"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

sábado, 7 de abril de 2007

Amritsar, o Poco do Nectar da Imortalidade

“A meta do amor eh voar ate o firmamento”
Khalil Gibran


O caminho da vida se move em silencio atraves do nosso ser individual. Cada passo eh uma forma de meditacao...

Cheguei em Amritsar e fui logo para o Golden Temple. Tinham me dito que la tem Guest House (Casa de hospedagem). Senti uma atmosfera diferente e muita gente circulando. Procurei e encontrei a guest house que tem uma parte separada para os estrangeiros. O guarda me indicou um armario e disse que eu mesmo comprasse um cadeado para minhas coisas. Tinha um alemao que acabara de chegar e disse para eu ficar tranquila e que fosse comprar o que precissava que minhas coisas estariam em seguranca. Fui e voltei, lacrei o armario e me mandei para o templo em frente.










Em forma de quadrado, com mais de uma entrada para que todos possam entrar e o templo fica no centro. Eh um lugar ecumenico, aberto para todas as religioes. Guru Nanak eh o grande mestre da religiao Sikh! E ele sempre dizia: EK-OM-KAR, que significa Deus eh UM! Deus eh unico para todos sem distincao de castas, classes sociais ou credo e cor.





Os sikhs se caracterizam por alguns sinais: o turbante com um tipo de pente dentro (comb), cabelos e barbas compridas, roupa comprida, uma pequena espada (sword)...


Deus eh para todos... Um dos seus sucessores contruiu esse templo e em volta a cidade se construiu...



Nessa regiao houveram muitas guerras com os muculmanos vindos do Pakistao, hoje estao em paz por toda a India, mas a guerra az vezes ainda rola so que ali para os lados de Kashmir, mais ao norte da India!



E esse templo chegou a ser destruido, mas foi reconstruido pr servico voluntario. Alias, este tambem eh o lema da religiao Sikh, SEVA que eh o servir... Eh muito bonito, porque tudo funciona perfeitamente no templo, super limpo por todo o lugar e olha que ele eh grande! A parte da cozinha tambem... e super organizada distribui prasada para milhares de pessoas que passam por aqui o dia inteiro... e a guest house tambem eh mantida por doacao! Um exemplo de lugar!



Fiquei mesmo comovida e a energia eh tao forte que da vontade de se dar muita grana. Ninguem fala nada, mas da vontade de ajudar mais e mais, porque da para ver que o dinheiro eh bem aplicado e ainda outra parte das doacoes vai para ajudar instituicoes carentes de auxilio a doentes e etc.


Servico eh o que mais me marcou aqui e energia bem similar a dos tibetanos... Compartilhar na pureza e com gentileza! Abaixo o de azul, todos o chamam de Baba, virou meu grande amiguinho que me contou muito sobre a historia dos sikhs e me levou em varios templos e lugares legais... Um fofo!!!



Eu anotei algumas coisas do ensinamentos deles, mas eh muita coisa que somente quando eu voltar da para compartilhar melhor!

Abaixo uma vista da cozinha comunitaria...





Sat Nam Wahe Guru
Abaixo o simbolo que significa EK-OM_KAR - Deus eh UM!

Nenhum comentário: