"Viver o momento é espiritualidade, viver em movimento é Divindade" (B.K.S. Iyengar)

Navegante do planeta Terra, realizo que eu sou a Terra e a Terra sou eu. Bem vind@ a este divino encontro, essa é a hora! Estamos Aqui e agora, simplesmente para EVOLUIR. Aqui ao meditar, sem mover ou sair do lugar, é possível viajar por todo o universo interior. Agora ao movimentar-se, a magia do viajar por qualquer lugar para tornar-se um ser em expansão pelo universo. A vida é uma viagem, uma longa jornada ao encontro da essência, o Si Mesmo, a fim de receber o presente da Divindade em cada Ser e, consciente, ascensionar. Na doce ternura todas as portas se abrem, o AMOR é a chave mestra!

Te convido a penetrar nesta experiência do recordar e DESPERTAR. Cada mensagem é como entrar no trem da vida! Desfrute destes momentos compartilhados.

OM Tat Sat OM ... Tat Twan Asi.
Assim é! Muito simples, apenas, é Isto!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Pequeno dicionário em Hindi

Muito bem, sabe-se que o estudo das línguas sempre é favorável durante a viagem, né?!

Na Índia então.... Eita!!! É aquela diversidade de dialetos em cada estado que faz qualquer um pirar... rs
Por minha experiência, percebi que saber ler o devanagari auxilia um tanto, visto que é mesmo alfabeto para o sânscrito e o hindi, o mais falado dialeto de lá. Uma dica: o H é pronunciado sempre aspirado como no inglês (ex: hello) e o J é pronunciado dj, como em djavan
Depois pego um guia de pronúncia pra auxliar e coloco aqui!
=)

Nomes relacionados a comidinhas:

ALOO = batata
PALAK = espinafre
PANEER = tipo de queijo branco
PANI = água
DAL = caldo com grãos típicos, que pode ser ervilha, entre outros e é sempre misturado ao arroz
NAMAK = sal
SHINI = açucar
PYAS NAHI = sem cebola
LASSAN NAHI = sem alho
MIRCHI NAHI = sem pimenta

E abaixo tem alguma frases e palavras auspiciosas:

AAP MERE BHAI HO = você é como meu irmão
KOI BAT NEHI = no problem, it's ok
PAINSA NAHI = não tenho dinheiro, no caso pra qdo pedem esmolas
KAO PYO MOJ KARO = comer beber e curtir
HAM BRASIL SEAE HE = sou do Brasil
HAM BRASIL ME RATE HE = moro no Brasil
TAGNA NAHI = no cheat me
BHOJAN = almoço ou comida
BHOJANALYA = este termo refere-se ao melhor local pra comer pq é mais limpo e serve o vegetariano puro com melhor qualidade
JAO = ir (go)
GAJHAB = fantastico
BINDAAS RAHO = fique tranquilo
KULA HE = fechado ou fechar
BANDHA HE = aberto ou abrir


Amor, abraços e beijos = pyaar, jhappi aur pappi

Em paz e bem, OM TAT SAT OM



PS: depois eu acrescento mais...

Um comentário:

Lis disse...

Oi!! Eu tenho uns amigos indianos e sempre nos comunicamos em inglês. Eu por acaso encontrei sua página e resolvi pegar uma das palavras descritas e enviar para um deles. A surpresa dele foi incrível. Então desde já tenho você nos meus favoritos e não vejo a hora de ver mais postagens de expressões Hindi!
Beijos