"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

sexta-feira, 16 de março de 2007

Ensinamentos de Sua Santidade Dalai Lama

Uma bencao... FE eh a confianca inabalavel em algo sublime! ;)

PRECIOSO NASCIMENTO HUMANO


"Todo o dia ao acordar pense:
- Hoje EU SOU feliz por ter acordado. Eu estou vivo, eu tenho alegria e nao desperdico a vida. Eu uso todas as minhas energias para desenvolver a mim mesmo e ampliar meu coracao para fora abarcando a todos. Eu obtenho conhecimento e iluminacao para o beneficio de todos os seres. Eu tenho pensamentos de boa qualidade em direcao aos outros. Eu nao me aborreco ou penso mal sobre os outros. Eu beneficio os outros, servindo-os o mais que eu puder."

14 Dalai Lama


Ser iluminado de uma pureza de uma crianca singela e natural! Dalai significa oceano e Lama, exaltado... Ele representa a encarnacao do Avalokiteshwara Bodhisattwa ou Tchenrenzig, eh o Grao Pastor Todo-misericordioso, aquele que tal como o Buddha supervisiona o mundo em sua compaixao por todas as coisas.

Assim eh seu maior ensinamento que esta sempre fundamentado no AMOR e COMPAIXAO! Ele diz que a COMPAIXAO eh poder, portanto devemos cultiva-la, porque assim gera-se novas virtudes como gentileza, beatitude, equanimidade e paz!

Compartilhar eh uma forma de amor... Aprendizados a cada instante, devemos nos esforcar para praticar:
  • Meditar na compaixao e no amor diariamente!
  • Cultivar a forma de ver a todos os seres viventes como criaturas de Deus. Nao existe amigo ou inimigo, devemos enxergar o mais sutil que existe dentro de cada ser!
  • Nutrir a gentileza por todos os seres sencientes.
  • Quando nos apegamos na crenca equivocada que tudo eh permanente surgem emocoes negativas, gerando sofrimentos e mais apegos.
  • Eh importante identificar o sofrimento, questionar o porque deste sofrimento, meditar nele e renunciar, ou seja, desapegar do sofrimento! Viver, sentir e deixar passar...
  • Estamos aqui para aprender a controlar a mente e para alcancar a felicidade! Um dos caminhos eh o budismo, mas ha varios metodos religiosos, filosoficos e praticas meditativas para conseguir a paz mental e o equilibrio na vida!
  • A doenca eh so uma natureza do corpo, portanto devemos nos recordar da impermanecia de todas as coisas. Conhecer e aceitar a IMPERMANENCIA!

Durante estes 10 dias, ele tambem seguiu explanando sobre os ensinamentos do livro "Guia para o caminho da vida dos Bodhisattwas". A base desta pratica sao as 6 perfeicoes de ser, agir, pensar e sentir!

O que eh um bodhisattwa? Eh aquele que tendo o puro desejo altruista de obter o estado de Buddha (o Iluminado, o Desperto), desenvolve o despertar da mente. Quem alcanca este estado devota sua vida para a tarefa de auxiliar no despertar de todos os seres. Eh uma pratica de amor universal maravilhosa!

Assim, toda a nossa a vida, a vida de todos os seres e este nascimento sao importantes!

Quer maior oportunidade que temos e quando a teremos novamente se nao nos esforcamos adequadamente? O valor do precioso nascimento humano nao deve ser desperdicado em vao. Lembre-se que nossa inteligencia nao nos foi dada por acaso!

A convivencia com os monges e aprender um pouco mais sobre a cultura tibetana tem sido deveras significativa em minha vida! Eles tem me ensinado muito sobre muitas formas de AMOR:
  • GENTILEZA
  • COMPAIXAO
  • CONTENTAMENTO
  • DOACAO

Que possamos todos juntos contribuir por algo melhor, dando o nosso melhor a cada instante! SEMPRE!

Que essa mesma motivacao nos inspire pelo amor de todos os seres! Aceitar a IMPERMANENCIA cessa a ignorancia, desenvolve a FE, favorece a PERCEPCAO da VERDADEIRA NATUREZA, nos abre a visao concreta da REALIDADE ULTIMA ou a SUPREMA VERDADE que eh a ILUMINACAO, a meta ou o alvo! Este eh um estado da mente sem elaboracoes, sem fabricacoes, isto eh, instabilidades chamadas vrittis.

Assim como o sabio Patanjali explana no Yoga-Sutra, kaivalya eh a libertacao na pureza equanime! O ser desperto em sua mente superior! Eh um estado de pureza da mente, uma inteligencia superior, somente assim pode-se alcancar o Divino.

Acreditar no Criador, no Deus... Assim, a meditacao eh este canal. Os yogis vao profundamente, explorando ate a essencia, o que favorece a evolucao em direcao a este objetivo.

Na concepcao de materia e espirito, se so se acredita em coisas materiais gera-se mais apegos e sofrimentos. O budismo prega o esvaziar da mente e nesse vazio encontra-se a plenitude do Grande SER. Por isso, conscientemente acreditar no Divino eh importante, mas aceitar a impermanencia eh o grande diferencial!

O budismo se assemelha muito aos estudos que fiz do Yoga Sutra... Sao as diversas formas de partilhar o conhecimento e vivenciar a pratica, mas a essencia e a meta sao as mesmas!

Ah, o mais incrivel de todas as coisa internas que se passam no processo evolutivo, porque nesses estudos tao profundos por aqui, a conexao com os mestres de Kriya Yoga se intensificou mais forte ainda! Sinto que todos os mestres sao uma so expansao do Grandioso Ser supremo e assim eles nos inspiram, preenchendo-nos de mensagens bem sutis e fortalecendo nossas vontades sublimes!

Por isso, lembre-se que: O corpo nao eh para sempre, nem esta vida, mas a ALMA eh eterna! Na realidade, tudo que o corpo eh e tem depende de alguma coisa infinitamente alem disso. Ao qual devemos lemvrar de tambem nutrir todo o dia...


Beijos de lotus dourados

Nenhum comentário: