"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

domingo, 18 de novembro de 2007

A doutrina de um Buddha

"Todos querem mudar o mundo,
mas ninguém quer mudar a si mesmo."

Tolstoi

Vale a pena ver o filme "O Pequeno Buddha" para conhecer melhor a historia de Buddha.

Ha grandes exemplos na minha vida que aprendi a contemplar e desde algum tempo procuro seguir seus passos. Assim como Buddha, Jesus Cristo eh tambem um outro grande yogue. Todos por seu exemplo de amor, compaixao e meditacao. Eles mudaram o mundo a partir de si mesmos. Eh grandioso!


Buddha ao deixar para traz uma vida de muita riqueza e ostentacao seguiu um extremo oposto, crendo que poderia ser a solucao. Uma camponesa simples de um vilarejo estava querendo engravidar e assim o sabio lhe disse para fazer uma oferenda a um santo. Sujata colheu leite de 1000 vacas e deu a uma vaca, do leite desta ultima ela entao fez o khir (
leite com arroz, tal como o arroz doce) e ofereceu a Siddharta.

Sujata lhe convenceu a quebrar um ciclo longo de jejum, ensinando-lhe que nada eh atingido pelos extremos, o equilibrio eh o caminho do meio.

E s
omente apos este encontro com Sujata eh que ele atingiu a iluminacao, tornando-se o Buddha. Eu acho incrivel ver o papel da mulher nessas historias. Eh uma presenca fundamental, mas quem leva a fama eh o ser masculino. A mulher em toda a cultura indiana segue na simplicidade, creio que ai esta toda a sua grandeza. Porem,, no decorrer dos anos foi distorcida e ha muitas campanhas que vi em algumas cidades, nesse despertar do valor do ser mulher.

E assim como a base do budismo eh o caminho do meio, o que vale eh nao mais haver esses polos opostos e sim cultivar o equilibrio homem-mulher dentro de cada ser.

Saber sobre a doutrina do Buddha que ha em nos e despertar essa luz interior!!!

Meus questionamentos seguem em ver todas as diversidades e acreditar que cada qual deve dar seu esforco maximo para reaviver esse potencial de felicidade, paz e harmonia na vida!

E ai? Que adiantam tanta filosofias ou inumeras praticas? Sentada nos templos hindus, acompanho os festivais com pujas que demoram horas. Aqui no templo Maha Boddhi, inumeros budistas de todos os cantos do mundo, vem praticar a meditacao e algumas pessoas fazem milhares de prostacoes. As vezes me pergunto onde eu me encaixo? Que doutrina seguir? E vejo mais e mais claro que meu ser eh mais ecumenico.

Tantos rituais sem fim e me vejo num ritual de ser, simplemente um nada!

Se algo me exigirah esforco, nao sera o caminho mais correto para mim. A senda espiritual eh suave, agradavel e natural... Como segui-la cabe a mim ir dentro de mim mesma e reconectar com essa verdade interior que espontaneamente estara em sintonia com a Verdade Suprema.

Ah, como desejo que todos os seres possam reencontrar sua paz, serenidade, em harmonia e amor consigo mesmo e com o todo.

No fim de tanto conhecer, percebo que somente me cabe deixar tudo isso para traz a cada dia. Novos conhecimentos vem, outros se vao... Cada qual eh um degrau para a ascensao, quando subo eh solido e no instante seguinte se dissolve.

Assim eh o caminhar, o que passou se desfaz, o que virah nao se avista, o que vale eh mesmo o eterno presente, tao vivido e colorido que se pode chamar de uma DADIVA dentro do que acontece simplesmente por um tempo-atemporal, o intemporal aqui e agora!

Flores de luz...

Nenhum comentário: