"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Santosh Puri Ashram...

"Espaço e tempo fazem parte da ilusão de Maya,
que, para a percepção dos mortais,
divide e mede o infinito. "

Paramahansa Yogananda – A Eterna Busca do Homem

Dentre em breve atualizo as fotos e conto mais da maravilhosa estadia nesse simples, humilde e grandioso local que nos acolheu tao bem... http://www.yoganga.org/

E me proporcionou ir mais adentro ;)

Somente eu e a De fomos para o Ashram, a Li esta se entrando no clima India em todos os seus sentidos. A querida Li saiu de uma jornada forte no Brasil, precisava de um espaco para si. Eh isso, as vezes tem que estar junto, as vezes tem que estar so.

Para mim, vir para o ashram foi uma acertada escolha, senti-me como se estivesse em casa com a familia, a querida mae carinhosamente chamada Mataji, o filho Ganga e as 2 filhas, Mandakini e Gangotri... Pessoas maravilhosas... O pai faleceu ha alguns anos e foi um grande yogi exemplar, entrou em Mahasamadhi e sabia exatamente o momento exato de sua partida e a fez atraves da meditacao, fazendo a passagem numa ultima respiracao consciente.

O nome do ashram eh seu nome: Santosh Puri, cidade do contentamento, mas ele era bem severo pelo que contam seus filhos e a historia com a sua discipula e esposa eh surreal. Bem... de qualquer forma foi muito inspirador, cada vez que vejo um filme espiritual por aqui ou estou na presenca desses seres tao elevados ganho uma forca renovada e muita inspiracao para minha vida pratica, pessoal e em geral.

Assistimos a um video desde o ultimo festival Kumbha Mela que ele participou, onde a cada 3 anos se reunem inumeros yogis, sadhus e muita gente para celebrar as gotas do nectar divino que caiu em 4 lugares da India.

Tambem nesse video mostra a passagem do Santosh Puri e seu enterro, onde hoje eh o templo do ashram. Aqui na India o mais comum eh cremar o corpo e depois jogar seus restos mortais no sagrado ganges, mas tudo depende, as vezes jogam o corpo inteiro no ganges.

No mais, o aprendizado maior nesse delicioso e amoroso ashram, foi com relacao a importancia de gerar uma rotina diaria para a evolucao na pratica. Exige um certo esforco para a perfeicao no que foi sugerido, porem tudo eh uma questao dedicacao e no progresso espiritual ele esforco com o tempo passa a ser natural. Assim, mesmo bem intensivo o curso de Yoga e Ayurveda me acrescentou muito.

E otima epoca de chuvas para fazer-me parar para assimilar e intensificar todo o conhecimento e aprendizado adquirido nesses meses.

Meu lugar predileto era uma casinha na arvore na floresta atras do ashram. Num pe de jaca, eita lugar privilegiado, calmo e silencioso, somente o som da mata, dos bichos, dos passaros, da brisa leve, da chuva fresca e da minha propria respiracao... Que delicia, um paraiso! Um sonho que sempre quis realizar, quero mesmo um dia ter uma casinha na arvore onde eu for morar ;)

A comida tambem na medida, deliciosa e nao tao apimentada como os demais locais na India, leves "spices", as especiarias e condimentos que dao toda a cor e sabor, mas em alguns lugares tao picantes que tiram todo o sabor natural e fica muito "quente" para comer, a Bahia eh fichinha perto da pimenta daqui...hehehe... E ainda, todo o ashram oferece prashada, o alimento espiritual que eh consagrado pois eh oferecido as deidades, ao divino Ser. Agucando o paladar e todos os demais sentidos sendo purificados e bem alimentados.

Quanto as aulas de yoga, no estilo Hatha foram um grande desafio, porque por um lado eram muito passivas, as vezes ate demais e meu corpo mais acostumado com praticas fortes deixou a mente pensar demais, porem foi muito bom pelo lado da auto-observacao e autoconhecimento. E tambem renovando o conhecer, aprendi o ideal para a turminha da 3a idade e das pessoas especiais com pouca flexibilidade e tal... Senti mais saudade ainda das turminhas do Brasil e dos praticantes.

Assim, bons testes quanto a paciencia, tolerancia e humildade. Ainda as colegas do curso num dia de domingo, nesse dia livre me pediram para compartilhar uma aula. Foi incrivel e maravilhoso, cada vez que dou uma aula aqui na India eh uma beleza! Todas adoraram e no desafoi do ingles que agora flui bem melhor do que quando aportei na India... hehehe

Estou aberta e sem o tempo ou preocupacao de nada, entao ja viu... Pretendo manter o que recebo e me tornar mais e mais um canal fidedigno do yoga! EH ISSO!!! Muito bom compartilhar o que ja se sabe, aprender novidades e aperfeicoar tudo isso.

Assim, tudo me acrescenta muito, estou com os olhos, ouvidos e mente bem alertas e atentos para captar o nobre legado que a India tem a oferecer em todos os aspectos. Quanto mais pratico melhor eh, afinal para ser uma boa professora, antes tem que ser uma boa estudante ;)

Evoluindo no campo profissuional-pessoal (fisico-emocional-mental) e firmando o ser humano que esta aprendendo a ser espiritual e vice-versa!

Enfim... percebo que tudo vem na medida certa! Sempre na hora certa e no devido local, esta tudo certo e camnhando na retidao e no procurar ser o mais correta possivel. As vezes se da uma escorregada, mas com o estado testemunha, na analise e reflexao, com atencao fica mais facil de retornar e corrigir os erros ou nao comete-los de novo.

Aprendo a lidar comigo mesma e com o proximo! Porque somos instrumentos uns dos outros e mestres uns dos outros.

Agradeco! Agradeco! Agradeco!

HARI OM TAT SAT

Nenhum comentário: