"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Budismo, um caminho...



"Fundamental é mesmo o Amor;
é impossível ser feliz sozinho..."

Voto do Bodhisattva, como cantado por Vinícius e Tom Jobim.
"O Amor me deu a vida;
eis a razão para transformar a vida em Amor".



Mas afinal para seguir o budismo nao eh preciso fazer rituais ou usar um robe vinho ou fazer o que quer que seja. Apenas seguir o caminho trilhado inicialmente por Siddharta Gautama. Um principe que tudo abandonou depois de ver o sofrimento da vida de alguns cidadaos do reino.

Fez uma longa peregrinacao experimentando diversas doutrinas ou seitas, sua experiencia para a libertacao se deu por uma simples pratica: MEDITACAO!

Depois de se entregar a esta simples atitude, sentar para observar a si mesmo e praticar com perseveranca, aconteceu dele revelar sua verdadeira essencia, tornar-se o Buddha ou o Iluminado ou o Ser Desperto. Segundo ele e segundo todos os demais mestres de outras seitas tambem, todos somos um buddha em potencial, todos somos seres iluminados, apenas nao despertamos para essa realidade.


Para que seja possivel, eh de uma simplicidade complexa porque exige que quebremos todos os padroes antes impostos, condicionamentos que geramos durante vidas ou em decorrencia de acoes (karmas) de vidas passadas ou desta vida mesmo. Exige que tiremos os veus da ignorancia que obscurecem a consciencia, que impedem que vejamos as coisas com claridade e que nos conduzamos com sabedoria na vida. Exige descobrir nosso verdadeiro potencial, de ativar o amor puro, sincero e incondicional. De fazer o bem e acumular meritos nao por mero egoismo ou egocentrismo, mas para o bem e felicidade de todos os seres.


Por mais que existam as deidades eh incrivel porque nao tem nada de ficar adorando nada nem ninguem ou imagens ou o que seja, nao eh bem uma religiao, mas uma religacao com o que Eh! Simplesmente ser Isso! Como ensina o yoga eh estar consciente e presente em cada momento, eh acordar para o ser de luz que somos e viver sua propria divindade aqui e agora com suas qualidades manifestadas a cada instante, a cada passo, a cada acao... e ate isso tem seus desafios!


Assim como eh construir um mandala que pode durar dias ou ate anos... Ser um buddha nos dias de hoje nao eh facil, porem seguir seu exemplo eh bem possivel e para os mestres seguir eh simplesmente trilhar o caminho por sua propria experiencia de acordo com os principios mais elevados que se possa aplicar na sua propria existencia.

Buddha eh considerado uma encarnacao do Deus, quer seja o nome de Krishna no conceito hindu ou outro nome qualquer para designar o OM ou o UM, afinal Deus eh somente um! So existe UM! Nao eh a toa que se diz tambem AUM... Sim ha UM! Ha um todo um... ;)

Assim, Buddha eh um avatar, ser que descende ao planeta por essa missao elevada de conduzir os demais por seu proprio exemplo, guiando de volta ao Supremo, ao divino e sagrado Eterno ou Absoluto.

Nasceu debaixo de uma arvore, se iluminou, deu seu primeiro sermao e tambem morreu debaixo de uma arvore. Uma simbolica sintonia com a natureza com a arvore que eh um portal do conhecimento da vida, a efetiva conexao entre o ceu e a terra. E que interessante porque nossos pulmoes sao como uma arvore ao contrario e a respiracao eh tudo para a nossa vida!

Eh atraves da respiracao nosso primeiro contato com o mundo, nosso alimento primordial essencial para a vida e, eh claro, para a meditacao.

Se for estudar mais a fundo, tem muito mais sabedoria escondida nas entrelinhas... Eh so abrir os olhos para ver e abrir o coracao para sentir. Assim eh...

Por isso Buddha diz que nenhuma experiencia pode ser ensinada, tem que ser vivenciada. Como todo o legado por ele deixado eh sempre voltado para praticar, praticar e praticar. Ou seja, de nada vale somente ouvir ou ler os ensinamentos, ter conhecimento de que existe ou como pode ser ou como eh, senao calcar suas proprias botas e andar pela trilha. Tudo o que se pode ensinar eh caminho para a experiencia, o resto cada um eh responsavel por sua propria existencia e tem que aplicar na vida.

Porem, somente a meditacao consegue ir a fundo e arrancar o mal pela raiz, isto eh, os pensamentos negativos, os sofrimentos, os apegos, as acoes incorretas ou incoerentes. Meditar eh olhar para dentro de si mesmo, observar-se sem julgamentos, apenas assistir e ver como eh o padrao da mente e o que esta acontecendo nessa realidade interior; meditar eh reconhcer sua propria verdade e ter a capacidade de transformar o ser que olha para dentro e sabe porque realamente se viu, sentiu e percebeu o que pensou e como isso interfere no agir.

Entre outras coisas, uma alegre participacao no sofrimento do mundo e do meu proprio sofrer eh o que venho tambem a aprender no exemplo deste ser iluminado. E ainda mais, aceitando que a vida eh sofrimento, mas que ha uma causa desse sofrer e que posso cessar essa roda viva atraves do caminho octuplo.

Isto comporta nao so a meditacao, mas o caminho do yoga e a conduta perante a vida... eh aqui que entra tambem o conhecimento tantrico do budismo tibetano... estou cada vez mais fascinada e com uma unica certeza na minha vida: o caminho!

Calco minhas botas ou chinelos e decido que quero seguir esse caminho, quero dar o meu melhor pelo bem de todos os seres, nao quero mais magoar ninguem ou causar mal algum. Acredito que eh possivel arrancar as raizes do sofrimento do meu mundo interior e assim ser capaz de realmente auxiliar o proximo.

Do EU nasce o medo, deste nasce o desejo. E todo o desejo carrega consigo apegos que geram sofrimentos devido a dualidade que existe. E todo o apego nos ata a essa "ilusao" (maya) quer seja pela cobica ao que eh prazeroso e agradavel ou pela aversao ao sofrimento ou ao eh que desagravel.

Essa eh a vida!!! Sempre navegamos de um polo a outro, ora em cima ora em baixo, ora feliz ora triste, entre os altos e baixos, as vicissitudes da existencia dentro da IMPERMANENCIA! Porque afinal a caracteristica da natureza eh mudar, mudam as estacoes, mudam as cores das folhas, do ceu, das nuvens... Tudo muda na natureza e nos somos parte dela...

Percebo coomo temos a tendencia de querer parar o fluxo e congelar aquilo que gostamos como se fosse duradouro e a realidade eh que nada eh. "Eh eterno enquanto dure" na poesia-cancao do saudoso Vinicius de Moraes.

O ponto principal do budismo pode se resumir a: eh isso!

Voce eh isso e o isso eh nada. Ou relembrando o que diz o sutra do coracao:



“A forma nao difere do vazio e o vazio nao difere da forma.
Forma eh o vazio e o vazio eh a forma.
O mesmo eh verdade para sentimentos,
percepcoes, vontades e consciencia”
Buddha - Sutra do Coracao






Se a forma eh o vazio e proprio vazio eh a forma. Tudo eh vazio!...




Vejo uma nova realidade se revelar, uma sabedoria subliminar que fala de coracao a coracao. Sento-me na beira do rio para aprender com a agua que flui que ensina a possibilidade da outra margem alem dos pares de opostos.

Ha um ponto na psique que nao sofre influencia do medo ou desejo chamado Lugar Imutavel ou Imovel e somente a meditacao pode te conduzir a esse ponto harmonico que eh o estado de paz nossa verdadeira natureza! E onde ha paz, ha felicidade, ha amor e ha a divina presenca... Serena e amistosa so esperando que a gente la se mantenha aqui mesmo.

E no mais seguir dentro do ponto do mundo que gira, eh facil todo o dia ou noite voltar-se para o leste e praticar a meditacao de frente aonde eh o nascer do sol, ao novo dia, a nova iluminacao que se pode ter a capacidade de ver.



O estagio mais elevado, a liberacao possivel, o Nirvana ou Nibbana ou Moksha. Nirvana pode ser entendido como apagado, ou poeticamente, onde o vento sopra ou alem dos ventos.

Esse dito vazio que eh mal interpretado por muitos, lembremos que Buddha frisa nem niilismo nem eternalismo, eh apenas o caminho do meio!



Com todo o amor, vibrando o melhor para todos nos e por todos os seres....





QUE HAJA PAZ!
QUE TODOS OS SERES SEJAM FELIZES!
QUE A HARMONIA PREVALECA EM TODAS AS NOSSAS RELACOES!
QUE TODOS VIVAM UMA VIDA AUSPICIOSA E PROSPERA!
QUE TODOS POSSAM ALCANCAR A VIDA PLENA, SERENA E FELIZ!



beijos arco-iris e carinhos ...aqui de dentro de mim para ai dentro de ti...

----------------------------------------------------------------------------------
Veja um pouco mais no site: http://www.geocities.com/callceb/Textos.html
e uma experiencia pessoal: http://www.geocities.com/callceb/Reflex.html
----------------------------------------------------------------------------------




No budismo Chines Kwan Yin, a representacao da compaixao!


Nenhum comentário: