"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

domingo, 29 de julho de 2007

Quietude e sossego na epoca das chuvas...

"O amor consciente desperta o mesmo em resposta.
O amor emocional provoca o contrário.

O amor físico depende do tipo e da polaridade.
A fé consciente é liberdade.
A fé emocional é escravidão.
A fé mecânica é estupidez.

A esperança inquebrantável é força.
A esperança mesclada de dúvida é covardia.
A esperança mesclada de temor é fraqueza."
Gurdjieff



Nossa nem sei por onde comecar...


Amo a India cada dia mais... SIMPLESMENTE AMO!!! Porque descubro dia-a-dia o amor por mim mesma, o amor ao proximo, simplesmente o amor, que eh total e eh divino.

Amor eh um estado de SER!

E simplesmente estou dando o melhor de mim, para amadurecer, crescer, aprender e dentre em breve compartilhar na terra brasilis. Bem, mas quanto a isso eh outra historia... hehehe.... porque sei que volto a Brasilia, mas quando so a Deus cabe saber do futuro. O que me importa eh apenas viver o presente, essa dadiva eterna de ser e estar aqui e agora!

Nessa epoca de chuvas o mais sensato eh ficar morando no ashram, depois de ficar perto de Haridwar num outro ashram (logo conto mais desse divino local)... bem, voltamos para Rishkesh e estamos no Dayananda Ashram, onde reside o mestre do Pedro Kupfer, ambos nao estao aqui, mas a energia eh otima! Outro especial lugar, eh so respirar e a gente ja esta aprendendo...


Cada encontro por mais desprentencioso ensina muito e vai trazendo pecas novas ou ajustando as ja existentes... E que dizer do encontro com seres auto-realizados em Deus.


A vida, os ensinamentos e a propria existencia eh um vasto quebra-cabeca com o qual podemos ficar brincando eternamente.

Andei estudando uns livros sobre a mitologia hindu e sua simbologia... Reflexos de nos mesmos, de nossos ideiais, vontades e anseios que nos impulsionam a seguir sempre em frente... Eu tento, mas eh tanta informacao que eu vou anotando no meu caderno e somente no retorno eh que poderei colocar tudo em ordem e partilhar adequadamente, mas na medida do possivel me esforco por aqui no blog, beleza?


O ciclo do mundo eh dividido em 4 eras chamadas Yuga, elas se repetem de tempo em tempo... Esse ciclo impermanente e eterno que nunca cessa e sempre volta a se repetir.


A primeira chamada Satya Yuga ou a Era do Ouro ou do Sol... Era da Verdade, da Justica e das virtudes. Na simbologia representa a vaca sagrada nas 4 patas e corresponde aos brahmanes (casta dos sacerdotes e filosofos). Era uma epoca virtuosa em que os seres viviam no planeta de acordo com a sua real divindade e perfeicao nas acoes. A divindade no hinduismo: LAKSHMI e NARAYANA, sao a manifestacao do ser divino que representamos, como imperador e imperatriz.



A segunda eh a Treta Yuga ou a Era de Prata ou da Lua, porem mesmo ainda com acoes virtuosas, comeca a aflorar um lado mais guerreiro e de necessitar proteger a terra, a vida e eh corresponde aos kshatryas. A divindade no hinduismo: SITA e RAMA, que representam um outro casal modelo de ascensao da perfeicao que o ser humano pode alcancar. Eles tem as mais lindas qualidade que todos almejam concretizar na vida dentro e fora.


Na era de bronze ou Dwapara Yuga, o ser humano comeca a decair, surgem muitas linguas e religioes, muitos desentendimentos, conflitos e desavencas. As guerras comecam a ganhar mais forca... O ser humano necessita de apoio atraves de escrituras com regras para ensinar a como agir e se manter no ca minho da retidao. A religiao surge como forma de corrigir as falhas dos seres humanos que comecam a decair.

Krishna e Radha o casal que tambem representa o amor e devocao, dos quais ja falei anteriormente, tem um significado especial, de relembrar o divino e tambem de conectar com a virtude. Krishna ditou o livro sagrado Bhagavad Gita com intuito de instruir as almas confusas nessa era de Kali Yuga.

Bem, Kali Yuga ou era de ferro eh onde vivemos... Eh uma epoca dificil de muitos sofrimentos, catastrofes... porem...

Segundo os estudos de sabios, eh dito que estamos numa era de confluencia, onde eh dada a oportunidade de sair dessa era de Ferro, Kali Yuga, epoca de muitas tragedias... Esse eh o momento de libertar-se e ascender, eh uma sagrada oportunidade... DESPERTAR!!! Mudar o rumo da vida, transformar e se permitir...

Todo o conhecimento serve para incentivar a olharmos melhor a vida comum outro foco, mais espiritual, mudar o nosso olhar... Crescer, evoluir e ascender! Afinal todo o ser eh iluminado, eh so deixar que as portas e janelas sejam abertas de dentro para fora e assim fazer o nosso Sol dentro-fora brilhar...

Eh ai que entra a mitologia. O sentido amplo da mitolgia eh auxiliar-nos a harmonizar nossa vida pessoal com a vida em geral, com a vida em sociedade e com o universo.

"Mitologias nao sao inventadas, sao descobertas. Os mitos provem da regiao mistica da experiencia essencial. Existe algo no mundo muito alem da beleza - ha algo sublime." Joseph Campbell

Essa eh a representacao de tantas divindades na India, existem mais de 33 milhoes... Todos arquetipos, simbolos que falam ao nosso inconsciente para o nosso despertar interior. Enfim, vai muito alem de religiao, eh ciencia, eh psicologia e eh o proprio espelho de nos mesmos.

Segundo Martin Buber: "Todos devem sair de seu exilio a sua propria maneira".

Conectar com os santos do cristianismo ou com Jesus Cristo ou com Buddha ou com Allah ou com as inumeras divindades do hinduismo eh relacionar-se com seu proprio aspecto divino e render reverencia e adoracao ao que voce tem de mais belo e virtuoso.

Eh mais facil do que se relacionar e identificar-se com um aspecto impessoal quer seja simples luz ou acreditar na fonte como energia. Eh aquilo tal como a giria, "dar nomes aos bois" facilita o caminho. O aspecto impessoal ou ate mesmo ateista tem que ter um bom fundamento filosofico se nao a pessoa se perde de si mesma.

"A meta do mistico eh unir-se ao divino. Eh a experiencia de identidade com o divino." Al-Hallaj, adepto do sufismo.

Cada mito eh uma revelacao poetica a respeito do misterio daquele que esta agora e para sempre dentro do seu proprio ser. Leia os mitos como poemas, isso os torna luminosos e facilita a compreensao.... Sugiro a leitura de "Mitos de Luz" - Joseph Campbell.

Eh um universo magnifico e creio ser esse o motivo de me familiarizar tanto com o hinduismo, com o yoga e com essa mae India, que nos faz sentir como se estivessemos no colo da mamae.

Eh muita arte!!! E os simbolos trazem mensagens muito reais para a aplicacao na vida pratica!

Basta se abrir e receber...

Aqui uma breve explicacao acerca das divindades abaixo..

Durga, um dos nomes da Mae Divina. Adorar o principio feminino que existe em cada ser, trazer a tona suas qualidades essenciais, ativando a sensibilidade e o lado mais amoreos de ser. Ela esta sentada num leao, que representa a forca interior e o dominio sobre as feras da negatividade, do falso ego, de nossos proprios inimigos interior. Durga eh tambem chamada de MahaMaya, a grande ilusao, porque ela facilita destruir os veius de nossa proprio ignorancia que nos limita. Em cada uma das maos, mais simbolos bem representativos, mas vamos pouco a pouco por partes... hehehe


Shiva Shankar, o MahaYogi. Representa a meditacao, a concentracao e auto-controle. Dominio de si mesmo, o reconhecimento de sua prorpia maestria. A lua em sua cabeca, representa que ele atravessou a morte de seus medos e limitacoes, a morte do ego e de suas impurezas e imperfeicoes, e, consequentemente, o renascimento de um novo ser, a mente desperta com o terceiro olho ativo, a visao espiritual clara e nitida, aquele que ve e aceita tudo como realmente eh e nao como quer que seja. As serpentes representam o dominio sobre os instintos inferiores e impulsos primarios, bem como sobre os sentidos e elementos... Serpente eh tambem a kundalini desperta, o poder espiritual... e praticamente nu... mostra que nao ha mais identificacao com o corpo... sentado na pele de tigre novamente mostra o auto-dominio sobre as "feras".


Hanuman, tao faceiro e prestativo. O rei dos macacos, que se rende a Sita e Ram, algumas imagens o mostram rasgando o peito em amor e devocao ao divino. Representa a alma rendida ao Deus/Deusa. Que se prontifica como instrumento divino e fazer o que tenha que ser feito, nada lhe eh impossivel, porque tem uma confianca e fe inabalavel.

Poderia ficar horas explanando acerca dessa magnifica diversidade... mas da para ir na net e fazer sua propria pesquisa. Ver com quem voce se identifica e mentalizar a imagem da deidade todo o dia na meditacao, para que ela lhe auxilie a superar suas limitacoes. Vale a pena!!!

As divindades administram nossa correlacao com o cosmos, nessa perfeita mobilizacao regular e matematica da criacao. As divindades tem diferentes aspectos e sao personificacoes das formas das natureza que tambem operam dentro de cada individuo.

Lembre-se que estamos nesse imenso Universo que eh uma grande diversao de Deus. Nos somos suas criancas, devemos aprender a sermos co-cocriadores de nossa propria realidade de harmonia e virtudes elevadas. E assim aprender a brincar e a dancar conforme a musica!

;)

E para finalizar...

"A Terra nao pertence ao homem; o homem eh que pertence a ela" Chefe Seattle, lider da tribo indigena Suquamish (EUA).

Beijos e carinhos

na saudade, no amor e na presenca de luz


Ka

Nenhum comentário: