"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Conversas de eus com D'Eus...

"Se o olho não fosse como o sol, não poderíamos ver o sol;

se não carregássemos dentro de nós o poder de Deus,

como poderiam as manifestações de Deus nos encantar? "
Johann Wolfgang von Goethe

Chego a conclusao de que amo todas as religioes, cada qual tem algo a me ensinar, mas em sumo, nao sigo nenhuma especifica. Respeito todas, mas acredito no ecumenisno em UM SO TODO- UM, um so Deus ou que nome se queira denominar para esse Principo Uno Imanifesto e manifesto.

Sigo a religiao que todas as linguagens, racas e crencas entendem, a religiao do AMOR. Como afirma Mahatma Gandhi: "Quem atingiu a substância da própria religião chegou também à substância das outras religiões".

O sentimentalismo espiritual da minha poetica alma, me fez ter apegos as formas divinas do hinduismo e budismo. Ha tempos no Brasil eu ia nos monasterios e templos para cantar, dancar e adorar com muita devocao todo esse simbolismo cheio de ensinamentos e lindas mensagens. Por volta dos 15 ou 16 anos, meu primeiro contato com o budismo foi com um monge numa palestra e com o hinduismo foi la na Avenida Angelica em Sampa, com o movimento Hare Krishna conhecido como ISCKON no tradicional dia de domingo com mantra (canticos) e prashada (alimento consagrado).


Todos os diferentes deuses e deusas, na realidade sao aspectos de um so Deus, suas inumeras manifestacoes ou encarnacoes tem diferentes propositos. Eh puro esplendor contemplar sua beleza atraves dos adornos, belos enfeites, inumeros bracos com diferentes objetos e cada qual tem seu devido por que, cada qual um conhecimento intrinseco... Eh ilimitado e vasto falar sobre cada detalhe.


Aqui na India toda a minha devocao e amor pela cultura vedica e tantrica, se fortaleceu cada vez que eu entrava num templo e me misturava com os indianos. Os aratis ou pujas sao os rituais que se oferecem flores, folhas, incensos, fogo, agua e alimentos cada qual representando um dos 5 elementos. Sao simplesmente lindos e poderosos quando se esta aberto para receber essa energia de luz, de divino poder!


Claro que as vezes, sao meio confusos pelo zum-zum-zum dos acelerados indianos e as vezes a multidao tambem deixa seus rastro de muita sujeira pelo caminho, o que nao acontece nos locais budistas, sao impecaveis.


Bem, mesmo assim, fui seguindo enebriada pelas divindades e pela energia devocional nos templos, nas casas e em todo o lugar. Tudo que eu ja havia estudado sobre a filosofia e cultura hindu tambem ganhou novos contrastes e cada dia aprendo algo novo, mais e mais...


Porem, todo esse sentimentalismo da lugar ao que vai alem de meras emocoes. Primeiro eh preciso ter a atitude corajosa de se desapegar de tudo e se esvaziar, para somente, entao e finalmente, encontrar o espaco adequado para se abrir ao que simplesmente EH!
A experiencia India me preenche com um sentimento elevado com o pe no chao. O coracao caminha de maos dadas com a mente e nesse casamento alquimico que eh selado com todo o amor-sabedoria, vibra a devocao em sintonia com os questionamentos necessarios que me fazem duvidar de tudo para poder compreender desde a essencia.
A ciencia espiritual eh a razao conclusiva que da conforto e centramento. Assim, o anterior extase da loucura de amor e devocao eh unido a sabedoria do conhecer desde de dentro.
O hinduismo gira em torno da explanacao sobre a materia (prakriti ou pradhana ou substancia primordial) que se conecta atraves da alma (atma ou purusha ou espirito ou atomo). Do ponto de vista da filosofia vedica ou Vedanta, se apega as expressoes grandiosas das divinas qualidades que se manifestam nessas perfeitas formas de "Deus-Deusa", como o Criador-Mantenedor-Destruidor, a Fonte de Tudo. Ja do ponto de vista, Samkhya, mais metafisico e cientifico, com o qual o budismo eh bem parecido.
O hinduismo segue em trabalhar-se com o coracao, eh puro sentimento, na condicao de saber que se vive na materia e como ser espiritual, tambem se esta alem dela. Essa eh a meta, MOKSHA (liberacao), onde se manifesta a uniao que transcende a toda a dualidade.
Da mesma forma, isto eh com o objetivo de libertacao desse ciclo de vida-morte-renascimentos chamado samsara, caminha o budismo e vai ainda mais alem. Segue tambem na auto-reforma com a intencao de desenvolver o coracao puro, a mente pura e pureza da fala-comunicacao-expressao. Com o coracao puro se alcanca a mente pura que se projeta nas acoes conscientes e na correta fala. Para aquele que medita, limpa e clareia a mente, conclui e realiza que nao ha eu e nem Deus, pois se existe diferenca ou dualidade nao existe a realizacao Divina de UNIDADE ou yoga.
"A Realização de Deus nada mais é do que a habilidade
e a abertura do coração para amar tudo com igual intensidade. "
Amma
Atraves da viagem para dentro do mais infimo aspecto do ser, o atomo, o budismo como ciencia da mente, alem dos rituais e preces utiliza a meditacao como um precioso instrumento. O foco eh ir a fundo nessa pesquisa dentro de si mesmo e chegar ao interior do atomo, a conclusao que se tira eh a mesma estudada pelos cientistas: no interior do atomo ha um imenso vazio.
E nesse vazio, tudo eh possivel, existe toda a forma e ao mesmo tempo nada existe. Encontra-se o silencio e o som que no zen eh dito como "o som produzido pelo bater de palmas de uma so mao", alguns ainda chamam de musica das esferas.
Esse eh o encontro de EU com DEUS. Eh algo que acontece aqui e agora, nao somente quando se morre, nao eh algo somente alem da morte. Todo o objetivo que podra dar o verdadeiro sentido para a vida, literalmente, esta bem debaixo de nosso proprio nariz, ou seja, ao nosso alcance, porque eh sempre existente, basta limpar o espelho da mente, dentro de nos AQUI e AGORA!
O hinduismo me mostrou como cultivar o divino e ver a todos como uma manifestacao de Deus. Os cultos e as festividades tudo se volta muito para o exterior, depois ao reduto do lar, de sua pratica pessoal. Comeca a executar a culto de dentro, isto eh, a chamar o divino tambem para o reconhecer dentro de si e ao realizar o divino dentro de si, isso eh yoga.
Yoga eh a uniao dos opostos e complementares, feminino e masculino. Para unir eh preciso estar separado e quando se esclarece o porque de estar ou sentir-se isolado ou separado, alcanca-se a percepcao que te guia pelo caminho continuo de manter-se unido.
Chega o budismo para treinar a mente, serenizar a turbulencia do mundo que se revela no dentro-fora.
"Se a mente estiver eternamente inquieta,
distraída por mil preocupações mundanas,
não será capaz de apreender a verdade. "
São Basílio, o Grande
Eh mesmo uma experiencia individual, cabe a cada um de nos se dedicar para encontrar a si mesmo, a descobrir o eterno ser em si. Ir ao encontro de si eh a grande viagem que se concretiza para mim, nessa viagem chamada India.
Tudo de bom que compartilho e que recebo por aqui eh so um reflexo do que procuro cultivar...
"À mente que é serena, todo o universo se rende. "
Lao-tsé
Satisfacao unica ao perceber tudo que sei se dissolver e realizar a divindade dentro de mim e ve-la tambem ao meu redor, em todos os locais e em todos os seres. E encontrar o que se chama Deus, num espaco silencioso, amplo e vazio, dentro desse pequeno eu que sou.
Sao estagios, cada filosofia e cada mestre-professor eh como uma etapa que cruzamos na carreira escolar espiritual. Primeiro, vem a vontade, o aspirante busca aqui e acola ate se identificar com um caminho e dar os seus primeiros passos para evoluir dentro de suas proprias experiencias-conclusoes.
Galgando degrau a degrau o buscador descobre suas capacidades latentes, a confianca se reaviva, o poder interior vem a tona e lentamente te capacita para irradiar o brilho da consciencia.
Em segundo, vem o estudo e o auto-estudo, o conhecer e aprender mais e mais sobre como usar o poder: onde e como e porque. A pratica diaria te instruindo como o maior mestre que te alerta e te mostra como continuar.
Se procura muito fora o que ja esta dentro, ja eh, ja existe e sempre esteve ai ou aqui. Mas eh o caminhar, assim eh, porque simplesmente eh a compreeensao do que EH ISSO, simplesmente!
Em terceiro, a fatidica pergunta que assola todo o aspirante: "Por que?"
Por que tudo isso?, nessa altura ja estamos dominados pelas emocoes e sentimentos que nos entorpecem, estupefatos e enebriados pelo esplendor desse sabio poder que se chama AMOR. Nosso ser se contagia de alegria serena e caminha na compaixao pelos demais, desejando que tudo que se recebe seja tambem recebido por todos os demais.
E a gente danca, canta e medita no amor... ate que tudo isso se desfaz e nao ha mais explicacoes, nao ha mais nada, somente EH!
Meditacao-amor em cada acao-situacao acontece, simplesmente...
Fluidos de luz daqui de dentro para dentro de ti...
;)
Ah, e muita atencao ja que tropecar eh facil ;) ...ORAI e VIGIAI!
"A própria mente desencaminha a mente.
Acautele-se contra a mente. "
Poema Zen

Nenhum comentário: