"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

sexta-feira, 9 de março de 2007

Yoga, a essencia...



"AUM" tem mais de 100 significados e um deles eh: - Bem vindo a DEUS!"

Aqui esta tudo de bom, muita coisa para entender, para ver, para conhecer, para sentir e para viver...

"Me inclino em reverencia ao grande sabio Patanjali que mostrou o caminho para remover as impurezas da mente atraves do Yoga, da linguagem (fala) atraves da gramatica (filosofia) e do corpo atraves do Ayurveda" - Swami Kuvalayananda

O que eh yoga para voce? Muitos indianos me perguntam antes de falar qualquer coisa sobre esta nobre filosofia e dependendo de sua resposta o que se descobre do yoga eh diferente. Eles conduzem a conversa de acordo com o que voce procura. Para mim, perceber que o yoga abarca mesmo o Absoluto, eh fato! Eh para isso que pratico, para firmar a conexao com o Infinito Ser Cosmico.

Assim, o que descobri eh que aqui, esta muito alem do que se ve no ocidente... Sabendo que Yoga significa uniao e o proposito maior dessa uniao eh o realizar Deus, o religar-se ao Divino... E que existem muitos caminhos e passos para proporcionar essa integracao: a comecar consigo mesmo em seu sadhana (pratica pessoal); com todos os demais, isto eh, com os animais e a natureza, com a comunidade em geral e todos ao seu redor (sangha) e para isso observa-se o karma (acoes) como forma de servir ao principio mais elevado que eh bhakti (entrega, rendicao e devocao), sendo o passo para alcancar o Supremo.

Se voce tem isso em mente, os indianos abrem a essencia do conhecimento, senao voce se satisfaz com os asanas e pranayamas, tais coisas que estao nos livros, claro que eh importante, mas para a vida espiritual, o caminho eh mais alem mesmo!

Assim, Premam-bhakti, realizar o Amor Divino eh o real objetivo e a verdadeira meta do yoga.

Nao ha escolas de yoga em qualquer canto, existem em todas as cidades que passei, porem a grande maioria eh para indianos. Ah, se eu soubesse hindi ja tinha feito varias aulas. Ha tambem outras escolas para indianos e gente de fora, mas com precos diferentes para estrangeiros...

Tem algumas escolas para estrangeiros pela India, mas o centro do yoga eh mesmo em Rishkesh.. Ainda nao cheguei la, entao para conhecer a parte mais pratica do que se conhece no ocidente, la eh o ponto, mas tambem eh possivel outros estudos mais profundos.

Se bem que tem Mysore, Pune e aqui mesmo em Dharamsala e outros pontos da India que tem escolas para praticar.

Porem, essa riqueza do contato com os indianos e com as familias que vivem essa parte mais filosofica eh um ponto que tenho gostado muito. E nesse aprofundamento segundo os Vedas, tudo visa MOKSHA (liberacao), os rituais, o yoga, a alimentacao, os estudos e o proprio ayurveda tem essa conotacao espiritual, nao meramente fisica, nao eh so saude, eh estar apto para a LUZ do conhecimento superior... Mas eh importante o cuidar a partir do fisico para chegar la!

"O corpo eh somente uma lei fisica para poder facilmente proporcionar a investigacao da alma" - Shri Yukteshwar, mestre de Yogananda.

Porem, alguns pulam logo essa parte fisica e vao direto ah parte pratica cotidiana, para eles o que alimenta esta evolucao espiritual consiste basicamente em:

- PUJA (oferendas);
- DARSHANA (visita aos templos);
- MANTRA (vocalizacao dos sons sagrados, palavras de poder);
- DHYANA (meditacao).

Outro ponto interessante: sadhana sem swadhyaya (auto-estudo e estudo das escrituras) eh mera especulacao mental. Ah muito a aprender em como estudar, como eh a filosofia pratica do yoga, isso vem com esse estudo mais profundo e com a auto-observacao, porque chega uma hora que voce nao vai mais alem! Da para evoluir muito atraves dos asanas, por exemplo, mas eh tambem uma cilada para o falso ego, se voce nao se firma na essencia do conhecimento.

Nao sei se fui clara, mas enfim... cada um no seu processo e o que vejo eh que tudo esta certo, desde que seja sincero e te faca bem, porem nao se esqueca da meta do yoga, para que nao fique desperdicando seu precioso tempo.... Eh assim que eles alertam, pratique, mas querendo ir sempre alem do ego e nao o alimentado.

Porque se a gente fica somente no asana estamos cultivando as formas inferiores, enquanto a meditacao cultiva as formas superiores. A meditacao tudo prove e eh o canal direto com a Fonte Superior. Alimente o Espirito que o Universal tudo prove para a materia!!! ;)

Moksha, a liberacao esta alem das dualidades, a libertacao eh ser o UM e o TODO sem separacao, a unidade na unicidade TOTAL do Ser.

Outro ponto eh ter um mestre espiritual, um guia, alguem para confiar e te auxiliar a abrir esse caminho de LUZ!

Muito belo eh fazer tudo como uma oferenda, mas tudo mesmo... Eh muito bonito ver na pratica o SERVICO DEVOCIONAL a Krishna (Consciencia Suprema) que gera energia abundante para que a gente nao se perca em alimentar o falso ego com a mera satisfacao dos sentidos e dos desejos.

Um ponto de atencao a se perguntar sempre eh: a quem voce serve, a Krishna ou ao seu falso ego?

Lembrar que servir a Krishna, que eh tambem Paramatma (alma suprema) e esta no coracao de todos os seres, sendo assim, servir a essa Consciencia, eh servir a todos os seres, incondicionalmente. Nossa inteligencia nos foi dada para nos rendermos a essa essencia! Eh o que nos diferencia dos animais, aprender a usar essa inteligencia (buddhi) adequadamente eh parte do nosso caminho para despertar a luz interior.

Lembre-se: Ao servir, cultivamos amor e assim realizamos Deus!

Estude suas verdadeiras intencoes, recorde-se que SAMSARA eh o ciclo de nascimentos e mortes... e assim mais uma pergunta para refletir e que tem martelado continuamente em mim:

Voce quer satisfazer todos os seus desejos ou conquistar apenas UM?

Eh muito profundo... A questao do querer retornar ao Oceano de Amor Cosmico ou continuar nessa roda de felicidade e sofrimento sendo uma pequena gotinha que pode secar?

Ai, ai... vamos seguindo!!!

Firme seu sadhana e aja o que houver pratique - isso da muita forca!!!... mesmo que nem sempre voce consiga fazer no mesmo horario, pratique!!!

Boas praticas, meditacoes e reflexoes!!!

beijos luz

Nenhum comentário: