"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

domingo, 8 de abril de 2007

Os Encantos de Vrindavana

"Da-me a flauta e canta
O canto eh o melhor saber
E o lamento da flauta sobrevive ao cintilar das estrelas"
Khalil Gibran

Amor-Perfeito... Essa flor que esta tatuada em minhas costas, traduz o amor e devocao!

Vrindavan significa jardim do amor e devocao... E da mesmo para sentir no ar que paira uma beleza transcendental nos devotos de Krishna e em toda a regiao. Eh uma rendicao muito gostosa, em ver como as pessoas ficam extasiadas com os passatempos, isto eh, com as historias da Suprema Personalidade Divina contada pelos livros sagrados (shatras) como o Bhagavad Gita e tambem nos Puranas, entre eles o Srimad Bhagavatam.

Toda essa regiao respira e exala Sri Sri Radhe Krishna, este casal transcendental que representa a uniao perfeita, o Supremo Pai-Mae, o equilibrio em UM! Eh muito bacana as diversas formas de um mesmo Deus, porque cada passatempo (lila) como eles chamam conta uma historia com ensinamentos bem interessantes. E todos os indianos se deliciam com esses contos, eh tao bonito ver essa alegria deles com tanta devocao e amor ao Divino.

E assim cada forma do Divino eh tambem um arquetipo, que foi muito estudado por Yung em sua visita a India. Em sua profundidade traz significados simbolicos muito preciosos para o autoconhecimento. Sim, nos mesmos nos manifestamos em diferentes aspectos…

O cumprimento, o alerta ou a buzina eh um simples Hare Krishna , Haribol ou Jay Radhe!

Muita devocao em todos os templos, ashrams e casas… Todos vocalizando por horas o Maha Mantra quer seja em forma kirtan (mais extroversor) quer seja como japa (introversor):
Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare


Acima eh no Ashram onde estou, em varios momentos as mulheres se reunem e cantam por horas, as vezes somente essas tres e as vezes sao um monte...

Uma pequena cidade, mas tem em torno de 5000 templos. Abaixo o Madana-Mohana Mandir...


Mas o mais animado e cheio de gente, com indianos e estrangeiros, eh o templo do mestre Prabhupada muito conhecido no Brasil e em todo o ocidente pela ISKCON (Movimento Internacional da Consciencia de Krishna).



O programa comeca logo cedo. A manha inicia com o arati (adoracao) as 4h10 e vai ate as 8h, depois leitura das escrituras sagradas, mantras ate as 12h30.

Acima, "japa time" quase 1h30 de vocalizacao de mantra...

Depois comeca de novo as 16h30 e vai ate as 20h30. Aqui aprendi o que eh mantra de verdade com muito bhava (sentimento de alegria). E tambem acordando todos os dias cedinho e fazendo as praticas com a galera… Uau! Muita bencao…


Ah e logo cedo quando abre o altar eles jogam petalas de flores nas deidades ao som do mantra Govinda Adi Purusham… Lembrei da amada Fefa!!! E claro, lagrimas de alegria escorreram delicademente por meu rosto… Muito emocionante!


Fotinhos de Shyamasundara (Krishna) e Radharani... Olha que lindos!!!


Auspiciosidade eh a palavra que traduz esta dadiva de viver na India!

Pude tambem compreender melhor um boa vocalizacao de japamala (cordao de repeticao de mantras), porque teve um dia que eu estava com o intestino solto e nao queria parar de vocalizar, estava em puro extase, eu sentia uma vontade de ficar ali eternamente… Apliquei a concentracao no 3 olho e mula bandha (contracao dos esficteres). Demais de bom! Aplicar as tecnicas de hatha-yoga ao bhakti-yoga foi um achado! Nao tenho palavras para descrever…


Foi massa que teve um dia que fui de onibus com a galera local numa peregrinacao pela regiao! Essas senhoras abaixo sao devotas de Radhe e nao se casaram, estao ao redor do querido Baba de Tamil Nadu que me deu varios ensinamentos e dicas para estudar o Bhagavad Gita... Acha, significa legal em hindi!



Durante o dia conheco os outros templos e visitei as cidades vizinhas, cada uma tem um aspecto importante na historia de quando Krishna viveu aqui na Terra. Visitei Mathura, onde Krishna nasceu… Govardhana, onde ele ergueu com o dedo minimo uma montanha para salvar o povo de uma tempestada… Gokula, onde ele cresceu… Varsana, tem uns locais sagrados com passatempos com Radha, sua consorte…


Tomei banho no Radha Shyam Kunda e tambem no rio Yamuna… Ainda mais agora que descobri que minha roupa indiana seca de 10 a 15 minutos, posso tomar banho a vontade! Eh porque tirar a roupa aqui e ficar de biquini, hum… Nem pensar!

Muitas diferencas nos costumes!

Abaixo, passou por nos uns nomades-pastores e familias lindas super coloridas que sao originalmente do Rajantan... Em breve passo por la!


A parte chata: os turistas cheios da grana as vezes estragam o lugar sabe?! Porque ele eh como aquela pessoa da familia que por ter muito dinheiro acostuma mal as pessoas, deixam-se ser enganadas e quando a gente vem na simplicidade eh dificil… porque a galera local fica de olho so em grana… ate os capeloes dos templos! Tudo acaba tem um custo alto… Ta valendo, no fim por ser do Brasil a gente tira de letra!



Mas enfim… como a material e o espirito andam lado a lado, vamos aprendendo a conviver com tudo!
No interior de varios templos tem pinturas retratando as historias dos Purunas.

Ah…. Visitei tambem a floresta encantada de Radha-Krishna e as gopis… de noite ninguem entra la e quem ja fez isso apareceu morto de manha, aos ver Krishna, nao aguentou tamanha opulencia… Dizem que de noite eh possivel ouvir a flauta e os sons dos enfeites dos pes das gopis dancando a Rasa Lila com seu amado Krishna ;)

Dizem tambem que essas arvores de dia sao pequenas e de noite se tornam grandes!

Muitas historias, muita beleza… Perdi meu coracao aqui em Vrindavana, aos pes de Krishna ;D



Chegou uma galera do Rajastan durante o arati... Muitas cores e muita alegria... Detalhe, olha o senhor na foto, bota fe na vibe?! ;)

HARIBOL! Cante Hare Krishna e seja feliz!

Nenhum comentário: