"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Variedade eh a especiaria da VIDA!

"Embora Eu seja um, vou tornar-Me muitos"
Chandogya Upanishad, 6.23




Na essencia, em toda a diversidade da vida, da India e do Yoga, se percebe uma unanimidade: a evolucao consiste na ciencia da mente ou em resumo Raja Yoga. Transforme teu pensamento e assim sera tua vida!

Todos os metodos e diferentes linhas de yoga ou religiao, a meta eh o religar-se. Surgindo dos ancentrais que cultuavam a divindade na natureza e dentro de si mesmo que hoje se pode se chamar, simplesmente Yoga. A sentenca abaixo traduz o que quero dizer:

"Seja bom e faca o bem tao somente"
Swami Shivananda

O cultivar de uma vida simples e pensamento elevado...
Uma filosofia de vida que existe ate no singelo campones que cuida da terra em seu pequeno sitio. Tudo que preza pelo equilibrio em respeito, com o devido amor, atencao e cuidado, tambem eh Yoga.
Estamos estudando diariamente o Bhagavad Gita e o Yoga Sutra, uma boa imersao filosofica e pratica ;) que nos situa muito alem de meras especulacoes.

Segundo Swami Satchidananda: "Eu sou Aquele que ve a Si mesmo, paro de me identificar com as coisas ao redor e volto a relembrar minha verdadeira identidade. Sem pratica nada pode ser alcancado, o yoga como filosofia na pratica de controlar as naturais atribulacoes da mente, isso eh viver yoga, ao aquietar a mente alcanca-se a paz."

Em resumo, alcanca-se yoga, a uniao em serenidade e amor.

Isso vale para qualquer um, quem vive no campo, quem vive na cidade grande, eu que aqui passo no meio de tanto barulho e percebo que a paz esta muito mais dentro do que fora... A nao ser que se isole la no topo das montanhas numa caverna ou monasterio... O cultivo da paz vem desde dentro independe do que esta fora!

Assim o senhor que esta lavrando a terra pode ser muito mais yogi do que aquele que faz mirabolantes posicoes. Ser yogi eh um estado de ser, de viver, de preservar a retidao numa boa conduta de vida em prol dessa interacao com o meio dentro-fora; preservando a lealdade consigo mesmo e com os principios morais, visando o companheirismo-amizade.

E aquele que se esforca para ir alem do falso ego, mantendo a veracidade e honestidade consigo mesmo, desenvolvendo a humildade e o nao-julgamento. E como diz o tantra: "tudo que esta dentro esta fora e se nao esta dentro nao esta em lugar nenhum".

Entrando na pratica, estou a aprender nada e tudo isso, o que eh possivel atraves do silencio e auto-observacao. Caminhar adentro a fim de descobrir a plenitude da paz e se ver imerso na luz. Eh preciso deixar de lado o egoismo para expandir a mente, eh de suma importancia fazer uma lapidacao de si, do ego, da mente para nao cair na soberba ou orgulho.

Vida-yoga exige dedicacao e perseveranca diaria, porque qualquer vacilo a gente tropeca!

Aprendo a humildade e a resgatar a inocencia da crianca com sabedoria, agregando o exemplo daqueles mestres que nos precederam no caminho. Me espelho neles, porque todos somos seres de luz, sim somos iluminados, so eh preciso afastar as nuvens que encobrem os raios de brilhar em todo o seu poder e esplendor.

Acredito em mim, em ti e em nos! Acredito num mundo melhor que vem de dentro para fora... a real transformacao do reino interior...

E quando sento a beira do Ganges refletindo sobre meus erros e acertos, sobre os aprendizados, sobre as pessoas e sobre tudo mais, chego a conclusao de que nao quero mais parar ate alcancar esse objetivo magico que eh possivel para todos nos que se entreguem sem medo...

Quando penso que ja cheguei la, vejo que eh um rio extenso que me leva pelas vias de certas ilusoes, a gente pensa que chega la ou que ja esta la do outro lado da margem, mas depois lembra que esqueceu umas coisas no caminho e tem que voltar.

Observo a forca deste largo rio com sua forte correnteza, me vejo tao pequena perto de sua imensidao, incapaz de atravessa-lo e chegar assim tao facil na outra margem, mas talvez eu possa me arriscar e apenas ir nadando a favor de sua correnteza.

Nao ha nenhuma garantia se sobreviveria a isso, mas essa eh a vida!

Outro dia despencou uma parte da montanha no rio Ganges, um alvoroco pela chuva que nao dava tregua e pessoas com medo de que podia ter enchente por aqui... Passou!!! Foi uma noite de um leve alarde, porem todos dormiram, no dia seguinte a chuva deu uma tregua, nada aconteceu e o sol deu o ar de sua graca!

La pelo sul esta sim rolando umas enchentes, aqui eh um pouso seguro? Esta tudo dentro! Ja teve uns 2 ou 3 leves tremores da terra... Eh a natureza falando com a gente, como ela fala de tantas formas, fala no mundo todo, fala no Brasil que tambem tem tantas calamidades... Eh a vida e, seu oposto, a morte, estarao sempre caminhando lado a lado!

O que tem que ser sera!!!



Enquanto isso vou observando o rio que enche e esvazia, a chuva que vem e para, o sol que surge e se poe, as nuvens que vem e vao... E na impermanencia da vida, a gente constroi um mundo dentro do mundo.

Atravessar ou nao o rio eh somente um conto para os pensamentos. Se nao o faco fisicamente eh porque ja estou fazendo dentro, desde que me embrenhei nessa densa floresta de mim mesma e do caminho espiritual... Vai saber quantas vidas-mortes ja se passaram desde entao?

Penso que:
A vida eh como a mare. Viver eh preencher-se para depois se esvaziar...
Continuamente navegando no barco do conhecer, no leme do aprendizado,
assumir o timao do saber e apenas se deixar levar pelos sinais.
As vezes se deixar a deriva, sem rumo, apontando a bussola numa so direcao,
nesse eterno tornar a ser vazio, sempre e novamente...
A receber mais novas dadivas e deixando outras pelo percurso.
Simplesmente aprender a ser como o nada que existe dentro do tudo.
Tal nada que mal aparece e eh sempre existente
O vazio que eh cheio de luz.
O vazio que tem o encanto da escuridao a ser desvelada.

Unidade na diversidade!!!

Nessa navegacao pelos 2 lados, entre o bem e o mal, faces da mesma moeda divina...

com amor sempre e eternamente aprendendo a ser UM no TODO...

carinhosamente
ka

Nenhum comentário: