"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Bodh Gaya, as pes da Arvore da Iluminacao

"Deixe todas as preocupações para trás
e você terá um coração totalmente puro,
como um espelho sem reflexo ou imagem. Quando seu coração estiver livre de todas as imagens,
ele as conterá todas. "
Djalal ud-Din Rumi


Na forca do meditare... Ouco a cancao silenciosa que me-dita-a-acao. Claro que as vezes se tropeca e enfim se continua a caminhada na imperfeita perfeicao do ser humano. Porem, cada vez mais a meditacao deixa a mente esperta e afiada para que estejamos mais conscientes e despertos para o que se passa dia-a-dia na mente-pensamento, nas falas e acoes.

A lapidacao eh diaria!

Aqui estou em Bodh Gaya, um dos mais importantes locais de peregrinacao budista. Onde o ate entao principe Siddharta Gautama apos deixar o reino e passar anos caminhando, praticando meditacao, experenciando intensas austeridades. Após anos de busca, ele finalmente desistiu, sabendo que não havia nada mais que pudesse fazer. Naquela mesma noite ele se tornou iluminado. A transformação chega, como a morte, no seu devido momento. E também como a morte, ela transporta você de uma dimensão para outra.

Vim para ca com minha amiga Suzi, nos conhecemos no Vipassana em Dharamsala e nos reencontramos em Varanasi. Ela eh um ser especial e delicado, porem com 36 anos tem muitos medos e insegurancas. Nosso encontro, tanto bonito quanto desafiante, nos acrescentou muito. Vejo nela um oposto e reflito sobre a tolerancia e a compreensao. Me deparo com os meus egos cada vez que encontro e sigo com alguem. Os vicios que carregamos se tornam claros: aversao, apego, egoismo, soberba e uma infinitude de sombras que caminham lado a lado nessa magia encantada dessa viagem iluminada.


A luz que brilha atraves de mim nao eh diferente da luz que existe em cada ser. Porem, por vezes quando o outro nao ve sua propria luz, se apoia em nos e as vezes sem perceber suga a luz do outro em vez de fazer brilhar sua propria luz.


Nas boas atitudes o ego cresce e se infla, mas nas falhas o ego me trata como uma crianca mimada que agora precisa de correcao. Eu, por outro lado, tambem me exigo muito certas vezes, de tal forma que nesse momento, pela primeira vez tive uma desilusao comigo mesma. Foi um processo bem enriquecedor que impulsiona o transformar.

Entro em contato com o aprender a ser compassiva e honesta tambem comigo mesma, em aprender a amar incondicionalmente e tambem a aprender a receber, simplesmente. Sem me exigir demais nesse amago do servico humanitario ou altruista. Quanto mais se busca, mais se perde... assim sento-me em silencio e aprendo com Buddha a simplesmente nao fazer nada e deixar acontecer.


Caminho pela cidade, sempre ha o assedio ou por inumeras criancas ou pelos adolescentes ou pelos lojistas e os homens da bicicleta-rikshaw. Tem dias que eu gostaria de ser invisivel e caminhar em silencio, sem perturbacoes externas. Mais uma vez tenho que rir de tudo isso e amistosamente perceber qua sao apenas projecoes das minhas proprias instabilidades mentais.

Cheguei no ultimo dia de um evento com o Karmapa. Uau! Que auspicioso, sentar e receber os ensinamentos aos pes da arvore onde Siddharta atingiu a iluminacao, se tornando o Buddha. Eu sei que sao somente simbolos, porque afinal todas as respostas estao dentro da cada um de nos.

Ha 3 importantes encarnacoes do Karmapa, se houver interesse acesse: Karmapa Trinlay Thaye Dorje = http://www.karmapa.org, que reside na regiao de Darjeeling ou Karmapa Gyalwang = http://www.kagyuoffice.org, que reside na regiao de Dharamsala. As vezes tambem me confundo com tantas pessoas ilustres, mas enfim... partes de um mesmo UM!

Recebi boas bencaos nessa jornada pela India, alem de contemplar a divina presenca do Dalai Lama, tambem vi 2 desses Karmapas. Este ultimo quando ele tocou minha cabeca, um arrepio e muitas vibracoes que fizeram todo o meu corpo tremer.


Foi incrivel! Em seguida, fiquei meio em extase e paralizada com uma vontade de chorar sem parar... O choro nao rolou, era somente pura emocao que eu tratei de assimilar. Esses seres de luz sao puro amor e compaixao e nos toca profundamente a alma.


Que forte presenca, um Karmapa se foi e o outro chegou. Quantas bencaos nesse caminho. Aceito, confio e entrego, sempre estando na hora certa e no local certo. E tudo eh, simplesmente!

A energia eh muito forte, o hinduismo se manifesta nos vilarejos ao redor do grande templo Maha Boddhi que foi construido por um rei budista, o famoso Rei Ashoka. Aqui eh budismo com a mais infinita variedade de monges e cores em suas diferentes roupas. Ate uns 30 anos atras as casas estavam mais ao redor do templo, depois o governo fechou em torno do templo, criando um ambiente para proteger o monumento historico e tambem para que os peregrinos pudessem ficar mais a vontade.

Manoj, um querido novo amigo-irmao indiano pertence a uma dessas familias que tiveram de se mudar para alguns quilometros alem. A vila dele eh uma graca. Fui almocar na casa da familia e dos amigos, tambem teve um ritual muito lindo para o Sol (Surya) que durou 2 dias. Eh um festival atras do outro!!!

Bem, vou seguindo... sentar a beira da arvore e aprender a meditar! Ontem de noite, sentei la dentro do templo Maha Boddhi energia alta. Depois segui para perto da arvore da sabedoria - "Bodhi Tree"... Circula muita gente o dia inteiro, pessoas passam apenas para visitar, outras param para meditar e outras fazendo preces, recitam mantras.

Estava eu de olhos fechados dando inicio a pratica e chega um docil cachorro, sei la onde e do nada apareceu, com sua patinha comecou a me chamar pedindo carinho... Me tocou forte o coracao. Era uma cadelinha muito fofa, eu parava de acaricia-la e ela me dava a patinha de novo. Fazia um som bem manhoso e nao dava para resistir a sua docura. Eh algo muito compassivo e amoroso que vibra desde o coracao de cristal do planeta ao coracao de Buddha e da energia divina que habita em todos os seres.

Pulsa forte o que todos carregam no fundo da alma, a libertacao dessa roda de nascimento-morte. A meta eh mesmo o sair do sofrimento. Apenas se libertar do que quer que seja e ate de si mesmo ;)

Vejo todo o processo religioso, toda a ciencia de algo que puxa o ser a querer cessar tudo isso. Somos capazes de fazer tanta coisa, sao tantos rituais que se baseiam em tantas crencas. As vezes eu acredito e as vezes eu realmente desconfio de tudo isso... Quando sento para meditar, primeiro encontro e relaxamento, entro em contato com a divina presenca que em mim habita e nessa verdade do Eu, a resposta eh tao clara: SIMPLICIDADE!

Vejo a todos como meus espelhos, ai estao fazendo milhares de reverencias, recitando muitos e muitos milhares de mantras, mudando suas vestes, raspando a cabeca, infinitudes de coisas... Eh necesario tanto sacrificio e esforco na vida? A paz eh tao suave... A felicidade eh tao delicada...

Passo nesse momento de questionar tudo! Em direcao a luz do saber, ao encontro da verdade ou do que seja... Se preciso me esforcar, como posso continuar a degustar algo que nao me deixa a vontade? Afinal o que me satisfaz? O que desejo? Quais sao os meus sonhos e propositos?

Eita! Nada mais, nem aqui e nem ali, eh ca dentro!

Respiro, sinto-me, reconheco, simplesmente o presente se manifesta. O que me aparece eh um grande vazio cheio de possibilidades e me deleito nessa calma. Apenas observar tudo acontecer sem o minimo esforco!

Beijos budicos
ka Deki

Nenhum comentário: