"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

sábado, 24 de novembro de 2007

Ser ou nao ser, eis uma questao de Ser sem preconceito...

"Viver para si mesmo
é a origem de todo sofrimento."

Paramahansa Yogananda

Chego ao templo, tiro meus sapatos, deixo minha camera no guarda-volume. Vestida a carater, no tradicional traje indiano, o Panjabi. Tranquila sigo no rito para receber o darshana da divindade. Tem um lugar para lavar as maos, o rosto e os pes. Que bom! Nao eh todo o templo que tem isso, na maioria das vezes sao bem sujos. Assim, sigo agradecida pela agua que me purifica antes de contemplar a deidade. Estou feliz, mas tambem apreensiva pela multidao!

Eis que sou barrada na entrada. Como assim? Reacoes diversas, logo sobe um calor pelo corpo e nao compreendo tal situacao. Isso nunca acontecera antes. Tento conversar com os guardas e com uns hindus vestidos no doti, o traje para homens. Estao com o dorso nu que mostra seus cordoes de Brahma.

Sim, sao brahmanes e dai? Vejo seus dentes vermelhos de tanto mascar uma mistura de tabaco com especiarias... Tambem descobri que o hinduismo em essencia eh vegetariano, em virtude da pratica do ahimsa, a nao violencia. Mas o ser humano tem corrompido as divinas leis originais e a reconstroi a seu bel-prazer. Hoje, os nao-ortodoxos comem peixe, frango e outros animais, mas a vaca eh sagrada!!! Mais uma das contradicoes naturais do ser humano.

Tento compreender e as questoes saltam na mente! Ser ou nao ser? Ser um eu puro ou impuro? Ser um hindu ou nao? Afinal, o que eh a religiao? Para que serve? Onde esta a unicidade, a igualdade, o respeito e o amor mutuo? As leis de Deus estao agora reguladas pelas leis dos homens e estes a deturpam!

Se eh o templo de Deus, como podem as leis humanas impedir alguem de entrar? Minhas sinceras intencoes, cairam no chao sem valor nenhum. Despenco mais uma vez do alto de meus ideiais, crencas e utopias.

Comeco a perceber um furor nas atitudes deles, o mesmo furor que passo a sentir dentro de mim. Fui barrada bruscamente! Nessas atitudes inesperadas, demorou para cair a ficha com relacao ao que estava acontecendo. Seus olhos insandecidos me deixaram confusa. Nem tenho qualificacoes para dizer como me senti. Estranho, tudo muito estranho... Creio que pisei no "oriço", literalmente. Doi, porque o espinho eh longo...

Por ser estrangeira, sou um ser sem casta e sendo sem casta sou uma "intocavel" ou como se chama por aqui, parya. Muito esquisito um sistema religioso que separa, como todos o sao. Viver o preconceito me levou ao fundo do posso de mim mesma, apos desmascar tanto de mim e ate sofrer uma desilusao comigo mesma, cai nessa para firmar o aprendizado.

Afinal, o que eh o preconceito? Creio que nunca tinha sentido na propria pele um preconceito tamanho. A entrada de nao-hindus nao eh permitida no templo? Ainda fiquei a conversar tentando explicar o sentimento do que esta no coracao. Acredito ser hindu-budista-crista-judia, por que nao?! A religiao eh somente uma, a religiao do coracao e do AMOR! O ecumenismo eh tudo que aceita e abrange a todos.

De fora eu olhava uma imagem do Lord Jagannath. De maos postas supliquei calma a mim mesma, dei uma de crianca "birrona" e decidi que nao ia sair dali ate entrar. Nao durou muito tempo e percebi o ridiculo de mim mesma.

De repente me pego chorando muito porque fui impedida de entrar no templo, porque sou estrangeira e isto quer dizer nao sou hindu por nascimento. Nossa que triste! Ainda mais porque eh a deidade que gosto mais. Assim tudo isso veio a tona para revelar um pouco mais de meus egos. Lapidando-me mais uma vez e sempre avante!

Volto a falar com o chefe dos guardas, ele me manda procurar o escritorio do templo. Escritorio do templo? Enfim, mesmo indo ao tal escritorio, espero um tanto e apos lhes dizer que honro sua cultura, acredito nas imagens do hinduismo... bla-bla-bla... Contei que tenho viajado aqui nesses meses peregrinando nos locais sagrados, nada feito! Contei minha historia e tal quanto me perguntaram... nada feito!

O tempo de espera foi otimo, porque me auxilou a abrandar o choro, as emocoes e "deixar a peteca cair", "baixei a bola", baixei a guarda e novamente cai em mim. Ufa!

Sabe que me fez ter otimas reflexoes sobre mim mesma e sobre tudo... Todo o conhecimento que sei que eh nada perto de toda essa vastidao. Alem do choro, me despertou uma grande ira, eu parecia Shiva andando na rua revoltada por algo tao sem fundamento, descalsa nem senti nada e na volta mais serena depois de conversar e se convencida que nao tinha jeito ja sentia meus pes no chao... Que piada!!! Somente rindo de mim mesma...

Ah!!!... e me lembrei que temos 3 nos internos: Brahma, Vishnu e Shiva granthi e que Lord Jagannath representa os 3 corpos: o grosseiro, o astral e o causal. Para alcancar a Suprema Verdade, a iluminacao acontece quando estes 3 nos sao desatados... que processo longo!!! Navegando pela vida da coluna espinhal, a serpente adormecida que da uns sacodes quando ainda nao esta pronta.

Alem desse estudo da filosofia do yoga em tudo que aqui se apresenta para me fzer compreender o que eh de fato. Ainda refleti sobre uma porcao de coisas que estao acontecendo dentro de mim... sobre a transformacao interior... sobre os egos... sobre as sombras-imperfeicoes e sobre as luzes-perfeicoes do ser humano... sobre meus medos e incertezas quanto a volta em breve para o Brasil... sobre meus desejos e expectativas... uau!

Foi incrivel! E esta sendo...

Aproveitar cada momento para o evoluir! Ver a beleza interior eh sempre agradavel e todo mundo gosta, o mais desafiante eh se olhar nesses lados obscuros que vem a tona, naquilo que nao esta de acordo com a nossa vontade. Que venha toda a sombra, porque o que eu quero eh a LUZ! DIVINA LUZ!!!

Depois meu amigo Giridhari me disse: "nem os grandes mestres espirituais da ISKCON podem entrar! É um absurdo, mas é assim mesmo. Sempre foi. O grande santo Hari Das Thakura, que cantava diariamente 180 voltas de japa, não entrava no templo porque era de nascimento muçulmano. Sri Caitanya Mahaprabhu explicou a Hari Das Thakura que o efeito de ver as Deidades era exatamente o mesmo de ver a bandeira no topo do templo, portanto não fique triste. Olhe a bandeira, ofereça suas reverências e lembre-se que o Senhor Jagannatha está em seu coração."

Agradeco!!! Foi mesmo o que espontanemante aconteceu. Depois que baixou a poeria das emocoes, subi num predio ao lado, uma biblioteca e fui ver o templo de cima... e viva a bandeira de amor dentro de nossos coracoes!... hehehe

HARIBOL! Jaya, jaya! HARE KRISHNA!

Porem, ainda tristinha, na volta andando passei por uns devotos num templo pequenino com as deidades de Jagannath, Subhadra e Baladeva, estavam cantando Hare Krishna com tanta devocao e alegria. Vendo o rosto feliz de um senhor cantando com tanto louvor, toda a escuridao de dentro de mim se dissipou por completo... que bencao!

Eh isso!
Ternamente, sem preconceitos ;)

Nenhum comentário: