"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

domingo, 14 de outubro de 2007

Mais historias de Maha Bharata, a Grande India ou a Grande Humanidade


"Para aquele que vê o Sí Mesmo onipresente,
tranquilo, bem-aventurado e imutável,
nada é inalcançável e nada resta a ser conhecido. "
Kularnava Tantra
Eh isso!!!

Depois de finalizar o retiro ao mundo de dentro atraves da meditacao Vipassana , tem que voltar bem devagar ao mundo de fora! ;)
Fico em Dharamkot, um vilarejo a uns 2 kilometros de McLeod Ganj onde tem o templo e residencia do Dalai Lama, eh tambem longe do burburinho. Curto o meu tempo de tranquilidade, de fazer tudo sem pressa e atenta, alerta e vigilante... hehehe

Um continuo treino meditativo. Estar presente a como caminho, como me alimento e o que vem no pensamento, como falar e como me expressar.

Ainda participei dos ensinamentos com o Dalai Lama, falando sobre como desenvolver as virtudes, a mente desperta (bodhichitta) e trilhar o caminho dos seres elevados (Bodhisattwas). Ricos ensinamentos profundos e preciosos momentos na divina presenca dessa santidade de puro amor e compaixao. Nao consigo evitar, sempre vem lagrimas nos meus olhos quando o vejo passar por mim... eh algo sem controle que me preenche de uma sensacao de saborear um delicioso manjar. Quando vejo o Dalai Lama uma pacifica energia paira no ar e me enobrece, me eleva a patamares surreais.

Depois fiz um curso de Iyengar, novos toques para a pratica de asanas (posicoes do yoga). Foi bom!!!


Tenho visitado muitas ilustres pessoas do budismo como Karmapa, parte da triade de lamas principais e outros Rimpoches, que sao os acharyas (instrutores) e representam a classe elevada de lamas.

Tambem visitei um mestre ou guru de um outro amigo indiano que instrutor de yoga. Seu mestre chamado de Baba, eh um saddhu que irradia pelo olhar toda a pureza, amor e generosidade... Ai, que lindo!!! Sinto a divina presenca nessas pessoas de luz!

Porem, muitos encontros auspiciosos tambem com as pessoas comuns, entre novas amizades e outras antigas da epoca que estive aqui em Marco. Tudo muito especial, como sempre eh!

Cada pessoa traz algo, uma mensagem, um carinho, um aviso, um sinal, um ensinamento ou uma troca necessaria para manter o ciclo no giro do ritmo regular e harmonico. Eh muita riqueza abundante que a vida oferece....
Eu, a afilhada da minha amiga, Sapna e a mae da moca... xi, esqueci seus nomes... hihihi... tambem eh tanta gente que se conhece!

Bem, minha amiga indiana me levou a um vilarejo aqui perto nas montanhas, a zona rural com toda a sua simplicidade. Mais bencaos!!! Dormimos por la! Oportunidade de conhece-la mais e tambem de retomar a vida do campo que eh igual em todo o lugar. Algumas novidades como a abobora que cresce no telhado da casa, a secagem das pimentas e outras particularidades que conto melhor quando conseguir colocar as fotos novamente :)
Veja os galhos na arvore, eles colocam pasto para secar e la estocam para alimentar as vacas no inverno.
Este eh estabulo!!!
Apos a colheita, debulhar o milho e deixar secar... O roti ou chapati tradicionalmente feito da farinha de trigo, eh tambem feito da farinha de milho ou de arroz. Delicioso e simples nao tem uma refeicao que nao haja esse paozinho.


A vista da casa, da plantacao e saca o telhado onde tem abobora. Totalmente integrado com a natureza! E depois na hora de preparar os vegetais para o almoco, eh outro aprendizado a parte, como elas manejas a foice para cortar tudo. Surreal! Quase nao se usa faca por aqui, nem garfo, de vez e quando a colher, mas tudo eh muito manual.


As cores da India eh o verde e vermelho, das especiarias, ervas e pimentas que deixam tudo daquele jeito que eles gostam, mas para nos eh um tal de soltar fogo "pelas ventas" :)

E na hora de ir lavar as loucas no rio, ja se aproveita para tomar o banho matinal, escovar os dentes ou ainda ate lavar as roupas. Eh o tradicional jeitinho multiuso indiano!
Minha amiga chama-se Sapna, que significa sonho. Ela eh cantora, linda voz e graca... Toda fofa e uma mulher de muita coragem, muita garra. Foi de frente para com a sociedade e toda uma tradicao que reprime a mulher.
Dentro de casa, na simplicidade da cozinha, muito limpa e organizada!


Acredite que ela desde pequena apaixonada por um rapaz e ele por ela, mas seu pai descobriu e porque ele era de outra casta. O pai logo tratou de casa-la com um outro homem, porem assim que o pai falaceu uns 3 anos de casada, o marido comecou a trata-la mal. E ela saiu de casa com sua filha pequena, retornando para a casa da mae. Ela tem um salao de beleza e o antigo namorado que a ajuda a reconstruir a vida.

O lance eh que o tal marido, ninguem sabe dele e ela quer se separar judicialmente para ter sua vida livre e agora nao consegue, sem falar que divorcio eh um processo demorado e incomum. A mulher tem que aceitar as condicoes que lhe sao impostas... eh o tal processo de mudanca que leva tempo de geracao a geracao... Nossa conversamos muitos nesses dias e cada historia que fica para depois!!!


Um copo de chai, o tradicional cha com leite e especiarias, um habito indo-ingles... Fogo a lenha, roti ou chapati (o pao), a parte interna da espiga do milho serve para lenha no fogo.

E por outro lado, sua afilhada (na foto acima) esta prestes a casar, mas super feliz, porque ela ama muito o marido que lhe foi escolhido, ele eh lindo, assim como ela! Porem tem todo aquele friozinho especial, porque nao tem essa de namoro como eh no ocidente, pois ela vive num vilarejo das montanhas e quando casar vai com a familia do marido viver numa cidade grande. Hum! Muitos desafios....

Tenho sido uma ouvinte para os(as) indianos(as)... Compartilho sonhos e esperancas... desejos entre as alegrias e os pesares... Eh muito louco! Eh como se eu fosse uma antiga conhecida, porque tantas coisas intimas que ouco e por outro lado sou uma mera estrangeira que esta de passagem...

Um rapaz que perdeu seu pais ha muitos anos e tem 2 irmas mais novas, trabalha em outra cidade, mas nao pode trilhar sua vida enquanto nao cumprir a missao de casar suas irmas primeiro. Trabalha duro para juntar grana para o dote. Amou muito uma mulher, era reciproco, mas os pais dela nao esperaram por ele e a casaram com outro cara. Ai, que triste! Tem muitas historias tristes de amor... e o filmes indianos mostram isso naturalmente, entre um misto de muita musica e danca! Eh um divertido melodrama real.

Uma moca que tem 28 anos e nao quer casar, quer ir para a Europa, estudar e ser livre, mas trabalha na esperanca de juntar grana para realizar seu sonho. Tivemos uma sintonia boa e passamos a tarde conversando coisas espirituais e saboreando macas da colheita de sua casa. Ela estava triste e depois me agradeceu porque se sentiu bem melhor com nosso dialogo. Muito querida!

A vida social gira em torno do matrimonio. Para a mulher que eh educada para isso, eh "cuidada" pelo pai ou irmao que depois a "entregue" para o marido. Porem, a fidelidade eh algo muito valioso tambem na cultura.

Claro que nas cidades grandes ou com mais influencias de fora, cidades mais turisticas, tudo eh diferente. Eh uma mistura da tradicao com a renovacao ou a modernidade do ocidente.

Por onde passo eh tao bom esse compartilhar de alguma forma, num sorriso ou num NAMASTE, num olhar ou numa conversa... uma atencao que se da para o outro e para a gente mesmo!

A grande India eh o espelho da grande humanidade... tem um pouco de Brasil nas tantas "favelas" que tem por aqui, no clima e na hospitalidade e ainda tem muitos outros temperos com sabores de muita essencias.

India nao tem traducao! Nao tem definicao cabivel! E eh uma constante impermanencia e abundancia sem limites.

Para fazer alguns cursos ou passeios com ou sem guias custa caro as vezes, porque preco para estrangeiro sempre eh diferente de indiano. Porem, da para viver com 5 a 10 dolares por dia, como da para viver bem esbajando muito como alguns europeus e americanos que fazem a festa nas facilidades e precos baratos comparados com sua moeda nativa.

E tambem da para viver de ashram em ashram e gastar menos ainda... conheci um brasileiro que veio com 120 dolares, em 2 meses acabou sua grana e agora faz uns bicos ou pede dinheiro na rua e esta feliz e faceiro, seguindo a jornada. Ja eh a 5a vez aqui na India!

Tem de tudo... e tudo eh possivel nessa abencoada terra sagrada...


beijos e carinhos com um sabor todo especial das cores da India
ka deki

Nenhum comentário: