"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Ao encontro de Si... Descobrir o Eterno!


"Um coração que ora é instrumento indispensável,

e um coração aprende a orar quando servimos os outros. "

Mahatma Gandhi




Nesta epoca de chuva, continuo morando no ashram e criei uma leve rotina, no despertar bem cedo e praticar, estudar a mim mesma e aos livros. E estar mais atenta para a troca que se tem com tudo e com todos... Esta eh uma maravilhosa fase de experimentacoes e observacoes analiticas de como pro-ceder e ser. Sigo por uma via nem muito rigida e nem muito flexivel. Estou aprendendo a encontrar o tal do caminho do meio.


E por isso me veio de compartilhar um pouco dessas vivencias de alguma forma que vou me esforcar agora para tambem juntos nos auxiliarmos mutuamente, eu, daqui e voce, dai... Que importa tal tempo e espaco? Ou que importa como ir?


Apenas siga ao encontro de Si... No fim, ou seja, no ETERNO SOMOS somente UM com o TODO.


Como voce se ve em cada momento da vida? Somos como o camaleao, mudamos de cor conforme a situacao, se assim nos permitirmos viver em aceitacao e desapego.


Agora, eu me vejo como essa imagem da fada. Serenamente, a beira de um mar de possibilidades ou de um sereno lago ilimitado...


Numa reverente humildade que urge ao respeito por tudo que ha e que o universo prove. O sol que se poe a cada interiorizacao-meditacao e reflete multicor nas asas que ganho para voar alem do que me disseram que eh real. Com essas asas posso voar alem do que me ensiram ser o sentido da vida. Se eh que fui ensinada sobre isso no mundo ocidental! Eh mesmo, nunca me ensinaram como respirar...


Eu quero eh mais, eu quero um proposito que vale a pena viver, foi o que pensei todas as vezes que me deparei com a morte que tudo transforma... E quando a serpente me picou, seu veneno me trouxe a concepcao de um novo prisma com um brilho diferente dessa vida.


Brilho da luz interior que se revela na arte, refletindo a vida-poesia... Brilho no olhar e no bem-querer... Brilho da joia preciosa que somos. Creio que realmente, tudo eh uma forma de prece, uma oferenda que retribuimos a nos mesmos e ao universo! Voce ja parou para pensar como voce participa dessa lei da doacao? No que se retribui ou mesmo no que se oferece simplesmente pelo prazer de dar...


Enquanto ocidente ha uma forte identificacao com o corpo (materia), no oriente ha uma forte identificacao com o espirito (alma)... Voltemos ao caminho do meio e o conhecimento eh aliar esses 2 pontos!


O dia-a-dia nao da tempo de olhar para esse dentro-fora e analisar o que esta precisando ajuste. Mas por que? Por que o ser humano se perde de si mesmo? Por que se deixa dominar por esse corre-corre cotidiano para ter, ter e ter? Temos que ter uma casa, temos que ter um carro, temos que ter estudo, temos que ter uma porcao de coisas e para tudo isso temos que ter dinheiro... Enquanto todo esse ter e fazer toma conta do mundo, tudo isso as vezes causa desequilibrios e insatisfacoes e eh um sufoco manter a saude emocional-fisica e mental nessa roda gigante de prazer e dor... Eh complexo ser voce mesmo nesse mundo!




Tudo eh passageiro mesmo, de que me vale ter tanto? E quanto ao SER... O que voce esta sendo de si mesmo? O estado de ser eh esquecido, mas sempre vem algo la do fundo da alma clamando: "Solte suas amarras e liberte-se!"




Saia da prisao do TER e entre na liberdade do SER. Ser espiritual eh ser espontaneo e ser espontaneo eh ser livre... Mas ate mudar a direcao do barco eh necessario alguns ajustes e assim nao tenha pressa, com calma eh preciso ver o que eh necessario para o seu proprio SER e va devagar! Lentamente... pouco a pouco...




O cultivo da paz a cada passo me faz tao presente; ao comer devagar resgatando a paz a cada alimento que entra e como ele entra, mastigo suave e percebo cada alento que entra e sai... Cada sagrado e eterno momento de trazer a tona a verdadeira identidade, nossa natureza original eh PAZ... PUREZA, AMOR em SABIO PODER essencial e espiritual.




Sentir que realmente somos uma ALMA e nao somente um corpo. Tenho um corpo, mas nao sou o corpo. Assim o que sou?




Caminho pela India tambem ja sentindo saudades do que fica pelo caminho, pois que um dia terei que voltar. Sim, sei que nao me cabe pensar nem em passado e nem em futuro... Porem a mente foi feita pensar e nesses devaneios o ser humano segue sabendo que deve ir alem das palavras.




Sera por isso que so falo em yoga e meditacao? Que saida pode haver, senao o ouro do silencio? Que por si tambem revela as palavras douradas na serena vagarosidade que somos tomados apos ficar quietos em silencio... Entre tantos caminhos esta sendo assim que vou entendendo melhor quem SOU.

Uma eterna alma, um ser imortal que caminha e agora peregrina na India para o dentro-fora de si mesmo... A cada passo a nao diferenciacao e o espaco entre as dualidades fica menor.


Eh uma lenda dizer que: "O tempo eh dinheiro!" E sem querer estragar os sonhos de ninguem, afirmo em unissono com muitos colegas dessa jornada: "TEMPO eh ARTE!"




A arte eh um grande tesouro da criatividade inata ao SER. Quanto ao que vejo a India, esta arte singular de esplendorosa beleza que demonstra o interelacionamento entre todas as coisas, elementos, filosofia, gramatica... enfim, absolutamente tudo esta relacionado entre si e assim vivemos numa grande teia, em que mal se ve onde um fio e se junta com o outro... Essa teia da vida eh um imenso mandala.


Tudo esta fundamentado na espiritualidade e fugir disso eh como o inseto, quanto ele mais tenta escapar da teia mais se emaranha nela e vira comida de aranha. ;) Para se dissolver ou liberta-se eh preciso primeiro conhecer as artimanhas dessa construcao!




E o que sao esses simbolos senao a propria dissolucao da criacao-criatura? Simbolos representam faces do eu, a extincao do ego (no sentido do eu e meu, que eh o proprio ser e ter), a eliminacao do individual e a dissolucao no todo. O que a gente nao enende na India eh simplesmente ISSO! Eh so ISSO!


O cantico sublime do Ser Supremo derrama-se nos livros sagrados, mais especificamente na "biblia" ou mais que isso, o Bhagavad Gita. Um imortal navegar da arte para a ciencia! Isso que torna a arte tao magica e magnanima.




Nos magnificos templos que visitei fica muito claro essa interacao... Todo o artista eh um yogi. Primeiro ele estuda a deidade ou o mito atraves das escrituras, senta-se com os sabios ou rishis e os ouve. Todos os seus sentidos se focam num proposito unico, o objetivo eh ir a fundo na compreensao filosofica deste instrumento que o faz ser um elo entre a terra e o ceu. Depois ele vocaliza mantras, nos sons correspodentes a essas deidades que ele ira esculpir ou pintar ou desenhar. E por fim atraves de mandalas e yantras (diagramas geometricos), o artista medita para trazer inspiracao para construir os templos.




E atraves desse olhar interior se conecta com a divindade, eh uma idealizacao do espirito que recebe as instrucoes do Ser Supremo. Nessa contemplacao, o artista-yogi sintonizado com a sacralidade de todos esses conceitos filosoficos e cientificos retrata tais profundos tracos, sinais de uma simbologia que vem da alma e fala com a alma de quem ve.




Tudo aqui tem um porque, desde o alimento as roupas que se vestem... Nesse mix-adaptacao das culturas nativas e invasores desde tempos imemorias, mas a base nunca foi perdida, apenas moldada para ser compreendida pela natural mudanca que se apresenta e decorrencia de todos esses fatores externos. Mas a essencia esta sempre la e quem fez essa liga? Eh o yoga!




Tudo eh muito meticuloso e estrategico de acordo com os pontos cardeias e com toda a diversidade da vida, essa unidade simplesmente eh e todos apenas a aceitam e propagam... Nao se perdem tempo com questionamentos demais! E o essencial para compreender, o resto vem com a pratica!




Tem muitas cidades ou templos que foram construidas devido a uma visao ou sonho de um santo ou sabio. Bem quanto a isso, ha alguma semelhanca com Dom Bosco na idealizacao de Brasilia, a cidade da nova era? ;)




A gente tem muito que aprender aqui, mas tambem esta tudo no inconsciente coletivo e tudo e passivel de ser acessado quando a gente fecha os olhos e silencia. E onde estao todas as respostas, tudo, absolutamente tudo esta nessa grande biblioteca universal. Mas o acesso parece dificil, porem eh mais facil do que se imagina... A senha ou chave que tem o codigo desse precioso tesouro so pode ser encontrado quando a gente para tudo e fica quieto. Eh um treino!!!




E ontem estudando o Yoga Sutra, o tema eh samadhi que pode ser traduzido como expansao da consciencia ou mega-lucidez ou simplesmente, manter a mente fixa no sublime.




Para chegar nesse estagio, tem que ter uma boa concentracao e pratica de meditacao. E para que chegar la? Experimente e veras... Quer mais incetivo do que se manter no sublime?




Bem, a evolucao eh uma subida de escadas. Degrau a degrau a gente avanca, uns mais rapido outros mais devagar. Cada um no seu ritmo sempre alcanca em uma ou quantas vidas necessitar! Afinal quem gosta de ficar nesse ciclo de vida-morte, sobe-desce? Cessar o samsara essa roda dual eh o grande barato...




E para finalizar so um breve esboco de como eh o grau de desenvolvimento da consciencia que nos como artistas-yogis podemos nos adequar e crescer. Primeiro se conhece as 4 constituicoes da materia: elemento bruto, elemento sutil, nocao da substancia da mente e percepcao do Eu. A partir dai podemos ter meios para faze a arte detro de si mesmo ao meditar e perceber o que vem do concreto:



1) qualidades abstratas: bondade, amor, beleza...

2) tipos de acao / temperamento: destruicao dos inimigos internos ("monstros"), busca do amante...

3) tipos de seres humanos: guerreiros, filosofos, professores...

4) divindades e seres iluminados.




Este o reencontro com quem erdadeiramente somos e nao eh mais saber que existe, eh SER!




Entende que linda experiencia:


SER O DIVINO QUE HA EM NOS E EM TODAS AS COISAS!




Isso sana qualquer dor, insatisfacao, sofrimento, eh um estado de equilibrio e equinimidade. Assim cada um que busque a meta que melhor lhe convier...




Que seja sempre para o em de todos os seres!




NAMASTE




HARI OM TAT SAT



em divina presenca... chuva de beijos coloridos adentro do teu divino SER

ka



"Onde estiver sua mente, ali você passará o tempo. "

Paramahansa Yogananda – A Eterna Busca do Homem

Nenhum comentário: