"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Hinduismo, fonte religiosa e a conduta de vida...

"Adoração não é um ritual:

é uma atitude, uma experiência. "

Anandamayi Ma






A diferenca das demais religioes eh que o hinduismo nao eh apenas um tipo de grupo religioso, eh toda uma estrutura social bem elaborada. Afinal, todos sao expressoes do dharma, o dever ou a virtude. E com excecao dos muculmanos que sao separatistas, todas as demais ditas religioes da India sao de certa forma um desmembramento do hinduismo ou sofreram sua influencia.

Chamado Varnashrama Dharma ou o sistema de castas, dos deveres e conduta de vida religiosa que cada cidadao deve seguir de acordo com os preceitos da lieteratura vedica, os textos sagrados hindus.



Alem das 4 castas, o individuo tem tambem 4 parametros de vida e assim eh recomendado que o siga, pois que essa eh a ordem natural do ser humano do que se acredita ser o correto na cultura hindu.



Dentro de varna ou casta tem-se 4 divisoes ocupacionais: brahmins ou brahmanes (sacerdotes, filosofos) mais estudados e cultos; kshatriyas (guerreiros, zeladores e protetores); vaishyas (comerciantes, classe mercantil e agricola) e shudras (classe operaria, servos ou servidores) que mal fal ingles.



E segundo os ashramas ou as 4 ordens espirituais segundo o sistema social vedico brahmacharya (estudante), grihasta (familia), vanaprastha (dedicacao para a vida espiritual) e sannyasa (renunciante).




Quero partilhar um pouco desse assunto que eh tao real aqui na India, baseado nos estudos e vivencias.

Inicialmente foi criado com o fim de que o individuo tivesse a liberdade de seguir seus dons naturais para auxiliar a sociedade, o todo. Para aprimorar a devocao e o amor, o respeito, os bons valores e virtudes.

Porem, devido a tantas invasoes que aqui ocorreram, esse sabio conhecimento foi deturpado como forma de manter os outros sob controle. O dominio transformou o que era natural e de uma beleza pura e singular para instituir seu monopolio e poder.

Atualmente muitos santos e mestres, tal como Gandhi o intentou transformar, vem desenvolvendo formas de sanar esse transtorno cultural, para que nao haja mais essa separatividade ou preconceito.

Porem, tambem por medo e pela cultura de anos eh nitido o que acontece por aqui. As castas sao divididas entre si e mantidas separadas dos nao-hindus. Muito similar ao judaismo, como forma de auto-protecao.

Alias, uma curiosidade: tem uma historia de que estrangeiro eh considerado menos que um inseto (acredita?). E tem gente que nem gosta muito de trocar ideia ou nao faz questao de ser gentil. Assim quando rola algo estranho ja sei, me consolo lembrando que sou menor que um inseto... hihihi... e nao ligo nao, sorrindo e lembrando disso, sigo adiante!

Bem, as pessoas sao separadas entre si a tal ponto que se tornam intocaveis, umas em relacao as outras. Isso vem mudando, mas dentro de algumas familias bem tradicionais, nao eh permitido o casamento entre castas. Conheci um rapaz, muito triste porque sua amada era de casta inferior e a familia nao permitiu que se unissem.

Em uma cidade, caminhava com 2 rapazes kshatriyas ("guerreiros") que conhecera e eles sempre me dizendo que era perigoso isso e aquilo, nao me deixaram ir a uma parte da cidade onde moram os shudras e os paryas (mais intocaveis ainda). Na real, eles nunca andam naquele pedaco e ficavam me dizendo nao para todo o lugar que eu queria ir, ate com os sadhus e etc...

Enfim, depois que estava sozinha passei nesses lugares ditos "proibidos" e nada de mais... Eu vou mesmo me misturando com tudo por aqui, porque quero entender e sentir o que eh, nao o que me dizem ou o que ja li antes.

Alias, quando a gente da atencao aos intocaveis ou essa gente mais simples e sem estudo, eles ficam super felizes! Mesmo que nao falemos a mesma lingua, a linguagem do amor e carinho eh tudo de bom! ;)

E pude tambem ter a experiencia da diferenca na comida. Cada casta come de acordo com suas condicoes financeiras, nada diferente do Brasil. Porem, teve uma vez que comi com um grupo de shudras e me enchi de muita, mas muita compaixao. Nao tenho palavras para descrever a comida deles, nao que se seja ruim, o que senti depois eh que eu mal podia respirar... Tomei uns 2 lassis (bebida de yogurte) para me aliviar as sensacoes e demorei um bocado para respirar direito... Nossa, foi muito estranho! Senti como se todo o meu aperelho digestivo e os pulmoes encolhessem.

Sao inumeras castas, subdivisoes infinitas das 4 principais. Da para se perder e nem saber como identificar o que he o que!

Cada casta tem sua propria forma de vestir, sua propria cultura, lei, moral e devida posicao na sociedade e o individuo tem tantas regras que passa a vida fazendo o que tem que fazer e nao tem tempo para fazer o que esta a a fim. Nada muito diferente do corre-corre do ocidente... E meu amigo de Nashik mal tem tempo para descansar, ele que cuida dos pais, pois as irmas estao casadas e tem sua vida. Ele tem 2 lojas e mal tem tempo para si.

A intencao de tudo isso, eh manter o individuo ligado ao grupo, de forma a esquecer que eh um individuo. Faz-se perder o senso de si mesmo ou de ter sua vontade propria ou ser livre. De certa forma eh interesante porque faz a pessoa nao se apegar ao seus falsos eus-egos.

Uma amiga indiana tinha alguns sonhos e estava muito triste porque queria realiza-los e quando lhe disse, entao va e faca-os realidade. Ela me disse que se fizesse isso sua familia ficaria infeliz e ela nao podia fazer isso, porque seria infeliz tambem. Ou melhor, de qualquer forma ela estaria triste!

Outro rapaz indiano teve que casar com uma indiana mesmo amando uma inglesa so porque sua mae disse que se nao seguisse a tradicao, sua vida e a vida dela seria um fracasso. Porem, todo o ano ele vai para a Inglaterra ver a amada, a esposa sabe e aceita, imagina o que se passa nela, mas segue resignada, fazer o que!

Uma outra que estava fazendo um curso comigo num ashram, tinha que ir toda a noite para casa, era bem longe onde ela morava, depois no dia seguinte voltava cedinho para o curso. Ela estava se sacrificando muito, sua face cansada, somente para fazer a familia feliz. Essa eh uma conduta indiana, fazer sempre pelo outro e sacrificar a si mesmo.

As vezes me pergunto sobre os limites de tudo isso! Eh bonito servir e ser util, eh importantissimo... mas tambem acredito que se a gente nao cuida de si direitinho com o devido amor, como pode ser capaz de fazer adequadamente pelo proximo?

Enfim... A intencao eh sacrificar o proprio ego! Eh extinguir o ego, porem que outros males podem ser desenvolvidos dentro e sendo suprimidos por anos a fim... Creio que por isso veio Buddha, para quebrar com tudo isso e guiar a todos para o caminho do meio. Assim como Jesus que veio para questionar tais condutas da epoca que estavam indo por um caminho meio duvidoso.

Assim, nada se muda nesse aspecto porque ha muito temor... A submissao das mulheres vai pelo mesmo lado. E medo de ser excluida da sociedade ou familia ou o que quer que seja. Eh por isso que esse sistema ganha uma forca errada e desenfreada... E por mais que grandes lideres tentem fazer algo, eh um processo lento!

Esse sistema gera uma resignacao por parte do indiano, tem que ajustar-se a lei, viver segundo ela e nao criticar. Eh seguir a carruagem ou a caravana, seguir o bando ou o rebanho como o fazem os passaros ou as ovelhas.

Me lembro da carta do tarot acerca dos condicionamentos. E percebo que a intencao eh nao despertar o leao interior porque isso pode causar rebeldias ou conflitos com os demais e quebra o sistema ou o controle. Eh justamente o oposto do sistema original do povo dravida, que prima o yoga, preconizando a liberdade do ser natural e espiritual porque essa eh nossa verdadeira natureza.

Enquanto o yoga tem praticas para a dissolucao de todos os padroes, a libertacao do ser para a uniao feliz. Aqui se ve a uniao como obrigacao nao como algo natural em paz, amor e harmonia.

Desenvolvidas pelos aryas que significa nobres, quero explicar melhor as divisoes ocupacionais ou castas:



1) Brahamnes = relacionado a Brahman (o poder divino, o Absoluto, o Grande Ser do Universo). Visam encorajar, ativar e auxiliar as metas do grupo social. Sao os sacerdotes do templo, filosofos e estudiosos das escrituras, dedicam sua vida para o conhecimento. Apesar que hoje em dia tambem podem ter outros trabalhos. Representados como a cabeca de Brahma, o poder criador ou o pai do universo.

Vive por aquilo que concebe ser a verdade dos Vedas.

2) Kshatriyas = tem a funcao de administrar e governar o povo nos termos da lei revelada pelos brahmanes. Sao os que protegem e defendem e representam os bracos de Brahma.

Vive pela justica e pela administracao impessoal da autoridade.

3) Vaishyas = da raiz vis que significa estabelecer. Sua funcao eh o cuidar da familia na decencia e prosperidade, por isso eh preciso ganhar dinheiro e negociar. Ate dentro das escrituras nesse caso eh permitido aos vendendores mentir para sobreviver... hum... duvidosa questao! Sei nao a que ponto isso eh mesmo original da divina sabedoria. Representam as pernas de Brahma.

Vive para a prospreridade e abundancia da vida.

4) Shudras = da raiz sha que significa sofrer. Sao os trabalhadores gerais e considerados inferiores e ate portadores de pragas espirituais. Que triste!

As castas sao como degraus na escola, da 1a serie a faculdade. Na origem, todos passavam por essas 4 fases durante a sua evolucao espiritual quer na mesma vida ou em diferentes. E todo esse conhecimento tem o intuito de estimular o ser e nao de massificar como o eh atualmente.

O trabalho interior do ahamkara que significa "fazendo o ruido do EU". A licao do shudra consiste em livrar-se do "eu e do meu" e perdendo o sentido do eu, viver de acordo com a lei universal (dharma) desenvolvendo o discernimento.

A vida eh uma grandiosa oportunidade de ascensao. Uma dadiva que nos foi dada para que durante nossa existencia se possa atingir a plena realizacao nao no ceu, mas aqui na terra mesmo, nessa realidade que se vive.

Descobrir o sentido da vida eh descobrir o significado da palavra dharma, isto eh, cumprir o seu dever eh sustentar o universo.

Tem certas coisa que nao podem ser alteradas, nascer como animal ou humano por exemplo, cada qual tem seu nascimento de acordo com certas correspondencias de regiao, onde habita ou onde estuda, etc... A realidade natural eh o cumprimento do dever. Eh ser Sati, tornar-se algo. Como Gandhi preconizava, satyagraha, o ater-se a verdade do que eh!

Sat significa ser e a-sat, nao ser...

Assim nao importa com o ser participa do poder do universo, o que importa eh tornar-se um canal desse poder. Eh ser como as celulas, nao se escolhe ser uma celula do pulmao ou do coracao, conquanto que se cumpra sua funcao. Como a celula que simplesmente coopera com o TODO UM, fazer o que tem que ser feito e pronto! Assim, mantem-se a harmonia desse grandioso universo em continuo movimento.

Ser, viver e aceitar! Eh nao julgar e cumprir seu dever...

Casta eh dharma, viver o seu dever.

Ashramas sao disciplinas, estagios da vida que referem-se aos compromissos sociais (dhama) e ao compromisso da libertacao, iluminacao ou dissociacaco social.

Uma te ensina a aproximar-se de Brahman (brahmacharya) e a aplicar esses conhecimentos na vida familiar (grihasta).

A outra eh voltada para o espiritual, como
vanaprastha eh o ato de retirar-se ja com o dharma (dever) cumprido e preparar-se espirutalmente. Literalmente se retira para a floresta ou caverna para receber as instrucoes do guru e focalizar no seu desenvolvimento interior, o que nao quer dizer que isso nao possa ser feito na caverna de um quarto na sua casa so para isso.

O ego foi preparado durante toda a vida, aqui eh apagar todas as experiencias passadas, tornando-se indiferente a tudo, uma absoluta ausencia de ego, elimina-se todas as amarras da vida, mata-se todos os medos e desejos para tornar-se liberado (mukti) e alcancar a liberacao (moksha).

Como ultimo estagio, so resta sannyasa, a total desidentificacao com o corpo e com o mundo. Estar no mundo e nao ser do mundo! Auxiliando os demais no caminho. Bem diferente do brahmanes que conhecem a verdade, os sannyasas experimentaram a verdade. Eh a total conexao com a fonte de toda a Verdade Suprema.

Interessante e muito bom para repensar nossos valores e repensar a vida. Uma cultura tao diferente e tao voltada para o desenvolvimento do ser, bem diferente do ocidente que eh voltado tanto para o ter.

Eh isso!!! A incrivel diversidade da INDIA...

Do que vi em Kashmir com relacao aos muculmanos, com menos liberdade ainda do ser voce mesmo. Eh uma energia meio pesada, claro que tudo tem tambem sua beleza! Porem, prefiro mesmo nao qualificar, porque nao compreendi ou nao concordei com a forma como eh.

E ja no budismo, ha algo ja mais livre e aberto, mais a vontade para o individuo ser o que eh e que se exprime no modo mais suave dos tibetanos. Tem algo mais verdadeiro, mais sincero, sutil e que me parece mais efetivo para o desenvolvimento interior, no sentido filosofico e pratico da vida individual e coletiva.

Beijos na luz do bem querer
Ka

ou

Deki

ou como quiser me chamar...

Nao sou o corpo mesmo, nem sou um nome ou uma mera mascara.... e ao mesmo tempo tambem sou nada e tudo isso!

;)



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