"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Vipassana, ver a natureza das coisas como elas sao!

"Pare de falar, pare de pensar,
então não haverá nada que não compreenda. "

Seng-ts’ na / Sosan – Mestre Zen


A floresta branca como chamei carinhosamente. Montanha encantada de seres vivos: lesmas, macacos, aguias, cachorros, entre outros passaros e tantos outros animais e natureza. Cada dia diferente! Um dia de sol, outro de chuva, um dia nublado, um dia quente, outro dia frio, um dia com nuvens envolvendo a mata serena e lindamente... Hum!!! Muita beleza, muita diversidade, muitos e muitos no TODO-UM!

Uma palavra que tudo diz: IMPERMANENCIA ou em sanscrito, ANITYA. A natureza eh mudanca, eh sua caracteristica essencial. O sofrimento vem porque queremos evitar situacoes desagradaveis e congelar momentos agradaveis, sendo que eterno eh o que acontece no presente.

Acertada decisao de fazer o processo de reconstrucao no silencio. Na sincronia com os 10 dias de portal, dentro do que eh experenciado pela sabedoria ancestral do Sincronario Maia. Veja mais em http://www.calendariodapaz.com.br

Fechar as portas externas e mergulhar a fundo nesse universo interior. Olhar para dentro onde comeca a real transformacao do mundo e fazer a arrumacao da casa interna. Momento de pausa e limpeza, purificando o corpo, a mente e a fala, curando a mim mesma e tirando mais alguns dos veus da ignorancia, liberando os egos, aprendendo a ver as sombras e a luz... a aceitar tudo que ha!

As vezes doi, as vezes eh mais facil... mas a riqueza de aprender com a dualidade e tornar-me melhor a cada dia... eh o grande trabalho interior de aceitar a dualidade, a mim mesma no dentro-fora e aprender a lidar com tudo isso... a meta nesse momento eh desenvolver a sabedoria da equanimidade sem cobica nem aversao...

Aprendo a ver o belo no feio e a aceitar o que esta vindo e do que tem vindo nas mensagens, sinais e meditacoes, eh manter a humildade: orai e vigiai!!! Eh isso...

Perceber os processos da vida e tudo que eh ofertado a cada instante quer seja prazeroso ou nao! Mais e mais acredito que tudo tem um porque de acontecer, quer venha pela dor ou pelo prazer, pelo conforto ou pelo sofrer.

A tudo que vem, so nos resta o refletir e aprender, percebendo que tudo acontece porque tem algo a trazer para nutrir o ser ou acrescentar algo na vida.

Como diz Fernando Pessoa: "A morte nada mais eh do que o ponto de partida para o inicio de algo novo"

A pausa eh um precioso tempo para descansar e olhar para dentro. A vida nos traz muita informacao, muito tudo que se revela naquela sensacao de ser tudo ao mesmo tempo dentro de um pequeno agora. Sao muitas coisas que rolam durante toda a nossa existencia. Por isso "dar um tempo" eh um presente essencial que todo o individuo precisa.

Assim, paro e reflito sobre os erros e acertos. Um tempo de Vipassana eh um tempo para o perdao, para a aceitacao, para a liberacao, para enfim retomar a caminhada emanando as mais belas e boas vibracoes de volta ao universo, a todos os seres...

Tem um filme-documentario da experiencia feita em muitas prisoes aqui na India e como essa ferramenta, chamada meditacao, trouxe inumeros beneficios para a melhoria do ambiente nas celas, bem como entre os carcereiros e os prisioneiros. Dando tambem uma esperanca de mudanca para os presos e auxiliando na redencao de seus erros. Isso me avivou mais e mais a vontade de ter mais tempo para a comunidade quando eu retormar a vida profissional no Brasil.

Veremos o que tiver que ser!

Vipassana significa ver as coisas como elas realmente sao e nao como a gente quer que seja! Querendo se informar melhor acesse: http://www.portuguese.dhamma.org Eh bem fundamentado no filosofia cientifica do budismo como ciencia da mente e estudo de si mesmo. Ha discurso do professor Goenka que fala bastante de como nos colocamos entre as dualidades e porque isso nos causa o sofrimento. Ah intencao eh sair desse ciclo vicioso!

O processo consiste num retiro por 11 dias, sendo 10 em silencio e praticando a meditacao durante todo o dia. Aprende-se uma tecnica praticada desde os tempos de Buddha. As pessoas que trabalham durante o curso sao voluntarios e tudo funciona perfeitamente atraves da doacao de servico, alimento e dinheiro por parte de todos que ja fizeram o curso anteriormente.

Esta foi minha 2a experiencia, a 1a foi no Brasil 3 meses depois de quase me recuperar do acidente de moto e foi um desafio intenso na parte fisica, muitas dores e desconfortos. Porem, dessa vez bem melhor quanto as dores fisicas, que deram espaco para um trabalho mais profundo com relacao as emocoes e pensamentos.

Os chamados samskaras sao impressoes latentes deixadas pelas acoes passadas e que tambem sao geradas por nossas acoes no presente.

Outra intencao de todo o processo eh nos tornar conscios de nossas sensacoes geradas pelo que pensamos, falamos ou de como agimos e reagimos. Atentos as sensacoes, podemos diminuir esses samskaras que sao as raizes de nossas reacoes condicionadas. Eh um dos meios de comecar a transformar-se.

Essa eh a meta, quer seja pelo yoga ou somente pela meditacao, quer seja pelos estudos de filosofia ou praticas espirituais ou o que quer que seja, a intencao eh estar consciente e equanime perante a tudo que aconteca, isso eh parte da reforma intima!

Muita gratidao!!! Durante os 10 dias acontece tanta coisa dentro dessa jornada interior. Eh um processo e tanto... Entre a viagem dos pensamentos, percebo que sempre navegamos entre o futuro e o passado ou entre o desejo-cobica e aversao... etc... o yoga e principalmente a meditacao eh justamente essa ferramenta para nos ensinar a viver o presente, consciente e equanime no aqui e agora...

A pratica eh o desafio de deixar os apegos-desejos-cobicas ou dores-aversoes de lado, aceitando e observando... Eh mesmo uma boa pratica para enxergar como estou agindo e reagindo, onde posso mudar e ver que a verdade dessa realidade interior so se manifesta por nossa propria experiencia.

Atraves do olhar para dentro, somente eu mesma que posso me auxiliar, ninguem mais. Eh Isso! Tem coisas que so a gente pode fazer, eh como diz Buddha: "Eu te mostro o caminho, te ensino sobre a trilha para a libertacao, mas a escolha eh sua, caminhar nele ou nao!"

E nao importa quantos passos daremos na vida conquanto que dermos o nosso melhor.

Algumas perguntas auxiliam na transformacao: por que vc se machuca? por que nos permitimos sofrer? Somente cabe a nos mesmos mudar os velhos habitos e condicionamentos desnecessarios e permitir abrir espaco para a luz brilhar desde de dentro, certo? E assim tudo fluir...

As vezes nadamos no rio e se a correnteza esta forte nao adianta saber nadar ou tem que aprender a nadar direiro no fluxo da corrente ou voltar para a margem e observar... deixa o fluxo da vida ensinar a como navegar... observar o rio, a agua, a chuva e refletir sobre uma melhor forma de atravessar o rio para chegar a outra margem... para continuar o caminho...

Agora eh continuar com fe, amor e coragem que depois de toda a turbulencia no oceano sempre vem a calmaria. Eh a lei universal estuda pela fisica, o universo eh feito de ondulacoes nao tem como evitar. Uma hora estamos na crista da onda e em outra hora sendo sugados pelas forcas que fazem a gente girar como se estivessemos dentro de um liquidificador e sem saber como sair da queda da onda.

Assim eh!!! Passei por um processo forte e muito dolorido, de perder a mim mesma de tal forma que nao via mais cor... de sofrer porque eu mesma assim me permiti e me decepcionar com pessoas que amo porque criei expectativas que sao sempre falsas e nao existem... isso eh a tal de Maya ou ilusao...

E agora nesse maravilhoso processo de reconstrucao pude ir no fundo do poco, duvidar de tudo que antes acreditava, me esvaziar para me preencher de novo e esse eh o fluxo magico da vida. Um eterno esvaziar para se preencher... dia a dia... noite que esvazia e escurece... dia que clareia e nos preenche novamente...

Essa a vida que respira!!!

Aprendo com toda a riqueza da dualidade que a India mostra tao profundamente... todo o processo eh intenso aqui... estou amando poder dedicar esse tempo integral para mim nesses meses todos... estava precisando botar o yoga para me quebrar de vez e reconstruir minha vida real...

Eh isso!!! O autoconhecimento puro... muitos estudos e auto-estudos... yoga-meditacao e filosofia... peregrinacao... enfim... espelhos que somos uns dos outros, possamos seguir nos inspirando mutuamente!

Nos encontramos naquele lugar que nao tem tempo nem espaco e mora dentro do coracao: o puro e fraterno amor!!!!


beijos abracos e muitos carinhos
ka deki

Nenhum comentário: