"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Voltar a ser crianca...

"Eu fico com a pureza


Da resposta das crianças


É a vida, é bonita e é bonita...





Viver! E não ter a vergonha de ser feliz...



Cantar e cantar e cantar



A beleza de ser UM ETERNO APRENDIZ..."


Gonzaguinha






Para relembrar a musica completa: http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/463845/












Afinal, o que e' a India? O segundo pais mais super populoso do mundo, um pais cheio de contrastes, de supresas e riquezas. Voce pode tentar definir, mas e' impossivel definir e qualquer experiencia individual que se tenha, esta totalmente de acordo com o estado interior de cada um.

Como voce ve seu mundo, voce vera a India! Se o seu mundo interior esta mais para o estado de equilibrio, entao voce conseguira sobreviver a essa montanha russa, vivenciando os altos e baixos, as curvas e as retas. E assim podera desfrutar a India, saboreando-a deliciosamente, recebendo o sumo do nectar e aprendendo a fazer uma limonada quando te dao um limao.

Caso contrario, serao experiencias de muita frustacao, cheia de lamentacoes, reclamacoes e insatisfacoes e voce saira correndo em 2 semanas ou ate menos. Assim e' a nossa propria vida!

O que e' India? Como disse o amigo Toninho: IN DIA, ou seja, estar EM DIA! Ja parou para pensar quem esta em dia consigo mesmo, ou melhor quem esta EM DEUS (Dio)?

Passo a compreender os grandes mestres, cito aqui Jesus que disse que para adentrar no reino de Deus e' preciso voltar a ser crianca e desenvolver a pureza. Isso e' India! A transparente espirirualidade faz parte da tradicao, dos costumes e da natural expressao do ser uma eterna crianca. Tem tanto as sapecas que sao bem levadas, quanto aquelas bem meigas, entre tantas outras, a maravilhosa diversidade que ensina.

O que existe fora e' um espelho de dentro, porem na INDIA parece que esse espelho fica mais nitido ou talvez porque tem tanta gente que tudo e' vivido muito intensamente, tudo ao redor te faz estar mais atento.

Os sentidos funcionam de uma forma tao peculiar e sutil, que quando eu me dou por mim, percebo o quanto eles ja estao extremamente agucados. As vezes comeca pelo cheiro, as vezes pela visao e depois se espalha pelos outros sentidos, percorre todo o corpo-mente e impossivel passar invisivel.

E' de se perder no meio de tanta cor, sabor e experiencias. Sao tantas percepcoes que nao da para definir essa terra sagrada. Acontece tudo ao mesmo tempo agora, nao sendo possivel ser individual, aprendo a ser o coletivo mesmo. E esse e' o ponto chave, o egoismo nao tem brecha! E se o ego quer falar mais alto, leva logo uns sacodes para que se saiba explorar a consciencia plena.

Essa e' uma das grandes riquezas do foco India, atraves da espiritualidade que e' tao individual, faz com que as pessoas aprendam dentro desse coletivo super-populoso.

O transporte publico e' super lotado, as ruas tambem e todos convivem bem dentro dessa harmonia do caos, no meio de um fluxo de buzinas. Nesse tudo ao mesmo tempo agora e todo mundo junto, flui... Ainda lembrando que tem os animais, os lixos, entre outros muitos etcs.





Claro que muitas vezes, tambem doi o coracao, a alma e os olhos que veem tanto sofrimento, tantas pessoas com problemas fisicos e sem parte do corpo em virtude da lepra. Ou como acima uma crianca no lixao ou o menino se banhando no rio sujo. E fico de cara com os pes descalsos calejados. As mulheres novas que casam cedo e aparentam ser mais velhas do que eu... Enfim, pelo meno o que me conforta e' que mesmo assim eles tem um outro entedimento da vida e desse "sofrimento"... Algo que palavras nao sao capazes de descrever...


Outro dia passei na vila de pescadores na beira da praia, a vida precaria mesmo! O senhor que vai a beira da praia cagar e usa a agua do mar para se limpar. A familia pobre que te convida para sentar na areia na porta do casebre de palha, tentando-nos comunicar com o pouco ingles e com o pouco da lingua local. Enfim... Nao tem outro jeito e eles estao ali, com uma singulariedade que brilha no olhar e em seus gestos, uma presenca de algo muito divino: a aceitacao e a entrega!


Depois um monte de criancas veio me perguntando meu nome e de onde era. Isso sempre acontece! Pedem dinheiro, mesmo que nao sejam pobres... E se voce nao da, eles pedem caneta, eles pedem chocolate e pedem, pedem, pedem ate se dar algo. E se nao damos nada, tambem nao tem problema, volta-se a brincar e a sorrir ou ainda pedir para tirar foto! Algumas vem querendo tocar, dar a mao...


Porem nesse dia, uma festa toda em que fizeram roda e comecaram a cantar, dancar e a girar em torno de mim e depois que a brincadeira passou. Nao me deixavam sair de dentro, mas seguravam com tamanha forca (ssa) que por um momento me assustei, mas logo me liberei e as criancas sorrindo apenas, com gestos de despedida.

Eu caminhei um tanto, sentei-me na areia, olhando o mar e o por-do-sol. Uma vontade de chorar que ficou contida sem saber como reagir a tudo o que se passara. Entre as CONTRADICOES...


Perceber esse viver e nascer a cada momento, sem o consumismo desvairado, porque a pobreza por essas bandas e' mais do que se possa imaginar. Assim ressalto outro ensinamento: SIMPLICIDADE! A simples crianca...


E nesse voltar a ser crianca, poder sentar no chao, soltar "pum" e arrotar quanto tem vontade. Que divertido! No inicio eu ficava meio sem graca, coisa da tal da "educacao" que te afasta do ser natural. Teve pessoas que encontrei que falavam que os indianos faziam isso de proposito, mas que nada e' somente a liberdade de ser. Tem coisa mais natural que soltar gases? Hahaha... vira e mexe eu dou boas risadas andando pelas ruas e convivendo com as pessoas locais, ainda mais quando vou na casa de pessoas mais simples. O "rudimentar" como dizem algumas pessoas da alta "socialite", de quem vem de pais estrangeiro.


Tudo o que nossos pais nos "proibiam" quando a gente era crianca, aqui se pode fazer a vontade. Isso e' muito manero! Tirar meleca do nariz, disfarcadamente... hahaha... comer com a mao, mas lavar direitinho antes! E lembrar de comer com a mao direita, porque a esquerda e' para lavar as partes intimas.
Comer com a mao e' uma oferenda, se faz o mudra correto, sem usar muito o indicador que e' o ego. Sinto um toque e sabor especial, sinto o contato com o divino, com a terra e se degusta melhor os alimentos, da para perceber melhor a temperatura. A posicao no chao com as pernas cruzadas com a coluna ereta o que tambem favorece a digestao e eu considero mais confortavel do que mesas e cadeiras. Os pratos tambem sao diferentes, sao grandes para que a comida se espalhe bem, toda colorida ;)
O meu desafio ainda e' a pimenta, porem descobri uns lugares maravilhosos com a tradicional cozinha vegetariana pura que nao usa alho nem cebolha e aprendi a escolher pratos menos apimentados.
Esse toque dos sentidos faz a gente se sentir extremamente vivo, India e' sensorial, e' uma deliciosa volupia num misto dessa busca espiritual. O interiorizar com a pratica consciente do yoga e a meditacao. Como e' importa ficar atento, alerta e presente. E' isso! Bobeou, dancou.... e pensa, pensa, pensa como entrar na danca novamente e bailar no ritmo da musica.
Enquanto isso Shiva Nataraja toca seu tambor, o Damaru e se prestar bem atencao, o som do OM, do Absoluto esta vibrando em todos os cantos desde o coracao ate a musica que o rapaz faz ao lavar sua moto. A orquestra das buzinas regendo uma sinfonia de tantos sons, das pessoas falando alto e um zum-zum-zum do dinamico e agitado povo indiano.
India e' como um formigueiro, ou melhor, e' uma colmeia, cheia de abelhinhas trabalhadoras. Nao para! Acorde cedo as 4h da manha e o movimento ja estara fervendo junto a galera fazendo as preces e oferendas. Tem que acordar antes do sol nascer. A vida aqui madruga, bem que me disseram que "Deus ajuda quem cedo madruga!" Esse dizer deve ter vindo daqui, assim como tantos outros.
Ate os desenhos animados devem ter sua inspiracao aqui, creio que a India e' mesmo a primeira civilizacao, de onde tudo se originou e na historia do Pangeia, quando houve a cisao, a India se espalhou por tantas culturas... India e' a Grande MAE e PAI!
Essa colmeia e' doce, muito doce, uma docura que encanta! Um pureza escondida... Um mel da realeza que para saborear tal nectar tem que ser esperto e se integrar com a gente de ca. Hum!!! E os docinho daqui, me fazem lambuzar de tao deliciosos. Repletos de ghee (a manteiga clarificada), cardamono e outras especiarias maravilhosas.
Ai, ai...
De pouco em pouco eu conto um pouco mais desse tanto!!!
beijos doces eternamente coloridos de amor

Nenhum comentário: