiro, exposta com os mais belos artesanatos e famosos saris de seda entre as milhares de lojas de outros inumeros e diferentes produtos. E de repente, se quebra toda essa faceta e se entra pelos becos escuros, muita sujeira entre os transeuntes, vacas, cachorros e criancas brincando. Se caminha entre uma das tantas ruas estreitas onde eh facil se perder e se achar entre os labirintos que no fim te conduzem ao rio Ganges, ao ghats.

Aspectos contraditorios? Nao, eh a apenas a dualidade que convive harmonicamente lado a lado e sempre existente nos fornecendo inumeros testes.

Ver tudo com mais claridade para se ir alem desses 2 mundos dos tantos que se subdividem a partir do ceu-terra ou espiritual-material. Deles fazemos parte e tambem estamos aquem!

Devagar e seguindo, percebendo que esta mesmo tudo certo!

Bem, no dia seguinte, de manha veio a surpresa! O mais surreal foi descobrir que escolhi uma pousada na rua do crematorio que fica na beira do Ganges. Uau! A poucos metros da morte, o que me fez repensar e muito minha existencia e de tudo que ha! Por causa do mantra que eles vocalizam, sempre que ouvia trazia alguma mensagem… Ate no meu quarto eu ouvia e ate o som interno da minha meditacao se sintonizou por um dia… Ufa! Como posso explicar? So vivendo uns dias por aqui…

Eu ouvia os homens passando e cantando: SHRI RAM RAM SHAKTI HE... a marcha funebre, os soldados da morte... muitas sensacoes e percepcoes que trouxeram a tona um tanto de reflexoes!

E como processar as mortes da minha vida e das pessoas queridas que ja partiram… Morte-Vida; vida-morte!!! Os indianos dizem que a cremacao eh educacao e que ao ver os corpos queimando traz aprendizado. Sim, aprende-se e muito com a morte! Vendo os corpos sendo queimando como lenha, nao existe nenhuma diferenca!...

Tem um predio abandonado perto do cematorio onde vive um saddhu que adora Kali, o aspecto devorador da mae divina. Ela eh simbolizada com um colar de cranios e a lingua de fora que sorve as gotas de sangue dos demonios. Parece cruel e assustador, mas tem um mensagem interessante quando se compreende o mito.

Eu fui perto para ver e tambem algumas vezes subi no predio, do terraco eh possivel se acompanhar todo o processo da cremacao. Era um processo de meditacao, em silencio observando e aprendendo com tudo que via. Os dias ue passei em Varanasi eu comi menos, tinha menos fome e tambem menos sono. Creio que foi um reflexo das emocoes e sentimentos foram detonados e me desencadeou um forte processo de aprendizado com as cremacoes.

As sublimares mensagens nas estranhas experiencias em que tudo eh muito intenso. "This is India!".

Em cima do suporte de madeira e bambu, o corpo deitado da pessoa morta chega envolta nos panos coloridos que a cobrem toda. Primeiro eles dao um ultimo banho no Ganges e enquanto isso se prepara a pira funeraria, traz-se a lenha e coloca-se o corpo sem o suporte, tiram-se as cobertas coloridas e fica so o corpo envolto num pano branco. Mais lenha em cima, o parente mais proximo, da 5 voltas com uma palha e ateia fogo.

Quase nao ha mulheres ao redor! Elas ficam em casa fazendo as preces e os pujas, as ceimonias do funeral.
O ritual-funeral dura 13 dias ao todo, a intencao eh liberar a alma, auxiliando na pratica do desapego tanto para quem fica e como para quem partiu. Ah, nao sao cremados os corpos das gravidas, das criancas, dos santos e dos leprosos. Aos seus corpos sao amarradas pedras bem pessadas e sao lancados no meio do rio Ganges.

Por que? As criancas sao como flores, tao puras e sutis que nao devem ser jogados ao fogo, as gravidas sao as bencaos de luz que carregam uma florzinha no ventre, os santos seres tao sutis que devotaram suas vidas ao bem e a espiritualidade, sao almas puras e elevadas e ja os leprosos sofreram tanto nas suas vidas que ao serem jogados no rios tem seus corpos antigos purificados para que recebam um corpo saudavel na proxima vida.

O hinduismo eh a crenca da reencarnacao e do karma, eh o que explica todas as miserias, as dores e os sofrimentos humanos, eh o que consola e cria tambem uma redencao ao que eh, servindo tambem de incentivo para a reforma intima.

Claro que cada qual usa os ensinamento como lhe convem e tem pessoas tao amarradas as ilusoes que a ignorancia consome encobrindo a visao real para que se torne capaz de transformar.

Ha 2 predios perto do crematorio que sao mantidos por doacao, vivem doentes terminais que escolheram vir para Varanasi para morrer, porque eh a cidade da salvacao. Um dos antigos nomes de Varanasi era Kashi que significa cidade brilhante, tambem conhecida como Benares. Ha muitas historias sobre reis, santos, yogis e bem como contos da mitologia que aconteceram por aqui.

Para mim isso representa pratica e o desapego, que eh o ato da entrega e do render-se, simplesmente!

Novamente, encontrei o grupo brasileiro que antes estivera em Rishkesh. Mais 2 dias na companhia dos brazucas, da querida Janete e Telma, bem como dos demais seres especiais. No todo, atraves do desafio do coletivo, mais peculiaridades interessantes para agregar mais crescimento.


Foi otimo! Passeio de barco com a galera, onde vimos o bonito Diwali, festival das luzes e flores. No dia seguinte, ainda contemplamos um esplendido amanhecer, tambem de barco, vimos o sol nascer do Ganges. Grandioso momento de luz!!!

Boas vibracoes e aquele carinho e energia boa que so a gente que vive no Brasil sabe o quento eh bom e faz falta quando se viaja. Eu amo viajar, mas nao tem lugar melhor para morar do que o Brasil. Existem falhas em todo lugar, por isso ate mesmo com todos os problemas socias, Brasil eh uma terra abencoada!!!

Ate breve!!!

Beijos de flores de luz...

Nenhum comentário: