"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Entre os estados: Bihar e Orissa, entre as palavras...

"Vivemos num oceano de palavras.

Mas, assim como um peixe na água,

na maioria das vezes não temos consciência disso."
Stuart Chase

Palavras tem poder!

Os estados do ser refletem o estado do viver! Bihar e Orissa ficam a leste da India e fazem fronteira com West Bengal, onde fica a famosa Calcuta... Ficara para outra jornada ;)

Alem de toda a graciosidade, amorosidade e simpatia de todos, tambem tem umas pessoas dificeis de conviver. E ai como fica a aceitacao? Depois de passar pelo estado de Bihar que me fez pensar sobre a etmologia da palavra "birra", agora estou no estado de Orissa que me faz refletir sobre o termo "oriço", aquele ser aquatico preto e cheio de espinhos.

Bem, deixa entao eu aprender com esse ser e ver o que ele pode me revelar no interior.

Eh bem o que me parece a energia dos lugares que passei nesses ultimos dias, as pessoas aqui sao mais desconfiadas e tambem por causa de umas leis contra estrangeiros. Creio que sao resquicios do proprio preconceito deixado pela colonizacao inglesa ou pelos ricos estrangeiros que vem a India esbanjar grana e assim acostumam mal as pessoas. Tudo bem!!! Sem generalizar porque tem de tudo.

Ufa! Mas que apertos... Passei tranquila por Cuttack, por sorte e gracas a um amigo indiano que conheci no trem e me auxiliou, mas em Bhubaneshwar passei o dia com uma difilculdade tamanha para arrumar lugar para dormir. Acredita?!

Por que? Estrangeiros nao sao permitidos! Uau! Em virtude de uns problemas com a policia por causa das extorcoes que eles fazem e tambem por causa da influencia dos britanicos no passado. Tudo isso criou uma separatividade incrivel. Que triste!

Isso eu somente fui descobrir depois que resolvi vir para Puri e a mesma historia se repetindo. Chorei, orei e refleti sobre o porque de tudo isso estar acontecendo. Sentei-me para relaxar e com paciencia decidir o que fazer e receber uma luz!

A lingua daqui eh Oriya, super dificil e ate se fala hindi, mas o ingles mais ou menos, ou as pessoas nao fazem esforco mesmo para auxiliar. Enfim... Tambem nao sao tao prestativas como nos outros locais.

Vi um gringo numa bicicleta conversando com um rapaz local, quando lhe perguntei se falava ingles, senti nele uma prepotencia e uma arrogancia que depois parei para pensar se nao era um reflexo de mim mesma e por isso tudo o que acontecera.

Enfim... a luz chegou e ele me deu as informacoes que eu necessitava e me explicou o porque de tudo e me disse o local onde era permitido acolher estrangeiros. Ufa! Que canseira...

A cada momento um desafio, algo novo dentro da magia que flui me levando por essas terras.


Tenho mesmo refletido sobre os pensamentos e suas projecoes nas palavras e atitudes. Um leva o outro, todos interligados. E aqui o termo religiao que serve para nos re-ligar e re-conectar com o divino e vejo as leis humanas criando o seu oposto, a separacao.

Seguindo e aprendendo, no reflexo de fora, o espelho de mim mesma, entre a luz e a sombra, entre as perfeitas-imperfeicoes de ser humano. Eh isso: "Quando nada parece ajudar, eu vou e olho o cortador de pedras martelando sua rocha talvez cem vezes sem que nem uma só rachadura apareça. No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas e eu sei que não foi aquela a que conseguiu, mas todas as que vieram antes." Jacob Riis

Nos estudos do Bhagavad-Gita e do Yoga Sutra me vem claramente a importancia da continua lapidacao, a reforma intima eh constante. E eh bonito de ver como temos o poder de mudanca e ao mesmo tempo como tambem nao temos poder de nada. Tudo depende do ponto de vista e qual parametro se usa. Dentro do microcosmo, como o meu corpo-mente tenho muito poder de mudanca, mas no macrocosmo, como o universo, tal poder de mudanca parece pouco, pequeno e ate limitado.

O Brahman eh chamado o Supremo Universal. Representa a verdade, a sabedoria espiritual e a liberdade (sathya, jnana e swa-tantra). A evolucao espiritual nos capacita para alcancar esses planos elevados, o aspecto criativo do Brahman. Tal aspecto nao pode ser limitado a este cosmos particular.

E nada como um dia apos o outro, para trazer conforto nos raios do sol ao amanhecer e ao entardecer. Que delicia tambem chegar na praia e contemplar dias de lua cheia e a celebracao de mais um dos inumeros festivais hindus.

Beijos e mais beijos na saudade e na presenca
Ka

Nenhum comentário: