"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

terça-feira, 7 de agosto de 2007

A espiral colorida do bem viver com arte-sabedoria...

"Possibilidades tremendas
dormem dentro de nós!
Somos Infinitos! "
Paramahansa Yogananda – A Eterna Busca do Homem

Vida e cor, flor de amor!!! Faca da sua vida uma cientifica arte de fazer, dar, agir, sentir e pensar o teu melhor, apesar de todas as circunstancias exteriores permaneca em paz, sendo a serena alegria, em aceitacao e irradie teu brilho haja o que houver...
Nessa intensa descoberta do SER e do aprender a SER e nao-ser... Querendo desvencilhar o que nos separa uns dois outros e o que ha no meio de nos que nos faz enfrentar conflitos ou julgamentos, a arte desabrochou alem das palavras, a poesia continua numa inspiracao forte, mas agora as cores fazem parte da arte de embelezar a vida.


Quero dizer que finalmente deixei sair outros lados do ser criativo a participar da teia da vida atraves de desenhos... Vem devagarinho e nisso agradeco a amiga Lisiane-Shakuntala por ter sido meu espelho, no desejo de harmonizar e de selar a oportunidade de ser de igual para igual.


Como espelho ver a si mesmo e o que pode ser feito para aperfeicoar o amor que vem desde de dentro, das nossas mais profundas entranhas e nessa busca como um rugido-colorido de uma camaleoa mutante... Ativando novas percepcoes que permeiam os sentidos e ao mesmo tempo vao alem deles...


Eh uma profunda viagem, eu sei... Que sao palavras perto do que simplesmente eh! Enfim, desenhos ou projetos de mandalas eh o que esta vindo e ja comprei uma canetinhas cintilantes para avivar esse ser arco-iris...




Mandala consiste em relacionar cada uma das partes com o centro, com o todo!


A ideia dos mandalas eh harmonizar-se interiormente, o que ocorre tambem quando se contempla tal imagem. Um processo dual de evolucao-involucao e vice-versa, bem como da propria libertacao dessas dualidades, porque eh simplesmente estar ali e se "apagar", numa complexa e, por vezes, completa abstracao do dentro-fora.

A arte como forma de expressao eh uma meditacao, assim como os cientistas que vao a fundo em seus estudos, entrando num estado de concentracao tamanha que saem de si, literalmente, acessando patamares fora do comum e de onde eles captam as famosas descobertas.
Pois que nada foi criado, tudo sempre esta la e tudo continua aqui... Estamos apenas navegando numa continua e constante transformacao infinita e eterna.

Yoga eh tanto essa arte como ciencia, por isso vejo que eh impossivel limitar essa filosofia a um conceito ou pratica.


Eh sabido que ha uma ordem cosmica de carater impessoal em que luz e sombra se alteram quanto a enfase, a influencia e a forca, dentro de ciclos cosmicos regulares. Todos sao imagens de uma ordem cosmica impessoal, na qual a divindade como forma funciona como intermediaria para facilitar nossa compreensao.

As imagens tambem sao esses portais de acesso a um estado mais elevado ou sutil.

Sendo assim, todo o brilho da arte, exerce um fascinio e ambos sao reflexos que nos permitem reconhecer-se nelas ou si mesmo dentro-fora, que vai alem do ego. Eh a essencia de cada ser, a centelha divina que habita em nos, em sanscrito purusha ou atman (espirito ou alma).

Ser criativo nao se limita a poesias, esculturas ou pinturas... O ser criativo na vida, deixando a crianca interior florescer...

Conectar com a sua propria essencia, ou ainda, com essa fonte impessoal de onde todas as coisas se originam, eh SIMPLES! Eh somente sentra-se num lugar confortavel e em silencio se diexar por um tempo. Porem exige disciplina, treino, dedicacao, regularidade... um caminho comum a todas as doutrinas ou filosofias, ate o proprio Jesus, a meu entendimento, um grande yogi.

E para que se conectar? Existe uma frase muito citada pelos mestres TAT TWAN ASI que significa TU ES ISSO! Isso ou a fonte que eh nao-dual, que eh a origem de tudo, que eh o OCEANO COSMICO e onde estao imersos os principios duais, onde toda a diversidade habita.

Para o pensamento nao ha fronteira que o limite, nao ha tempo e espaco para o tempo ou sentimento. O que nos aprisiona eh o que nos faz identificar com o corpo-materia ou nossos bens ou pessoas queridas, eh essa limitacao que causa ignorancia e sofrimento. Todo mundo quer ser feliz! E a saida eh o desapego que nos capacita a encontrar forcas para sair dessa "escravidao".

Podemos aqui e agora transcender ou seja, ir e viver alem do pensamento, nem livre nem preso... APENAS SER!

Experimentar fechar os olhos, vocalizar o AUM ou OM, ouvir essa musica transcendental te conectar com a fonte. Pode nao ser facil no inicio, mas continue... Eu considero o mesmo processo de quando se esta a aprender a andar de bicicleta... pouco a pouco...


"Se eu não tivesse passado horas procurando Deus na meditação, não saberia que a religião é uma ciência. "


"Você agora está limitado,
quando, porém, pela meditação diária e profunda,
puder transferir sua consciência do finito para o infinito
será livre. "
Paramahansa Yogananda – A Eterna Busca do Homem

E pensar que a gente nasceu sem nem conseguir sustentar a cabeca e hoje faz tantas perimpecias com o corpo, assim tudo eh passivel de se realizar e desenvolver.

Considero isso como ganhar talentos, por menores que parecam, o talento de sorrir, o talento de desapegar ou o que seja... Yoga, meditacao ou vida eh esse processo de subir degrau a degrau, onde se revela a atencao ao caminhar e presenca divina sempre existente, cada patamar que a gente sobe eh possivel ter uma visao melhor.

E o que eh o yoga, senao a arte de viver consciente. Tal arte que eh um reflexo do que esta ao nosso redor. Aprender essa graciosa arte...

Muitas experiencias internas, mais do que viajar fora, agora presencio uma incrivel viagem interior... Possamos todos juntos evioluir, cada qual a sua maneira! Compartilho essa arte que me vem sendo revelada, humildemente reconheco o quanto ainda ha a galgar...

Quando urge a energia florescendo no centro do coracao, traz a expansao do amor incondicional expressa num sentimento benevolente, de compaixao e perdao... Sobe ao centro da garganta e resgata a pureza e a paz do ser ate alcancar o centro da visao espiritual (entre as sobrancelhas), onde irradia a contemplacao das coisas do mundo como elas realmente sao. Experimenta-se a radiancia divina, isto eh, a vivencia de contemplar o proprio ser divino dentro-fora.

Estamos nesse processo de abrir o coreacao para esse amor sem fronteiras, para apenas sentir e se deliciar... Saboreando o ser puro e cristalino... A arte reflete a meus olhos algo alem de uma mera visao do mundo material... Eh preciso "abrir os olhos" e VER com os verdadeiros olhos espirituais, que transcende a tudo e ativa a nossa percepcao agucada que torna real a experiencia da ETERNIDADE!

Onde a luz e a sombra comvivem harmonicamente, cada qual cumprindo seu papel!

beijos, abracos e carinhos
na saudade, no amor e na divina presenca - SOHAM - AYAM - EU SOU...

;)

Nenhum comentário: